Instituto de Psicologia - USP
Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA)
Laboratório de Estudos Sobre a Morte (LEM)

Projetos

1. FALANDO DE MORTE

Este projeto foi idealizado pela Profª. Drª. Maria Júlia Kovács, autora de vários livros sobre o tema, e responsável pela disciplina "Psicologia da Morte", oferecida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trata-se de uma série de vídeos cujo objetivo principal é facilitar a reflexão sobre o tema da morte para crianças, adolescentes, adultos, idosos e profissionais de saúde, já que este é um tema complexo, de difícil abordagem e considerado tabu. Os vídeos têm caráter preventivo e educativo.

Este material é utilizado por profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação; cursos de graduação e pós-graduação; cursos de extensão; palestras; congressos e workshops em todo Brasil. Sugere-se que, durante a apresentação do vídeo, a platéia receba um questionário para comentários, críticas e sugestões sobre a utilização do mesmo com pessoas  enlutadas e/ou enfermas (em qualquer fase do desenvolvimento). Tais avaliações permitem a reflexão sobre estratégias preventivas, educacionais e terapêuticas. Este vídeo foi apresentado no Congresso da Association for Death Education nos Estados Unidos e no IV International Congress on Thanatology and Suicidology – Estocolmo 2000. O Dr. Colin Murray Parkes (Inglaterra, UK ) especialista em luto, teceu considerações sobre a qualidade do material.

 

CRIANÇA ADOLESCENTE IDOSO PROFISSIONAIS DO SOFRIMENTO

Primeiro vídeo da série (26  min., 2ª ed.), lançado em 27/08/1997, no Instituto de Psicologia da USP. Tem como objetivo desmistificar a morte para a criança passando por pequenas perdas, morte de animais de estimação, a morte de pessoas queridas até a morte de si mesmo.

O segundo vídeo da série "Falando de Morte", lançado em 27.08.1999, no IPUSP, tem 15 minutos (2ª ed.). Mostra, de forma direta e realista, os comportamentos adolescentes, por vezes perigosos, que podem colocar suas vidas em risco. As cenas produzidas, mescladas com cenas reais apresentam situações, sentimentos e a perplexidade do adolescente diante da morte. É um convite à reflexão sobre o limite entre o prazer a a auto-destruição.

Indicação: Livro "Adolescência vida ou morte?" , de autoria de Ingrid Esslinger e Maria Julia Kovács (Editora Ática, 1999)."

 

 

Os sentimentos que envolvem o ser humano diante da velhice e das experiências vividas são apresentados em uma linguagem emocionada onde os conceitos da psicologia estão presentes para orientar e apontar caminhos que facilitam as relações entre o idoso e a sociedade.

O incentivo para que o idoso fale sobre as suas necessidades, medos e carências, é tão importante para ele como para a compreensão de quem convive com ele, sejam os profissionais da área de saúde, de instituições ou familiares.

Este vídeo se destina aos profissionais que cuidam do sofrimento alheio, mas não têm espaço para cuidar da sua própria dor.

Apresenta fases do desenvolvimento humano, medos e reações dos pacientes e familiares diante do agravamento da doença e proximidade da morte, mostrando a importância da comunicação em relação à transmissão de más notícias e o compartilhamento de sentimentos nestas situações. Aborda temas como o suicídio e tentativa de suicídio, luto, dor calada dos profissionais de saúde e suas conseqüências, o prolongamento do processo de morrer e a presença de psicólogos nos hospitais. O vídeo instiga temas a serem discutidos e repensados nas várias instâncias de saúde.

OBS.:- Vale lembrar que já existe uma versão em DVD, incluindo os quatro filmes.

 

2. PROJETO CUIDANDO DO CUIDADOR

 

3. INSTITUIÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

 

4. VÍDEO: A IMPORTÂNCIA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

5. VÍDEO: CUIDADOS PALIATIVOS

 


E-Mail: lem@usp.br