Comissão de Pesquisa (CPq) - Apresentação Imprimir E-mail
Institucional - X Comissão de Pesquisa (CPq)
tit_pesquisa
              

25 SIICUSP 

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 

1a. ETAPA 

 

      Instituto de Psicologia USP
      22 de setembro de 2017
 Das 8h as 13h
 (Vão do Bloco G  - Biblioteca do Instituto de Psicologia)

    

Prezados,

Estão abertas, de 12/06/2017 até 14/08/2017, as inscrições para o 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), que acontecerá entre 21/08/2017 a 06/10/2017 nas faculdades, escolas, institutos e museus da USP.

Os estudantes melhor avaliados pelas Unidades apresentarão pôster na Etapa Internacional, que ocorrerá nos dias 24 e 25/10/2017, na Cidade Universitária, São Paulo.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o objetivo do SIICUSP é divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Podem participar estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de Iniciação Científica ou Tecnológica, sendo obrigatória a participação de alunos USP que desenvolvam trabalhos de IC.

Os alunos USP apresentarão seus trabalhos no evento da Unidade de seu orientador. Estudantes de outras instituições devem selecionar o campus e a Unidade pertinentes a seus trabalhos. Em caso de dúvida, deverão contatar as Comissões de Pesquisa das Unidades.

Acesse o site http://siicusp.prp.usp.br

Atenciosamente,

Setor de Comunicação
Pró-Reitoria de Pesquisa USP

  • Os estudantes selecionados devem possuir Currículo Lattes (orientações para cadastro emhttp://e.usp.br/6qk) e devem ser orientados a abrir conta corrente no Banco do Brasil em seu nome (recomendamos que a CPq forneça ao aluno uma declaração de que foi contemplado com bolsa do CNPq).
  • O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista. Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada etc.
  • Para o cadastro no sistema Atena, é necessário solicitar cópias do RG, CPF, Histórico Escolar e Comprovante de Frequência de 2016 do estudante.
  • Também é necessário solicitar cópias do RG e CPF do responsável pelo bolsista e do supervisor. Todos os campos dos formulários deverão ser preenchidos para que os termos de  compromisso e de outorga sejam gerados.
  • O cadastro dos estudantes e respectivos supervisores e responsáveis no sistema Atena deverá ser feito pela CPq ou pelo orientador.
  • O Termo de Outorga e o Termo de Compromisso do Supervisor, ambos gerados no Sistema Atena, deverão ser assinados e inseridos no sistema.
  • Após a finalização do cadastro e inserção dos termos assinados, os bolsistas serão cadastrados no CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Em seguida, receberão um e-mail do CNPq que deverão responder para aceitar a bolsa e cadastrar os dados de sua conta bancária para receber os pagamentos.
  • O estudante somente terá sua bolsa ativada quando responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq para o email cadastrado no Currículo Lattes. Em caso de dúvidas, por favor, enviem mensagens para o Fale Conosco https://uspdigital.usp.br/atena/faleConosco.
Atenciosamente,
Programa de Pré-Iniciação Científica
Pró-Reitoria de Pesquisa USP

Apresentação

Em junho de 2015, o Instituto de Psicologia contava com:
  • 51 Pós-Doc ativos
  • 53 alunos PIBIC - Cnpq inscritos
  • 52 bolsistas Pré-IC
  • 1 bolsista Web

O objetivo da Comissão de pesquisa é valorizar e integrar a pesquisa no IP em todos os níveis, incentivar e organizar especialmente os programas de iniciação científica e pós doutorado. Deste modo deve:

  • apoiar a manutenção dos projetos em andamento;
  • incentivar a comunicação entre os grupos de pesquisa e a mídia no sentido de dar maior visibilidade, e prestar contas à sociedade dos resultados das pesquisas desenvolvidas na USP;
  • incentivar a internacionalização da Universidade por meio de convênios, intercâmbio de pesquisadores e de trabalhos colaborativos, bem como a integração da pesquisa com o ensino na graduação, na pós-graduação e na extensão;
  • apoiar iniciativas de desenvolvimento de novas tecnologias;
  • incentivar a colaboração científica integrada na Universidade e junto a outros setores e instituições públicas e privadas objetivando agregar competências para a resolução de problemas ou pesquisas desenvolvidas no País;
  • incentivar e apoiar a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas patenteadas de produtos comercializados, atuando junto aos órgãos públicos que possam beneficiar o planejamento e a implementação de politicas públicas;
  • promover maior integração entre os CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), os Núcleos de Apoio à Pesquisa por meio de reuniões, seminários e trocas de informações que possam beneficiar a todos os participantes;
  • buscar e implementar recursos e programas para o apoio à pesquisa que incentivem pesquisadores jovens e grupos emergentes, atraindo também os cientistas brasileiros de talento que estão atuando no exterior;
  • apoiar a manutenção dos projetos em andamento;
  • criar mecanismos que valorizem iniciativas novas para agilizar e desburocratizar a importação de equipamentos e materiais de consumo para as pesquisas.


 

 


 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.