Comissão de Pesquisa (CPq) - Apresentação Imprimir E-mail
Institucional - X Comissão de Pesquisa (CPq)
tit_pesquisa

25 SIICUSP

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

1a. ETAPA

Instituto de Psicologia USP
      22 de setembro de 2017
 Das 8h as 13h
 (Vão do Bloco G  - Biblioteca do Instituto de Psicologia)

Prezados,

Estão abertas, de 12/06/2017 até 14/08/2017, as inscrições para o 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), que acontecerá entre 21/08/2017 a 06/10/2017 nas faculdades, escolas, institutos e museus da USP.

Os estudantes melhor avaliados pelas Unidades apresentarão pôster na Etapa Internacional, que ocorrerá nos dias 24 e 25/10/2017, na Cidade Universitária, São Paulo.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o objetivo do SIICUSP é divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Podem participar estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de Iniciação Científica ou Tecnológica, sendo obrigatória a participação de alunos USP que desenvolvam trabalhos de IC.

Os alunos USP apresentarão seus trabalhos no evento da Unidade de seu orientador. Estudantes de outras instituições devem selecionar o campus e a Unidade pertinentes a seus trabalhos. Em caso de dúvida, deverão contatar as Comissões de Pesquisa das Unidades.

Acesse o site http://siicusp.prp.usp.br

Atenciosamente,

Setor de Comunicação
Pró-Reitoria de Pesquisa USP

• Os estudantes selecionados devem possuir Currículo Lattes (orientações para cadastro emhttp://e.usp.br/6qk) e devem ser orientados a abrir conta corrente no Banco do Brasil em seu nome (recomendamos que a CPq forneça ao aluno uma declaração de que foi contemplado com bolsa do CNPq).
  • O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista. Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada etc.
  • Para o cadastro no sistema Atena, é necessário solicitar cópias do RG, CPF, Histórico Escolar e Comprovante de Frequência de 2016 do estudante.
  • Também é necessário solicitar cópias do RG e CPF do responsável pelo bolsista e do supervisor. Todos os campos dos formulários deverão ser preenchidos para que os termos de  compromisso e de outorga sejam gerados.
  • O cadastro dos estudantes e respectivos supervisores e responsáveis no sistema Atena deverá ser feito pela CPq ou pelo orientador.
  • O Termo de Outorga e o Termo de Compromisso do Supervisor, ambos gerados no Sistema Atena, deverão ser assinados e inseridos no sistema.
  • Após a finalização do cadastro e inserção dos termos assinados, os bolsistas serão cadastrados no CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Em seguida, receberão um e-mail do CNPq que deverão responder para aceitar a bolsa e cadastrar os dados de sua conta bancária para receber os pagamentos.
  • O estudante somente terá sua bolsa ativada quando responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq para o email cadastrado no Currículo Lattes. Em caso de dúvidas, por favor, enviem mensagens para o Fale Conosco https://uspdigital.usp.br/atena/faleConosco.
Atenciosamente,
Programa de Pré-Iniciação Científica
Pró-Reitoria de Pesquisa USP

Em junho de 2015, o Instituto de Psicologia contava com:
  • 51 Pós-Doc ativos
  • 53 alunos PIBIC - Cnpq inscritos
  • 52 bolsistas Pré-IC
  • 1 bolsista Web

O objetivo da Comissão de pesquisa é valorizar e integrar a pesquisa no IP em todos os níveis, incentivar e organizar especialmente os programas de iniciação científica e pós doutorado. Deste modo deve:

• apoiar a manutenção dos projetos em andamento;
  • incentivar a comunicação entre os grupos de pesquisa e a mídia no sentido de dar maior visibilidade, e prestar contas à sociedade dos resultados das pesquisas desenvolvidas na USP;
  • incentivar a internacionalização da Universidade por meio de convênios, intercâmbio de pesquisadores e de trabalhos colaborativos, bem como a integração da pesquisa com o ensino na graduação, na pós-graduação e na extensão;
  • apoiar iniciativas de desenvolvimento de novas tecnologias;
  • incentivar a colaboração científica integrada na Universidade e junto a outros setores e instituições públicas e privadas objetivando agregar competências para a resolução de problemas ou pesquisas desenvolvidas no País;
  • incentivar e apoiar a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas patenteadas de produtos comercializados, atuando junto aos órgãos públicos que possam beneficiar o planejamento e a implementação de politicas públicas;
  • promover maior integração entre os CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), os Núcleos de Apoio à Pesquisa por meio de reuniões, seminários e trocas de informações que possam beneficiar a todos os participantes;
  • buscar e implementar recursos e programas para o apoio à pesquisa que incentivem pesquisadores jovens e grupos emergentes, atraindo também os cientistas brasileiros de talento que estão atuando no exterior;
  • apoiar a manutenção dos projetos em andamento;
  • criar mecanismos que valorizem iniciativas novas para agilizar e desburocratizar a importação de equipamentos e materiais de consumo para as pesquisas.