Comissão de Pesquisa (CPq) - Apresentação Imprimir E-mail
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C O M U N I C A D O

INSCRIÇÕES EDITAIS DE BOLSAS 

PIBIC, PIBITI, E PIBIC - EM (PRÉ-IC)

2018/2019

As inscrições deverão ser feitas pelo orientador, no período de: 

23/04/2018 a 23/05/2018 (até 12h00)




 

​​​

As inscrições para os Editais PIBIC e PIBITI estarão abertas a partir do dia 23/04/2018, conforme publicado pela Portaria PRP nº 631 em 27/03/2018.

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos).

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições, que se encerram às 12h00 do dia 23/05/2018.

Lembramos que as Comissões de Pesquisa devem verificar se as informações inseridas na aba “Bolsa PIBI” estão corretas (datas de vigência e termos de outorga). Se for necessária alguma correção, a própria Comissão de Pesquisa poderá fazer a alteração e o sistema recalculará a categoria do orientador, se for o caso.

A partir de 24/05/2018, as Comissões de Pesquisa deverão atribuir os projetos inscritos aos avaliadores cadastrados.

Quando todas as avaliações forem completadas (até 25/06/2018, às 18h00), o sistema gerará uma lista com os projetos e as respectivas notas para que a Comissão de Pesquisa os classifique segundo seus critérios (instruções nos itens 2 e 3 do manual disponível em Programas>Iniciação>Ajuda).

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando, basta informar o número USP em “Programas>Iniciação>Usuário Pós-Doutorando”.

Após o cadastro, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso” do menu Acesso Restrito.

INSCRIÇÕES PARA O EDITAL PIBIC-EM

As inscrições para o Edital PIBIC-EM estarão abertas a partir do dia 23/04/2018, conforme publicado pela Portaria PRP nº 631 em 27/03/2018.

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Pré-Iniciação>Projetos).

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no manual (Programas>Pré-Iniciação>Ajuda).

Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições, que se encerram às 12h00 do dia 23/05/2018.

A partir de 24/05/2018, as Comissões de Pesquisa deverão atribuir os projetos inscritos aos avaliadores cadastrados.

Quando todas as avaliações forem completadas (até 24/06/2018, às 12h00), o sistema gerará uma lista com os projetos e as respectivas notas para que a Comissão de Pesquisa os classifique segundo seus critérios (instruções serão adicionadas ao manual disponível em Programas>Pré- Iniciação>Ajuda).

As Comissões de Pesquisa poderão estabelecer cronograma próprio, desde que dentro dos períodos estipulados no Edital, para as fases de inscrição, avaliação e classificação dos projetos.

O cadastro dos estudantes e responsáveis será efetuado apenas após a divulgação dos resultados, no final do mês de julho.

ATENDIMENTO

O atendimento aos orientadores e alunos interessados em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM deve ser feito pelas Comissões de Pesquisa.

O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações das Comissões de Pesquisa.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Pesquisa

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA PROCESSO DE

INICIAÇÃO CIENTIFICA

   RG E CPF; 

   Dados Pessoais do Aluno (aluno USP tirar no Sistema Júpiter);

  Carta do Orientador dando Ciência e Aceite ao Projeto;

  Currículo Lattes do aluno; (atualizado);

  Histórico Escolar completo e atualizado do aluno incluindo as reprovações ou trancamento, se houver; favor anexar sua  justificativa,  com a ciência do orientador;

   Projeto Resumido de Pesquisa (com até  10 paginas, excluindo-se a  capa e contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia Cronograma e Referências). O projeto pode ser individual do bolsista ou caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo bolsista;

       Aprovação ou submissão do projeto ao Comitê de Éticaquando

        Aplicável (caso  seja inserido o comprovante de submissão, o  documento  

       de aprovação deverá ser   inserido no Sistema Atena;

  Do OrientadorCópia do termo de Outorga de Projetos Financiado por Agencias de Fomento (se houver);ou Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, conforme preenchimento dos indicadores de atividade de pesquisa, vigente , no mínimo, até 30/06/2018;

Todos os Documentos deverão ser entregues (uma via impressa e por PDF ) ao email:    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Relação de Documentos de encaminhamento para a Comissão de Pesquisa

 

 Os Documentos devem ser entregues: Uma Via impressa, e também em arquivo PDF para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

CADASTRAMENTO INICIAL

c Formulário para cadastramento inicial. (impresso)

c Projeto de pesquisa e cronograma  (impresso  e em PDF)

c Carta de Encaminhamento do  Supervisor dando Aceite e Aprovação do Projeto Inicial, Assinada    

      (impresso  e em PDF)

c Currículo Lattes do (a) candidato (a). (RESUMIDO) (impresso)

c Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo.

      A carteira CNH não é válida para a inscrição no programa.

c Cópia do CPF

c Cópia do Diploma de Pós-Graduação ou Certificado de Conclusão de Pós-Graduação (Impresso)

c Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (anexo III)

      (impresso  e em PDF)

c Foto 3x4 digitalizada – enviar por email em arquivo JPEG.

Programa COM bolsa fornecida por agência de fomento.

 

c Cópia do Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa. (impresso  e em PDF)

Programa SEM bolsa.

 

c Termo de compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa. (anexo I) (impresso  e em PDF)

c Termo de Ciência. (anexo II)  (impresso  e em PDF)

  

PRORROGAÇÃO DO PROGRAMA

 

c Plano de pesquisa (Relatório Parcial  com cronograma da Prorrogação) (impresso  e em PDF)

c Carta do  Supervisor dando Aceite e Aprovação ao Pedido de Prorrogação do Projeto,  Assinada

      (impresso  e em PDF)

c Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual. (anexo III)

      (impresso  e em PDF)

c Para estrangeiros, RNE ou protocolo. Estrangeiros devem também enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo. (impresso  e em PDF)

 

 

Programa COM bolsa fornecida por agência de fomento.

 

c Cópia do Termo de Prorrogação da Bolsa. (impresso  e em PDF)

c Cópia do parecer da assessoria científica, da agência que a forneceu a bolsa*.(impresso  e em PDF)

      *somente em caso de mudança de bolsa.

 

Programa SEM bolsa.

 

c Termo de compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa. (anexo I) (impresso  e em PDF)

c Termo de Ciência (anexo II) (impresso  e em PDF)

 

 

 ENCERRAMENTO DO PROGRAMA

 

c Relatório Final  (impresso  e em PDF)

c Carta do  Supervisor dando Aceite e Aprovação ao Pedido de Encerramento do Projeto,  Assinada

      (impresso  e em PDF)

c Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual. (anexo III) (impresso  e em PDF)

c Parecer da Assessoria científica fornecida por agência de fomento.  (impresso  e em PDF)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

 DA SECRETARIA DA COMISSÃO DE PESQUISA – IPUSP

DAS 8:30 ÁS 11:30HS

 DAS 14:00 AS 16:30 HS

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretária da Comissão de Pesquisa

Valéria Campos

Tel: 3091-1660

Bloco G - Sala 12 -  1º. Andar

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

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