Informações para Alunos Estrangeiros Imprimir E-mail
Cooperação Internacional - Intercâmbios

tit_ccint

 


Informações para Alunos Estrangeiros


Os estrangeiros podem freqüentar disciplinas na USP na condição de aluno de intercâmbio de graduação por um semestre, prorrogável por mais um (desde que com autorização da Instituição Estrangeira), obtendo créditos ou realizando pesquisas válidas para os currículos de suas universidades de origem.Todas as atividades da USP são em Português.

Documentos necessários:

  • Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela Instituição de origem;
  • Cópia do passaporte (folhas preenchidas);
  • 1 foto digitalizada em formato JPG para a carteira de estudante;
  • Plano de estudos com as disciplinas que pretende cursar na USP. Para montar seu plano de estudos e acessar as possíveis disciplinas do 1º semestre, clique aqui ; para acessar as prováveis disciplinas do 2º semestre, clique aqui .
  • Obs: A lista das disciplinas pode sofrer algumas alterações.
  • Histórico Escolar de nível superior, com tradução simples para a Língua Portuguesa e reconhecido pela universidade de origem;
  • Uma carta de recomendação de um docente do aluno da instituição de origem;
  • Ficha de inscrição para alunos estrangeiros (Application form for exchange students)
 

A documentação do estudante deve ser encaminhada para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Prazos: Para pleitear uma vaga de intercambista, é necessário enviar a documentação até:

  • Para o primeiro semestre (fevereiro a junho): 30 de outubro
  • Para o segundo semestre (agosto a dezembro): 30 de maio

No ato da matrícula, serão necessários:

  • Cópia do seguro saúde/cópia do seguro de vida;
  • Cópia do passaporte, com Visto de Estudante (Temporário IV).

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

Acomodação

A Universidade não dispõe de alojamento para estudantes estrangeiros.

Curso de Português para Estrangeiros

O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. Informações pelo site www.fflch.usp.br/cl ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

_______________________________________________________________________________

Documentação para os alunos Estrangeiros

A obtenção do seu documento de permanência temporária de estrangeiros, indispensável para sua permanência prolongada no Brasil, tem duas etapas e começa no seu país de origem.

No seu país de origem


Na Embaixada Brasileira (ou Consulado) em seu país de origem, você deve:

•Solicitar o Visto de Estudante do Tipo 4.

Para isto, você deve ter em mãos a Carta de Aceitação enviada pelo IP ou pela Universidade de São Paulo. Provavelmente você também precisará apresentar o seu passaporte, fotos e outros documentos.

•Você receberá o Pedido de Visto Consular (Visa Application Form) a serem entregues à Polícia Federal do Brasil.

Importante: Como na maioria dos países, você não pode solicitar um visto de permanência temporária de estrangeiros se estiver no país de destino com um visto diferente do Visto de Estudante (vistos de turismo, negócio, e outros, não são aceitos). Você precisa ter, ao chegar ao Brasil, o Visto de Estudante (do tipo 4), para pedir um visto de Permanência Temporária de Estrangeiros.

Atenção: Ao chegar ao Brasil seu passaporte deve ter, no mínimo, 1 ano de validade.

No Brasil


O documento de permanência temporária de estrangeiros no Brasil chama-se: Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Somente com este número você poderá abrir conta em banco, comprar passe escolar, ou realizar qualquer outra atividade que necessite de uma confirmação da sua permanência prolongada no Brasil.

Para conseguir a sua carteira com o RNE, após obter o Visto de Estudante do Tipo 4 em seu país de origem e ter se apresentado pessoalmente na CCNint para obter o seu Atestado de Matrícula, você deve seguir o seguinte roteiro:

1. Entrar no site da Polícia Federal e preencher a Guia de Recolhimento da União - GRU em: (https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=1)

1.1. Preencha seus dados pessoais: Nome completo, Endereço no Brasil (pode ser o da CCNint), bairro, cidade, país, e-mail, nome da mãe e nome do pai.
1.2. No campo “Unidade Arrecadadora”, selecionar “SP (027-2) SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO”.
1.3. No campo “Código da Receita STN” selecionar “140082 – Registro de Estrangeiro”.
1.4. Depois clique em “Gerar Guia” e imprima.

2. Depois você deve preencher outra vez a mesma GRU do item 1 com as seguintes modificações:
2.1. No campo “Código da Receita” selecionar “140120 – Carteira de Estrangeiro de 1ª via”.
2.2. Depois clique em “Gerar Guia” e imprima esta outra guia.

3. Pague as duas guias em qualquer agência de qualquer banco (fique atento ao prazo de pagamento). Você pode utilizar os bancos da Cidade Universitária, se você quiser.
3.1. 140082 – Registro de Estrangeiro
3.2. 140120 – Carteira de Estrangeiro 1º Via

4. Com as duas guias da Polícia Federal pagas, você deve ir ao seguinte endereço: Superintendência da Polícia Federal
Av. Hugo D’Antola, 95. Lapa de Baixo – Ponte do Piqueri Tel: (11) 3538-5000

4. Neste local, você deve apresentar os seguintes documentos:

• Requerimento do DPF preenchido (somente na área em vermelho, assinado apenas no verso) que você deve retirar na própria Polícia Federal;
• 2 fotos 3X4 recentes, coloridas, de frente, com fundo branco, sem data;
• Passaporte (ou salvo-conduto) válido e cópia autenticada em cartório (exceto as páginas em branco). Certifique-se que na cópia apareçam a folha com sua foto e nome, a folha do visto e o carimbo com a data de entrada no Brasil;

O cartório mais próximo a USP é o Cartório do Butantã que fica na Rua Pirajussara, 432 – Butantã (travessa da Av. Vital Brasil). O telefone do cartório é 3819.1188. Apresentar o pedido de visto consular original (visa application form) obtido em seu país de origem. Não pode ser cópia.

4.2. Após ter seus documentos conferidos, esperar alguns minutos e tirar impressões digitais, você receberá um canhoto que servirá como comprovante da sua situação legal no país. O RNE oficial demora até seis meses para ficar pronto, mas enquanto isso você pode tranquilamente utilizar o canhoto citado.

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.