Principal Imprimir E-mail
Comunidade IPUSP - Docentes - Patrícia Izar

tit_comunidade
Principal
Disciplinas | ExtensãoGrupos de PesquisaLaboratórios | Lattes | ProjetosPublicações

Patrícia Izar

patricia-izar

• Professora Doutora do Departamento de Psicologia Experimental
  • Doutora, Instituto de Psicologia, USP, 1999

Comportamento Animal

Estudo naturalístico e experimental do comportamento das espécies animais em termos de causação, evolução e função adaptativa. Procedimentos etológicos de categorização, descrição e análise do comportamento. Análise de sistemas motivacionais e dos efeitos da experiência individual. Flexibilidade e pré-programação na ontogênese do comportamento.

Publicações Selecionadas

• Mendonca-Furtado, O.; Edaes, M.; Palme, R; Rodrigues, A.; Siqueira, J. O.; Izar, P.. Does hierarchy stability influence testosterone and cortisol levels of bearded capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) adult males? A comparison between two wild groups. Behavioural Processes (Print), p. 79-88, 2014.
  • Lynch Alfaro, J.; Izar, Patricia; Ferreira, R. G. Capuchin monkey research priorities and urgent issues. American Journal of Primatology (Print), v. 76, p. n/a-n/a, 2014.
  • Fragaszy, D.; Biro, D.; Eshchar, Y.; Humle, T.; Izar, P.; Resende, B. D.; Visalberghi, E. The fourth dimension of tool use: temporally enduring artefacts aid primates learning to use tools. Philosophical Transactions - Royal Society. Biological Sciences (Print), v. 368, p. 20120410-20120410, 2013.
  • Izar, P.; Verderane, M.P.; Peternelli, S. L.; Mendonça-Furtado, O.; Presotto, A.; Tokuda, M.; Visalberghi, E.; Fragaszy, D. Flexible and conservative features of social systems in tufted capuchin monkeys: comparing the socioecology of Sapajus libidinosus and Sapajus nigritus. American Journal of Primatology (Print), v. 74, p. 315-331, 2012.
  • Presotto, A.; Izar, P. Spatial reference of black capuchin monkeys in Brazilian Atlantic Forest: egocentric or allocentric?. Animal Behaviour, v. 80, p. 125-132, 2010.
  • Izar, P.; Stone, A.; Carnegie S. D; Nakai, E. S. Sexual Selection, Female Choice and Mating Systems. In: A Estrada; P Garber; K Strier; JBicca-Marques; E Heymann. (Org.). South American Primates: Testing new theories in the study of primate behavior, ecology, and conservation. : Springer, 2009, v. , p. 157-189
  • Visalberghi, E; Adessi, E.; Truppa, V.; Spagnoletti, N.; Ottoni, E B; Izar, P.; Fragaszy, D. Selection of effective stone tools by wild bearded capuchin monkeys (Cebus libidinosus). Current Biology, v. 19, p. 213-217, 2009.
  • Ottoni, E.B.; Izar, P. Capuchin monkey tool use: Overview and implications. Evolutionary Anthropology, v. 17, p. 171-178, 2008.
  • Izar, P.; Ferreira, R. G.; Sato, T. Describing the organization of dominance relationships by Dominance Directed Tree method. American Journal of Primatology (Print), v. 68, p. 189-207, 2006.
  • Izar, P. Female social relationships of Cebus apella nigritus in southeastern Atlantic Forest: an analysis through ecological models of primate social evolution. Behaviour (Leiden), Leiden, v. 141, p. 71-99, 2004.
  • Fragaszy, D; Izar, P.; Visalberghi, E; Ottoni, E B; Oliveira, M G. Wild capuchin monkeys (Cebus libidinosus) use anvils and stone pounding tools. American Journal of Primatology, Estados Unidos, v. 64, p. 359-366, 2004.

Projetos de Pesquisa:

Plasticidade fenotípica de macacos-prego (gênero Sapajus): investigação sobre o efeito de trajetórias ontogenéticas distintas e de ativação contexto-dependente.

Descrição:
Este projeto investiga fatores subjacentes à variabilidade comportamental observada entre populações de Sapajus. Para tanto, serão comparados dados de características dos sistemas sociais, genótipo, comportamento e perfil hormonal, bem como variáveis ecológicas de quatro populações selvagens de espécies irmãs (S. nigritus, S. libidinosus, S. xanthosternos e S. flavius). Este projeto é multicêntrico, envolvendo pesquisadores brasileiros da USP (IP e IB), UNESP Botucatu, UFABC e UFRN, norte-americanos, das Universidades da Califórnia, Los Angeles, da Georgia, Athens, e de Medicina e Biociências de Kansas, europeus, do Instituto de Ciência e Cognição de Roma, Itália e da Universidade de Veterinária de Viena, Áustria, e um pesquisador do Instituto Politécnico Nacional do México.

Financiador: FAPESP - Projeto temático

ETHOCEBUS: TECHNOLOGY AND TRADITIONS IN CAPUCHIN MONKEYS.

Descrição: This project aims the study of tool use and other social traditions in a wild group of capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) living in Northeastern Brazil drylands in the Faz. Boa Vista, PI. It is a cooperation project including the University of Sao Paulo (Brazil; Patrícia Izar), the University of Georgia (USA; Dorothy Fragaszy) and the CNR-Rome (Italy; Elisabetta Visalberghi), currently funded by the Leakey Foundation and by the National Geographic Foundation.

Financiadores: FAPESP; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ; Leakey Foundation; National Geographic Society, The National Science Foundation