Principal Imprimir E-mail
Comunidade IPUSP - Docentes - Paulo César Endo

tit_comunidade
Principal
| Disciplinas | Extensão | Grupos de Pesquisa | Laboratórios | Lattes | Projetos | Publicações

Paulo César Endo

paulo-cesar-endo

• Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Doutor, Instituto de Psicologia, USP (2003)

a) Psicanálise e teoria política e social contemporâneas: investiga os novos campos de reflexão abertos pelo diálogo entre a Psicanálise e a teoria política e social contemporânea. Privilegia teóricos leitores de Freud e da Psicanálise com o objetivo de avançar no diálogo critico que aí se realiza. Procura incentivar em suas pesquisas o aprofundamento desse debate e os desdobramentos possíveis do exame da teoria Psicanalítica em direção à política.

b) Psicanálise e formas contemporâneas do excessivo: reúne um conjunto de estudos, pesquisas e publicações que se ocupam da teoria e da prática psicanalítica diante de situações extremas(tortura, violência urbana, extermínio de populações, linchamentos, escravidão, etc.), e ,ao mesmo tempo, das formas contemporâneas de resistência e oposição à força bruta(movimentos sociais, lutos coletivos, testemunhos, direitos humanos,etc). O objetivo é convocar a teoria e a técnica psicanalítica para a investigação e o esclarecimento do campo mudo onde a linguagem é elidida ante o desastre e o sujeito é radicalmente atravessado pela catástrofe.