Principal Imprimir E-mail
Comunidade IPUSP - Docentes - Wellington Zangari

tit_comunidade
Principal | Disciplinas | Laboratórios |  Grupo de Pesquisa | Projetos | Publicações | Lattes

Wellington Zangari

Zangari

• Professor Doutor, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
  • Doutor em Psicologia pela USP (2003), pós-doutorado em Psicologia Social pela USP, com estágio na Division of Perceptual Studies - University of Virginia (2006), Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP (1996)

Processos Psicossociais Básicos: as relações indivíduo/grupo

Interessam-me os processos psicossociais básicos que concorrem na construção e validação social de experiências interpretadas como anômalas, paranormais ou religiosas, cujos estudos têm sido realizados pelo Inter Psi - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, que coordeno. Dentre esses processos, tenho particular interesse pela construção da identidade, das crenças, da expectativa, da validação subjetiva e do auto-engano, processos em que entram em jogo fatores individuais (como personalidade) e sociais (com a pertença). Ainda nessa linha, ocupa-me a investigação das relações das experiência alegadamente anômalas com saúde mental, notadamente a reflexão e a pesquisa concernentes ao diagnóstico diferencial entre tais experiências e transtornos mentais.

Publicações Selecionadas

• MARALDI, E. O.; ZANGARI, W. (2012). Funções projetivas e terapêuticas das práticas dissociativas em contexto religioso. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 32, 424-452.
  • MARTINS, L. B.; ZANGARI, W. (2012). Relações entre experiências anômalas tipicamente contemporâneas, transtornos mentais e experiências espirituais. Revista de Psiquiatria Clínica 39, 198-202.
  • MARALDI, E. O. ; ZANGARI, W.; MACHADO, Fátima Regina. (2011) A Psicologia das Crenças Paranormais: Uma Revisão Crítica. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 31, p. 394-395.
  • MARALDI, E. O. ; MACHADO, F. R.; ZANGARI, W. (2010). Importance of Psychosocial Approach for a Comprehensive Understanding of Mediumship. Journal of Scientific Exploration, 24, p. 181-196.
  • ZANGARI, W. (2007). Experiências Anômalas em Médiuns de Umbanda: uma avaliação fenomenológica e ontológica. Boletim. Academia Paulista de Psicologia, 7,  67-86.

Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos

Sob essa linha, tenho realizado estudos em psicologia social da religião, ligados Laboratório de Psicologia Social da Religião e apoiados pelo GT "Psicologia & Religião", da ANPEPP. Especificamente, tenho realizado estudos nas áreas seguintes áreas: a produção em Psicologia da Religião em periódicos psicológicos no Brasil; a importância que os estudos do coportamento religioso assumiram na construção de conceitos psicológicos; a psicologia de fenômenos religiosos específicos, como a mediunidade; a identidade religiosa; e as relações entre crenças religiosas e crenças paranormais.

Publicações Selecionadas

• Zangari, W. (2013). Alteração de consciência numa cultura globalizada: o caso da mediunidade de incorporação como exemplo de “permanência fenomenológica.In: M. Helena de Freitas; G.J. de Paiva; C. de Moraes. (Org.). Psicologia da Religião no mundo ocidental contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade. 1ed.Brasília, D F: Universa, v. I, p. 375-406.
  • PAIVA, G. J. de.; ZANGARI, W..; VERDADE, M, M.; PAULA, J. R. M.; FARIA, D.; G. R. GOMEZ, D.; FONTES, F.; RODRIGUES, C. C. L.; TROVATO, M. L.; GOMES, A. M. A. (2009). Psicologia da Religião no Brasil: A Produção em Periódicos e Livros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 441-446.
  • ZANGARI, W.; MARALDI, E. O. (2009). Psicologia da Mediunidade: do intrapsíquico ao psicossocial. Boletim. Academia Paulista de Psicologia, 77, 233-252
  • ALVARADO, C. S.; MACHADO, F. R.; ZANGARI, W.; ZINGRONE, N. L. (2007). Perspectivas históricas da influência da mediunidade na construção de idéias psicológicas e psiquiátricas. Revista de Psiquiatria Clínica, 34, 42-53.
  • PAIVA, G.J. & ZANGARI, W. (2004). (Orgs.). A representação na religião: perspectivas psicológicas. São Paulo: Loyola. 364pp.