Laboratórios Imprimir E-mail
Comunidade IPUSP - Docentes - Wellington Zangari

tit_comunidade
Principal | Disciplinas | Laboratórios |  Grupo de Pesquisa | Projetos | Publicações | Lattes

LABORATÓRIOS

• INTER PSI - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (Coordenador)
    O objetivo geral do Inter Psi - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais é realizar estudos e pesquisas interdisciplinares no ponto de intersecção entre a Psicologia Social e a Psicologia Anomalística, ou seja a avaliação psicossocial de experiências humanas alegadamente anômalas.

Pesquisas em andamento:

• Wellington Zangari. Transliminaridade, experiências e crenças religiosas e paranormais e qualidade de vida entre religiosos e não-religiosos: um estudo longitudinal.
    • Fábio Eduardo da Silva. O Hipotético Efeito Pressentimento e sua Possível Ação na Tomada de Decisão Humana. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)
    • Leonardo Breno Martins. "O Céu Está Caindo: Dinâmicas Psicológicas Pós-Modernas entre o Sobrenatural e o Tecnológico. Início: 2012. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)
    • Camila Mendonça Torres. Experiências Anômalas e Atribuição de Causalidade no Protestantismo Clássico Brasileiro. Início: 2012. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)
    • Alessandro Hideki Shimabucuro. Crenças e Experiências Anômalas segundo a visão de docentes-pesquisadores universitários de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas: uma investigação psicossocial. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)
    • Everton de Oliveira Maraldi. Dissociação, crença e identidade: uma perspectiva psicossocial. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP; Agência Financiadora: FAPESP)
    • Livea Pires Martins de Oliveira. A Representação da Religião no Psiquismo de crianças participantes da Doutrina do Santo Daime. (Doutorado em Curso, Psicologia Social - IPUSP
    • Mônica Frederigue de Castro Huang. O Coping Religioso em Mulheres Imigrantes: Estudo Comparativo em um Grupo de Filhas e Mâes Chinesas na Cidade de São Paulo. (Mestrado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)
    • Vanessa Duarte Corredato. Experiências Anômalas na Infância. (Mestrado em Curso, Psicologia Social - IPUSP)

• Laboratório de Psicologia Social da Religião (Vice-Coordenador)
    O Laboratório de Estudos em Psicologia Social da Religião agrega estudiosos das dimensões psicossociais, teóricas e empíricas, do comportamento relacionado com o objeto religioso. Tem como objetivos gerais: aglutinar iniciativas de estudo teórico e empírico de Psicologia Social da Religião no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da IPUSP, constituir ponto de referência estável de informação, intercâmbio e incentivo na área de Psicologia da Religião; favorecer o intercâmbio com centros de pesquisa em Psicologia da Religião no país, na América Latina e em outros países. O Laboratório tem como objetivo específicos primeiros: recuperar a histórica da Psicologia da Religião no meio acadêmico brasileiro; realizar o levantamento crítico da produção acadêmica brasileira em Psicologia da Religião; pesquisar as transformações denotativas e conotativas dos conceitos “psicologia” e “religião” em alunos de graduação do curso de Psicologia.

Pesquisa em andamento:

Crença Paranormal Religiosa versus Crença Paranormal Clássica: um estudo transcultural
    (Financiado pelo CNPq, Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES N º 02/2010 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)