Apresentação Imprimir E-mail
tit_biblioteca_fachada

Biblioteca Dante Moreira Leite


Em 1970, as bibliotecas pertencentes às cadeiras de Psicologia e Psicologia Educacional, então existentes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, foram transferidas para as novas instalações do Instituto de Psicologia e integradas em um só conjunto dando origem, em 1971, ao Serviço de Biblioteca e Documentação do IPUSP.

As atividades da Biblioteca tiveram início em janeiro de 1972 e foram implantadas com o objetivo de criar condições que oferecessem suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão universitária. Em 1985 a biblioteca teve suas instalações reformadas e ampliadas e, em 1995 passou a contar com prédio próprio ocupando área de 2.170m2, na qual se encontra um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia.

A Biblioteca inicia a construção da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil) no ano 2000, passando a coordenar projetos que resultaram na reunião, organização e disseminação do conhecimento psicológico gerado no país. Em 2003, o modelo BVS-Psi é ampliado para os demais países da América Latina e a Biblioteca começa a coordenar os projetos de construção de Bibliotecas Virtuais de Psicologia em diversos países da região, objetivando a integração do psicólogo latino-americano em torno da informação técnico-científica.


Política Básica da Biblioteca

Missão
: Coordenar ações para seleção, reunião, organização e disseminação da informação em Psicologia no Brasil e na América Latina, enquanto apoio ao ensino, pesquisa, extensão e práticas profissionais; contribuindo para a geração, preservação e visibilidade do conhecimento na área.


Valores: Democratizar o acesso aos recursos informacionais com excelência e compromisso, visando o crescimento e a construção da democracia, assim como a tolerância, eqüidade e liberdade, contribuindo para a promoção de uma Psicologia plural, comprometida com a responsabilidade social.
Valores que embasam a Política Básica:

  • Ética
  • Equipe
  • Inovação
  • Qualidade
  • Resultados
  • Relacionamento
  • Reconhecimento

 

Visão: Ser um centro ativo na gestão da informação psicológica na América Latina.


Política para a Sociedade

Criação e manutenção de fontes e serviços de acesso aberto para disponibilização de informação e do documento ao maior número de pessoas possível.

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.