Apresentação Imprimir E-mail
tit_biblioteca_fachada

Biblioteca Dante Moreira Leite

Em 1970, as bibliotecas pertencentes às cadeiras de Psicologia e Psicologia Educacional, então existentes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, foram transferidas para as novas instalações do Instituto de Psicologia e integradas em um só conjunto dando origem, em 1971, ao Serviço de Biblioteca e Documentação do IPUSP.

As atividades da Biblioteca tiveram início em janeiro de 1972 e foram implantadas com o objetivo de criar condições que oferecessem suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão universitária. Em 1985 a biblioteca teve suas instalações reformadas e ampliadas e, em 1995 passou a contar com prédio próprio ocupando área de 2.170m2, na qual se encontra um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia.

A Biblioteca inicia a construção da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil) no ano 2000, passando a coordenar projetos que resultaram na reunião, organização e disseminação do conhecimento psicológico gerado no país. Em 2003, o modelo BVS-Psi é ampliado para os demais países da América Latina e a Biblioteca começa a coordenar os projetos de construção de Bibliotecas Virtuais de Psicologia em diversos países da região, objetivando a integração do psicólogo latino-americano em torno da informação técnico-científica.

Política Básica da Biblioteca

Missão
: Coordenar ações para seleção, reunião, organização e disseminação da informação em Psicologia no Brasil e na América Latina, enquanto apoio ao ensino, pesquisa, extensão e práticas profissionais; contribuindo para a geração, preservação e visibilidade do conhecimento na área.

Valores: Democratizar o acesso aos recursos informacionais com excelência e compromisso, visando o crescimento e a construção da democracia, assim como a tolerância, eqüidade e liberdade, contribuindo para a promoção de uma Psicologia plural, comprometida com a responsabilidade social.
Valores que embasam a Política Básica:

• Ética
  • Equipe
  • Inovação
  • Qualidade
  • Resultados
  • Relacionamento
  • Reconhecimento

Visão: Ser um centro ativo na gestão da informação psicológica na América Latina.

Política para a Sociedade

Criação e manutenção de fontes e serviços de acesso aberto para disponibilização de informação e do documento ao maior número de pessoas possível.