Histórico Imprimir E-mail
Ensino - Graduação

A Psicologia surgiu na Universidade de São Paulo por ocasião de sua fundação, como uma das cadeiras do curso de Filosofia, fundado pela missão francesa em 1934. Foram chefes dessa cadeira: Etienne Bome (1934-1935), Jean Maugtie (1935-1944), Otto KJinenberg (1945-1947), Annita de Castilho e Marcondes Cabral (1947-1968).

Em 1938 foi fundado o Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, oriundo do Curso de Professores (criado em 1933) no Instituto de Educação (que foi agregado à USP em 1934) e que já contava com uma cadeira de Psicologia Educacional. Foram chefes dessa cadeira de 1938 a 1954, Noemy Silveira Rudoger e de 1954 a 1970 Arrigo Leonardo Angelini.

Em 1953 a Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, por proposta de Annita de Castilho e Marcondes Cabral (nome do bloco de aulas), aprova a criação do Curso de Psicologia na Universidade de São Paulo.

Em 1954 Annita de Castilho e Marcondes Cabral criou junto à sua Cadeira de Psicologia do Departamento de Filosofia uma especialização em Psicologia Clínica, convidando para isto os professores Durval Marcondes, Anibal Silveira e Cícero Cristiano de Souza.

Em 1957, a lei no 3862 de 28 de maio, cria o Curso de Psicologia que inicia seu funcionamento na Faculdade de Filosofia da USP em 1958. Este curso foi formado pela Cadeira de Psicologia Educacional (Curso de Pedagogia) e pela Cadeira de Psicologia (Curso de Filosofia), que se desdobrou em Psicologia Clínica e Psicologia Experimental e Social.

A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei no 4119, de 27 de agosto de 1962, que também dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia.

Em 1969 foi criado o Instituto de Psicologia pelo decreto no 52326, do Governador do Estado. Em 1970 é instalado, tendo como primeiro Diretor o Professor Arrigo Angelini, (l970-1974). Seguiram-se Dante Moreira Leite (1974-1976), Arrigo Angelini (l976- 1980), Maria José Aguirre (1980-1984), Arrigo Angelini (l984-1988), Zelia Ramozzi-Chiarottino (l988-1992), Sylvia Leser de Mello (l992-1996) e Lino de Macedo (l996). Formaram este Instituto quatro Departamentos: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e da Personalidade, oriundo da Cadeira de Psicologia Educacional e os Departamentos de Psicologia Clínica, Psicologia Experimental e Psicologia Social, oriundos da Cadeira de Psicologia Clínica e da Cadeira de Psicologia Experimental e Social.

O IP oferece cursos regulares de graduação e pós-graduação para um corpo discente de respectivamente 383 e 718 alunos. Oferece também diversos Cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e de Extensão e Difusão Cultural. Para desempenhar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o IP conta com 94 docentes e 143 funcionários, dos quais 31 são técnicos especializados de nível superior e auxiliam diretamente nas atividades fim do instituto.

O IP está instalado em diversos prédios nos quais estão localizadas salas de aula (Bloco B - Annita de Castilho e Marcondes Cabral), salas de docentes (Bloco A e 21), laboratórios de ensino e de pesquisa, serviços de atendimento (Bloco D) e serviços administrativos (Bloco 23). Além das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que orientam, seus docentes têm uma produção científica contínua, divulgada através de intensa participação em eventos nacionais e internacionais e publicações de livros e artigos em periódicos especializados.

» IP é ainda responsável pela edição de três periódicos científicos: Psicologia USP (desde 1990).

» Estilos de Clínica (desde 1996) e recentemente (1997) Ciência Cognitiva: teoria, pesquisa e aplicação.

Seu Serviço de Biblioteca e Documentação, recém instalado em prédio próprio, ocupando área de 2.170 m², na qual estão reunidos 22.489 volumes de livros e 3.271 de teses, dispõe da mais completa coleção de periódicos da área existente no país, (649 títulos), além de modernos serviços de busca bibliográfica e vários serviços aos leitores. Centro de referência para a América Latina, a Biblioteca tem recebido apoio da FAPESP, CNPq e CAPES para o desenvolvimento de coleções, conservação e preservação do acervo e a modernização dos recursos tecnológicos para a prestação de Serviços.

O IP conta com a sala Pró-Aluno, na qual microcomputadores pessoais instalados com programas utilitários básicos estão à disposição dos alunos. Ainda na área de informática, o IP dispõe de grande número de microcomputadores pessoais para pesquisa e administração, parte dos quais já está ligada ao Centro de Computação Eletrônica da USP, através de fibra óptica.

O Bloco de Atendimento (Bloco D), o mais novo, foi inaugurado em 16/10/98 e contempla os vários serviços dos diferentes departamentos.

Finalmente, diversos docentes do IP são membros de Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) da USP.

Atualmente o Instituto de Psicologia compõe-se de quatro departamentos:

PSA Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e Personalidade
PSC Psicologia Clínica