Histórico Imprimir E-mail
Ensino - Graduação


A Psicologia surgiu na Universidade de São Paulo por ocasião de sua fundação, como uma das cadeiras do curso de Filosofia, fundado pela missão francesa em 1934. Foram chefes dessa cadeira: Etienne Bome (1934-1935), Jean Maugtie (1935-1944), Otto KJinenberg (1945-1947), Annita de Castilho e Marcondes Cabral (1947-1968).


Em 1938 foi fundado o Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, oriundo do Curso de Professores (criado em 1933) no Instituto de Educação (que foi agregado à USP em 1934) e que já contava com uma cadeira de Psicologia Educacional. Foram chefes dessa cadeira de 1938 a 1954, Noemy Silveira Rudoger e de 1954 a 1970 Arrigo Leonardo Angelini. 

Em 1953 a Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, por proposta de Annita de Castilho e Marcondes Cabral (nome do bloco de aulas), aprova a criação do Curso de Psicologia na Universidade de São Paulo.

Em 1954 Annita de Castilho e Marcondes Cabral criou junto à sua Cadeira de Psicologia do Departamento de Filosofia uma especialização em Psicologia Clínica, convidando para isto os professores Durval Marcondes, Anibal Silveira e Cícero Cristiano de Souza.

Em 1957, a lei no 3862 de 28 de maio, cria o Curso de Psicologia que inicia seu funcionamento na Faculdade de Filosofia da USP em 1958. Este curso foi formado pela Cadeira de Psicologia Educacional (Curso de Pedagogia) e pela Cadeira de Psicologia (Curso de Filosofia), que se desdobrou em Psicologia Clínica e Psicologia Experimental e Social. 

A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei no 4119, de 27 de agosto de 1962, que também dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia. 

Em 1969 foi criado o Instituto de Psicologia pelo decreto no 52326, do Governador do Estado. Em 1970 é instalado, tendo como primeiro Diretor o Professor Arrigo Angelini, (l970-1974). Seguiram-se Dante Moreira Leite (1974-1976), Arrigo Angelini (l976- 1980), Maria José Aguirre (1980-1984), Arrigo Angelini (l984-1988), Zelia Ramozzi-Chiarottino (l988-1992), Sylvia Leser de Mello (l992-1996) e Lino de Macedo (l996). Formaram este Instituto quatro Departamentos: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e da Personalidade, oriundo da Cadeira de Psicologia Educacional e os Departamentos de Psicologia Clínica, Psicologia Experimental e Psicologia Social, oriundos da Cadeira de Psicologia Clínica e da Cadeira de Psicologia Experimental e Social. 

O IP oferece cursos regulares de graduação e pós-graduação para um corpo discente de respectivamente 383 e 718 alunos. Oferece também diversos Cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e de Extensão e Difusão Cultural. Para desempenhar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o IP conta com 94 docentes e 143 funcionários, dos quais 31 são técnicos especializados de nível superior e auxiliam diretamente nas atividades fim do instituto. 

O IP está instalado em diversos prédios nos quais estão localizadas salas de aula (Bloco B - Annita de Castilho e Marcondes Cabral), salas de docentes (Bloco A e 21), laboratórios de ensino e de pesquisa, serviços de atendimento (Bloco D) e serviços administrativos (Bloco 23). Além das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que orientam, seus docentes têm uma produção científica contínua, divulgada através de intensa participação em eventos nacionais e internacionais e publicações de livros e artigos em periódicos especializados.

» IP é ainda responsável pela edição de três periódicos científicos: Psicologia USP (desde 1990).

» Estilos de Clínica (desde 1996) e recentemente (1997) Ciência Cognitiva: teoria, pesquisa e aplicação. 

Seu Serviço de Biblioteca e Documentação, recém instalado em prédio próprio, ocupando área de 2.170 m², na qual estão reunidos 22.489 volumes de livros e 3.271 de teses, dispõe da mais completa coleção de periódicos da área existente no país, (649 títulos), além de modernos serviços de busca bibliográfica e vários serviços aos leitores. Centro de referência para a América Latina, a Biblioteca tem recebido apoio da FAPESP, CNPq e CAPES para o desenvolvimento de coleções, conservação e preservação do acervo e a modernização dos recursos tecnológicos para a prestação de Serviços.

O IP conta com a sala Pró-Aluno, na qual microcomputadores pessoais instalados com programas utilitários básicos estão à disposição dos alunos. Ainda na área de informática, o IP dispõe de grande número de microcomputadores pessoais para pesquisa e administração, parte dos quais já está ligada ao Centro de Computação Eletrônica da USP, através de fibra óptica. 

O Bloco de Atendimento (Bloco D), o mais novo, foi inaugurado em 16/10/98 e contempla os vários serviços dos diferentes departamentos.

Finalmente, diversos docentes do IP são membros de Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) da USP. 

Atualmente o Instituto de Psicologia compõe-se de quatro departamentos:

 

PSA Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e Personalidade
PSC Psicologia Clínica
PSE Psicologia Experimental
PST Psicologia Social e do Trabalho
 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.