III Simpósio de Psicologia Analítica do IPUSP e I encontro interlaboratórios sobre grupos [4/12/2009] Imprimir E-mail

III SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA DO IPUSP E I ENCONTRO INTERLABORATÓRIOS SOBRE GRUPOS
Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP) e
Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (LAPSO)

Abordaremos de diferentes maneiras um tema que nos é muito caro: os trabalhos em grupo. Experimentaremos esboçar um início de conversa entre as idéias de Jung e Kaës. Conversaremos sobre pesquisas em andamento. Promoveremos grupos vivenciais. Esperamos contribuir para que o dia seja rico e estimulante.

04/12/2009 - 6ª feira - das 8:30 h às 16:30 h

8h30 - Recepção e credenciamento. Inscrições nas vivências.

9h – Abertura

• Abrindo-nos por meio da respiração e de nossos propósitos - Tânia Pessoa de Lima
  • A Psicologia Analítica de C. G. Jung no IPUSP – Laura Villares de Freitas

9h30 – 11h30 - Os Grupos : Articulações entre Kaës e Jung

• Maria Inês Assumpção Fernandes (IPUSP/LAPSO): Kaës e Grupos
  • Luis Gustavo Vechi (Universidade São Judas e Centro Universitário São Camilo): O conceito junguiano de complexo institucional: uma porta para o diálogo entre a Psicologia Analítica e  Kaës
  • Laura Villares de Freitas (IPUSP/LEP): Jung e Grupos

1130Intervalo

11h45 – 12h30
Rodas de conversa com os autores das pesquisas junguianas apoiadas pelo LEP, na graduação e na pós-graduação do IPUSP

12h30 – 14h
Intervalo para almoço

14h – 16h – Participação em grupos vivenciais
1º momento: Invocando o início dos trabalhos vivenciais da tarde – Tânia Pessoa de Lima
2º momento: Encontrando-se nos grupos vivenciais

• Marcia Alves Iorio Quilici - – Imagens em Cena na Vivência Psicodramática.
  • Marianne Ligeti – Calatonia e Toques Sutis.
  • Silvana Parisi – Quíron e Asclépio: o curador interno.
  • Tânia Pessoa de Lima – Danças Circulares e Histórias de Nasrudin.

3º momento: Compartilhando e finalizando os trabalhos vivenciais - Laura Villares de Freitas

16h – 16h30 – Encerramento:
Reconhecendo o que se fecha e o que se abre. Laura Villares de Freitas

Data:
4/12/09 – 6ª feira – das 08:30 às 16:30 horas.

Local:
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP – Avenida Professor Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária – São Paulo – SP – sala 20 (sala Aurora) do Bloco B.

Público-alvo:

Profissionais das áreas de Saúde e Educação, estudantes de graduação e de pós-graduação dessas áreas.

Informações:
Evento gratuito. Será cobrada uma taxa de material de R$ 10,00. Forneceremos atestados de participação.

Inscrições:
Envie, até 01/12/09, um email para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com os seguintes dados e aguarde a confirmação: nome completo, endereço, email, telefone de contato, formação, profissão, instituição onde trabalha/estuda. Importante! As vagas são limitadas e precisamos providenciar o material e as salas adequadas para os grupos vivenciais.

Equipe organizadora:

• Laura Villares de Freitas – docente do IPUSP, coordenadora do LEP.
  • Tânia Pessoa de Lima – psicóloga do LEP/IPUSP
  • Robson Colosio – psicólogo do LAPSO/IPUSP