A importância do imprinting genômico para a compreensão da psicologia humana e dos transtornos pediá Imprimir E-mail

Sex, 23 de Julho de 2010 05:14

A conferência "A importância do imprinting genômico para a compreensão da psicologia humana e dos transtornos pediátricos" será apresentada no dia 4 de agosto, na Cidade Universitária em São Paulo, pelo biólogo evolucionista Robert Trivers, da Universidade Rutgers (Estados Unidos). Um dos mais influentes teóricos do evolucionismo em atividade, Trivers foi considerado pela revista Time um dos cem maiores pensadores e cientistas do século 20.
O evento é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). A conferência será apresentada em inglês, sem tradução, no Instituto de Biociências (IB) da USP.

Em mais de 40 anos dedicados à pesquisa científica, Trivers tem focado seus estudos especialmente em duas áreas: teoria social baseada na seleção natural  que inclui sua teoria do autoengano como estratégia adaptativa  e biologia de elementos genéticos egoístas  que explica determinados conflitos genéticos internos.

Desde o início da década de 1990, Trivers tem procurado entender as situações na natureza nas quais os genes em um indivíduo são selecionados em direções conflitantes.

Em seus trabalhos iniciais, publicados na década de 1970, o cientista elaborou teorias sobre altruísmo recíproco, investimento dos genitores nos cuidados com a prole, seleção sexual, conflito genitores-prole, razão entre o número de macho e de fêmeas, engano e autoengano. Esses trabalhos foram citados mais de 7 mil vezes na literatura científica.

Graduado em história na Universidade Harvard em 1965, Trivers concluiu doutorado em biologia na mesma instituição em 1972, sob orientação de Ernst Mayr (1904-2005). Trabalhou em Harvard de 1973 a 1978 e na Universidade da Califórnia em Santa Cruz entre 1978 e 1994. Em seguida, ingressou na Universidade Rutgers, onde atua até hoje.

Em 2007, recebeu o Crafoord Prize em Biociências pela "sua análise fundamental da evolução social, conflito e cooperação". É autor de Social Evolution, Natural Selection and Social Theory: Selected Papers of Robert Trivers.

Mais informações: http://www.iea.usp.br/trivers.html

Agência FAPESP