Semana contra a anistia aos torturadores Imprimir E-mail

tort_m

No primeiro semestre de 2010 ocorreu o julgamento do Supremo Tribunal Federal da arguição de defesa de preceito fundamental (ADPF 153) que questiona a validade da anistia aos torturadores. A votação do STF contra essa ação ratifica e destaca o Brasil como o único país latino americano que ainda não foi capaz de punir os atos atrozes cometidos durante o período da ditadura militar. Nesse mesmo semestre ocorreram as audiência na Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a Guerrilha do Araguaia - cuja sentença com relação ao caso se aproxima. Esses episódios deixaram para trás milhares de pessoas desaparecidas, mortas e torturadas e imenso sofrimento psíquico e instabilidade institucional e política no país desde então. Com o intuito de recolocar o assunto em pauta, organizaremos a "Semana contra a anistia aos torturadores", que acontecerá entre os dias 4 e 7 de outubro de 2010 e contará com a participação de destacados militantes, pesquisadores e intelectuiais diretamente envolvidos com o assunto, além da exibição de filmes seguidos de debates sobre a temática. Coordenação dos Profs. Drs. Paulo Cesar Endo (PSA) e Luis Guilherme Galeão da Silva (PST).

4 a 7 de outubro

Projeção de filmes - 4 a 6 de outubro

Local: CINUSP
Endereço: Rua do Anfiteatro, 181, Colméia: Favo 4 – Cidade Universitária
Lotação: 100 Lugares

Dia 4 de outubro

16h00 - Que bom te ver viva (1989) – Direção: Lúcia Murat

19h00 – Abertura do Evento - Prof. Luis Guilherme Galeão da Silva – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

19h15 - Arquivos da cidade (2009) - Roteiro e direção: Felipe Diniz e Luciana Knijnik

Debatedor: Alípio Freire – Jornalista e Escritor

Coordenação do debate: Vanessa Lopes dos Santos Passarelli – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Dia 5 de outubro

16h00 - Arquivos da Cidade (2009) - Roteiro e direção: Felipe Diniz e Luciana Knijnik
19h00 - O ano em que meus pais saíram de férias (2006) – Direção: Cao Hamburguer
Debatedor: Marcelo Rubens Paiva - Escritor
Coordenação do debate: Davi Mamblona Marques Romão - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Dia 6 de outubro

16h00 - O ano em que meus pais saíram de férias (2006) – Direção: Cao Hamburguer
19h00 - Que bom te ver viva (1989) – Direção: Lúcia Murat
Debatedora: Criméia Schmidt de Almeida – Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos/ Entidade feminista União de Mulheres
Coordenação do debate: Artur Rafael Agostinho Theodoro – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Mesas-redondas – 7 de outubro

Local: Av. Prof. Mello Moraes 1721, Auditório do Bloco G, IPUSP, Cidade Universitária
Lotação: 184 lugares
Evento aberto ao público, sem inscrição prévia

1. Anistia, Tortura e o Direito Internacional (9h30-11h30)

Beatriz Afonso - Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL)
Kenarik Boujikian - Associação Juízes para a Democracia (AJD)
Sérgio Mazina Martins - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)
Coordenador: Paulo Cesar Endo - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

2. Trauma, Tortura e Utopias (13h15-15h30)
Edson Luiz André de Sousa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
José Moura Gonçalves Filho - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).
Paulo Cesar Endo - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).
Coordenadora: Rita Alvares - Mestre em Psicologia Social pela UFRGS

3. Anistia, História e Memória
(16h-18h)
Jaime Ginzburg - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP).
Jeanne Marie Gagnebin - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Zilda Marcia Grícoli Iokoi – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) e Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo (LEI/USP)
Coordenador: Prof. Luis Guilherme Galeão da Silva - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Prof. Doutor Paulo Endo(IP/PSA)
Prof. Doutor Luis Galeão(IP/PST)

Comissão Organizadora
Artur Rafael Theodoro