Disciplina PSE-5896- Análise do Comportamento aplicada: Realizações, Desafios e Oportunidades Imprimir E-mail

Dr William Lee Heward

Professor Emeritus

College of Education and Human Ecology.

The Ohio State University (U.S.A)

O Professor Bill Heward é autor de inúmeros clássicos na área, dentre eles o livro “Psicologia do Excepcional”, amplamente empregado em nossos cursos de Graduação e exerceu, recentemente, a presidência da Association for Behavior Analysis  International, a maior sociedade científica da área. A importância de sua visita está no fato de que sua área de atuação é aquela ligada a questões educacionais, para as quais a abordagem comportamental tem inúmeras contribuições, ainda pouco disseminadas em nosso país, no tocante ao ensino público. O professor Bill Heward abordará formas de se ampliar a contribuição da Análise do Comportamento no campo de políticas públicas.

PSE - 5896 - Análise do Comportamento Aplicada: Realizações, Desafios e Oportunidades

OBJETIVOS: Apresentar e discutir a Análise do Comportamento Aplicada como uma alternativa para a melhoria da educação pública, tendo em vista as demonstrações empíricas poderosas das possibilidades de reforma do ensino em sala de aula, com os conhecimentos acumulados em currículo e instrução efetivos oriundos da abordagem comportamental. O curso examinará: a) o que é ABA e porque é importante para a educação, b) exemplos de técnicas derivadas da ABA baseadas em evidência, e c) sugestões para aumentar o impacto da ABA na prática educacional.

CONTEÚDO:

• O que é ABA e porque é importante para a educação.
  •
  • Empregando a ciência para a melhoria de resultados educacionais para todos os alunos: exemplos do ensino baseado em evidência oriundo da ABA.

• Aumentando o impacto da ABA na prática educacional: desafios e oportunidades

Dia 15, 16 e 20 de setembro - das 10:00 as 12:00 horas

Bloco F - sala 8