40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Imprimir E-mail

40anos_PSA1cop

O III Seminário de Pesquisa e Comemoração de 40 Anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano dará continuidade às ações formativas desenvolvidas no interior deste Programa, propiciando a divulgação e o diálogo em torno das pesquisas realizadas por alunos e docentes no biênio 2009-2010. Estas ações fazem parte do Plano de Metas do Programa aprovado no triênio (2007-2009). Além disso, terá como foco temático privilegiado a história e a memória dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, prevendo várias ações de registro dessa memória, conforme apresentado no Plano de Orçamento.

Os Seminários de Pesquisa realizam-se bienalmente, obtendo excelente avaliação tanto dos discentes do Programa e de demais de programas de pós-graduação bem como de pesquisadores participantes. Constitui-se oportunidade para debate de temas relevantes para a pesquisa, tais como as questões éticas, modalidades de pesquisa e políticas para a pós-graduação. Entende-se que a manutenção de sua continuidade e periodicidade é desejável, justificando-se a presente solicitação de auxílio.

O Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano deu inicio às atividades em 1970, para o nível de Mestrado, e, em 1974, para o nível de Doutorado. Neste período, foram defendidos 897 trabalhos de Mestrado e de Doutorado, tornando-se importante pólo formador e irradiador de conhecimentos na área da Psicologia Escolar e Educacional, titulando grande parte dos docentes e pesquisadores que hoje atua no campo da graduação e da pós-graduação em Psicologia nas principais universidades públicas (estaduais e federais) e privadas brasileiras.

Portanto, consideramos relevante um Evento que destaque e registre este momento histórico. Para tanto, dentre as iniciativas, ressaltamos o Selo Comemorativo dos 40 anos do Programa que se encontra nesta carta e em todas as correspondências que o Programa envia no ano de 2010. Para tanto, o III Seminário compreenderá as seguintes atividades:

1. Mesa de Abertura: constará de autoridades representantes das Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo, do Instituto de Psicologia, do Programa e da Área de Pós-Graduação da CAPES que serão convidadas para falar sobre o evento e sua temática, a partir de diversas instâncias institucionais que representam.

2. Mesa Temática “História e Memória dos 40 anos do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano: constituição e desdobramentos”: será composta de palestrantes que tiveram participação significativa na constituição do Programa e que serão convidados a falar sobre diferentes momentos da trajetória institucional na relação com as políticas nacionais de pós-graduação.

3. Homenagens aos primeiros doutores do Programa que permaneceram como docentes do Programa e do Instituto de Psicologia. Nesta homenagem será feita uma pequena apresentação biográfica do homenageado.

4. Apresentação de Pesquisas: será feita uma chamada geral aos docentes e discentes do Programa, incluindo alunos de iniciação científica, a fim de apresentarem suas pesquisas em andamento e/ou finalizadas no biênio em formato de pôsteres. Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de inscrição e serão apreciados pela Comissão Científica. Ficarão expostos durante todo o dia do evento. Serão agrupados pelas Linhas de Pesquisa do Programa. Também participarão os Pós-Doutorandos que realizaram suas atividades de estágio no biênio.

5. Organização dos trabalhos de pesquisa: confecção de um CD Rom com os resumos de todos os trabalhos de pesquisa apresentados.

6. Organização de um livro comemorativo dos 40 anos do Programa: o livro tem o objetivo de ser um registro do conjunto de orientadores do Programa bem como dos trabalhos de Mestrado e Doutorado orientados. A Comissão de Área fará uma Apresentação da publicação contendo uma reflexão sobre o Programa, sua importância na área de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, nas políticas de pós-graduação do Brasil.

Cada docente terá uma página com seu nome, foto e período em que orientou no programa, bem como as dissertações e teses orientadas, como o nome do trabalho e do orientando, tipo de trabalho e ano em que foi produzido.

Consideramos que as características deste III Seminário revelam a necessidade de realizarmos um evento que apresente a trajetória do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, programa este que é constitutivo da história da Pós-Graduação no Brasil, e que tem trabalhado intensamente para manter seu lugar de excelência na produção de conhecimento no campo da Psicologia e mais especificamente na interface dos conhecimentos da Psicologia com a Educação e o Desenvolvimento Humano. Essa comemoração para nós é relevante quando articulada à produção daqueles que o constituem: alunos, ex-alunos, professores, pós-doutores e pesquisadores.