40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

40anos_PSA1cop

O III Seminário de Pesquisa e Comemoração de 40 Anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano dará continuidade às ações formativas desenvolvidas no interior deste Programa, propiciando a divulgação e o diálogo em torno das pesquisas realizadas por alunos e docentes no biênio 2009-2010. Estas ações fazem parte do Plano de Metas do Programa aprovado no triênio (2007-2009). Além disso, terá como foco temático privilegiado a história e a memória dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, prevendo várias ações de registro dessa memória, conforme apresentado no Plano de Orçamento.

Os Seminários de Pesquisa realizam-se bienalmente, obtendo excelente avaliação tanto dos discentes do Programa e de demais de programas de pós-graduação bem como de pesquisadores participantes. Constitui-se oportunidade para debate de temas relevantes para a pesquisa, tais como as questões éticas, modalidades de pesquisa e políticas para a pós-graduação. Entende-se que a manutenção de sua continuidade e periodicidade é desejável, justificando-se a presente solicitação de auxílio.

O Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano deu inicio às atividades em 1970, para o nível de Mestrado, e, em 1974, para o nível de Doutorado. Neste período, foram defendidos 897 trabalhos de Mestrado e de Doutorado, tornando-se importante pólo formador e irradiador de conhecimentos na área da Psicologia Escolar e Educacional, titulando grande parte dos docentes e pesquisadores que hoje atua no campo da graduação e da pós-graduação em Psicologia nas principais universidades públicas (estaduais e federais) e privadas brasileiras.

Portanto, consideramos relevante um Evento que destaque e registre este momento histórico. Para tanto, dentre as iniciativas, ressaltamos o Selo Comemorativo dos 40 anos do Programa que se encontra nesta carta e em todas as correspondências que o Programa envia no ano de 2010. Para tanto, o III Seminário compreenderá as seguintes atividades:

1. Mesa de Abertura: constará de autoridades representantes das Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo, do Instituto de Psicologia, do Programa e da Área de Pós-Graduação da CAPES que serão convidadas para falar sobre o evento e sua temática, a partir de diversas instâncias institucionais que representam.

2. Mesa Temática “História e Memória dos 40 anos do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano: constituição e desdobramentos”: será composta de palestrantes que tiveram participação significativa na constituição do Programa e que serão convidados a falar sobre diferentes momentos da trajetória institucional na relação com as políticas nacionais de pós-graduação.

3. Homenagens aos primeiros doutores do Programa que permaneceram como docentes do Programa e do Instituto de Psicologia. Nesta homenagem será feita uma pequena apresentação biográfica do homenageado.

4. Apresentação de Pesquisas: será feita uma chamada geral aos docentes e discentes do Programa, incluindo alunos de iniciação científica, a fim de apresentarem suas pesquisas em andamento e/ou finalizadas no biênio em formato de pôsteres. Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de inscrição e serão apreciados pela Comissão Científica. Ficarão expostos durante todo o dia do evento. Serão agrupados pelas Linhas de Pesquisa do Programa. Também participarão os Pós-Doutorandos que realizaram suas atividades de estágio no biênio.

5. Organização dos trabalhos de pesquisa: confecção de um CD Rom com os resumos de todos os trabalhos de pesquisa apresentados.

6. Organização de um livro comemorativo dos 40 anos do Programa: o livro tem o objetivo de ser um registro do conjunto de orientadores do Programa bem como dos trabalhos de Mestrado e Doutorado orientados. A Comissão de Área fará uma Apresentação da publicação contendo uma reflexão sobre o Programa, sua importância na área de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, nas políticas de pós-graduação do Brasil.

Cada docente terá uma página com seu nome, foto e período em que orientou no programa, bem como as dissertações e teses orientadas, como o nome do trabalho e do orientando, tipo de trabalho e ano em que foi produzido.

Consideramos que as características deste III Seminário revelam a necessidade de realizarmos um evento que apresente a trajetória do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, programa este que é constitutivo da história da Pós-Graduação no Brasil, e que tem trabalhado intensamente para manter seu lugar de excelência na produção de conhecimento no campo da Psicologia e mais especificamente na interface dos conhecimentos da Psicologia com a Educação e o Desenvolvimento Humano. Essa comemoração para nós é relevante quando articulada à produção daqueles que o constituem: alunos, ex-alunos, professores, pós-doutores e pesquisadores.


 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.