I Encontro Nacional de Psicólogos(as) Negros(as) e Pesquisadores(as) sobre Relações Interraciais e S Imprimir E-mail

13 a 15 de outubro de 2010

Objetivos
- Promover a organização de um segmento da categoria de psicólogos(as) que, por suas especificidades étnico-raciais, enfrenta barreiras sociais para seu pleno desenvolvimento, fomentando o aprofundamento das discussões.

- Apresentação de um panorama dos estudos e trabalhos desenvolvidos sobre a questão racial e psicologia, por meio de comunicações orais e pôsteres.

- Traçar um plano de ação visando a ampliação das linhas de pesquisa e trabalhos relacionados a essa temática, sinalizando as contribuições que psicólogos(as) e outros(as) pesquisadores(as) podem oferecer na conquista da saúde da população negra e de condições iguais na sociedade, com respeito às diferenças.

- Consolidação de uma rede de profissionais qualificados para a promoção da igualdade étnico-racial no âmbito dos serviços públicos e privados.

Eixo 1:
Relações históricas da psicologia com o racismo: a produção de conhecimento, a prática e a formação

Eixo 2:
Racismo e sofrimento psíquico: desafios para a psicologia e os(as) psicólogos(as)

Eixo 3:
A configuração do mundo profissional e social para o(a) psicólogo(a) negro(a) no Brasil

Formato
Encontro nacional, precedido por encontros preparatórios regionais, prevendo aproximadamente 350 (trezentos e cinqüenta) participantes. Contará com:

* Conferência
* Mesas-redondas
* Rodas de Conversa
* Comunicações Orais e Pôsteres (Acadêmicos e Profissionais)