Um dia na Universidade dialogando sobre Ética, Moral e Educação Imprimir E-mail

um_dia

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e o Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em diferentes abordagens psicoterápicas - LAPECRI, do Departamento de Psicologia Clínica, têm a honra de informar a realização do Encontro “Um dia na Universidade dialogando sobre Ética, Moral e Educação”, que será realizado no dia 5 de novembro de 2010, no Auditório Carolina Martuscelli Bori, no Instituto de Psicologia da USP.

O LAPECRI organiza e promove esse Encontro acreditando que dialogar sobre valores que dirigem nossas escolhas e atitudes é prioridade em um mundo que muda de maneira vertiginosamente rápida. Quais valores os adolescentes de nossa época tem por base ao fazerem suas escolhas que direcionam um futuro não só de suas próprias vidas mas o futuro de uma nação? Muito se tem falado e escrito das novas tendências da família na atualidade e da falta da família e de cuidados familiares em vários contextos e extratos da população. E nós na Universidade o que temos encontrado? Por meio de nossas pesquisas e trabalhos o que temos de resultados e respostas a essas questões?

Programação:

Abertura – Dra. Emma Otta – Diretora do Instituto de Psicologia

INTERFACES ENTRE PSICOLOGIA CLÍNICA E JURÍDICA

A Ética no trabalho Clínico.

Eva Migliavacca - Chefe do Departamento Psicologia Clínica - IPUSP

Percurso e pesquisa em um abrigo.

Denise Sanchez Careta - Doutoranda do Depto. de Psic. Clínica, membro LAPECRI

As Relações Paterno Filiais: Interfaces entre o Direito e a Psicologia.

Gustavo Ferraz de Campos Monaco - Procurador Chefe da Consultoria Jurídica da USP

Ivonise Fernandes da Motta – Departamento de Psicologia Clínica

10h30 às 12h

ÉTICA, MORAL E EDUCAÇÃO: VALORES NA ATUALIDADE

Super-dotação e criatividade: seleção e pesquisa

Mauricio Ceroni Ivo- Mestrando Depto de Psic. Clínica, membro do LAPECRI

A Constituição da Ética na Identidade do Psicólogo

Yves De La Taille - Vice-Diretor do Instituto de Psicologia

A Formação do Aluno de Psicologia e as demandas da atualidade

Ghislaine Gliosce da Silva - Coordenadora Geral do Curso de Psicologia da Universidade Paulista

Denio Waldo Cunha - Coordenador de Ensino e Pesquisa em Psicologia da UNIP

Coordenação: Denise Sanchez Careta

12h às 13h30

SESSÃO DE PÔSTERES

Apresentação do Coral da Escola Pentágono

14h às 15h30

ÉTICA E FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA

Ética em Hegel e Freud

Osvaldo Filidoro - Universidade Del Salvador - Buenos Aires

Bioethics Science Unesco

A Formação do Psicoterapeuta e o trabalho em grupos

Amélia Vasconcellos - Coordenadora do IPPIA (Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e da Adolescência), ABRAP (Associação Brasileira de Psicoterapia), SBPS (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo)
Coordenação: José Tolentino Rosa – Departamento de Psicologia Clínica

PSICOPATIA NA FICÇÃO E NA REALIDADE: SEMELHANÇA OU COINCIDÊNCIA?
Cláudio Bastidas - Universidade Mackenzie e membro do LAPECRI

Wimer Bottura – APM - Associação Paulista de Medicina, Coordenador do Cine Debates
Coordenação: Marc Andre Keppe – Doutorando do IPUSP

17h15 às18h

A Ética em Winnicott e a Arte de criar

Tania Vaisberg- Departamento de Psicologia Clínica –IPUSP e PUC-Campinas

Encerramento
Ivonise Fernandes da Motta – Departamento de Psicologia Clínica e Coordenadora do LAPECRI

==================================================================

Critérios para apresentação de pôsteres
1. Cada pôster deverá medir obrigatoriamente: 0,90 X 1,40 cm, com margem superior e inferior de 5 cm (sem texto). Espaço para o texto e figuras: 0,90 X 1,30 cm.

2. O resumo deverá conter de 400 a 500 palavras e apresentar os seguintes tópicos: objetivos da pesquisa e relevância, metodologia, resultados e análises (podem ser preliminares), estágio da pesquisa (fase de andamento) e conclusões.

Passos para inscrição
Fazer a pré-inscrição pelo e.mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. informando: Nome completo, endereço completo, telefone de contato, formação, profissão e instituição a que pertence (se for o caso). Efetuar o pagamento da inscrição no Banco do Brasil, Agência 7009-2, Conta corrente 130243-4, em nome de Instituto de Psicologia. Enviar pelo e.mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. o número do depósito bancário. Encaminhar o comprovante de pagamento para a coordenação do evento: Correio: Dra. Ivonise Fernandes da Motta IPUSP – Departamento de Psicologia Clínica Avenida Professor Mello Moras, 1721 – Bloco F 05508-030 – Butantã – SP Ou o comprovante de pagamento scanneado em documento pdf para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Você receberá um e-mail notificando o número de sua inscrição.

Taxa da inscrição
Até 26 de outubro
: Alunos- R$50,00 e Profissionais - R$70,00
Após 26 de outubro: Alunos - R$60,00 e Profissionais - R$80,00
No evento: Alunos - R$70,00 e Profissionais - R$90,00

============================================================

Coordenação do Encontro
Profa. Dra. Ivonise Fernandes da Motta

Apoio de Organização
ABRAP - Associação Brasileira de Psicoterapia / IPPIA - Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência.

Promoção

Organização
Denise Sanchez Careta, Mauricio Ceroni Ivo, Paulo Pereira, Claudia Nabarro Munhoz, Iolanda Ivo, Marc Andre Keppe, Agda Kato, Leliane Moreira, Benedita Torres Rodrigues, Luciane Andrade dos Santos, Renata Rocha, Pammela M, Mattos, Sebastiana Araujo, Iara Delly Paschoaletti, Christina Villaça, Rosana Luiza Destro Keppe, Ana Luiza Dias Berzotti, Maria Estela Santos,Keidi Mendes

Apoio de Organização