Curso: A Psicanálise dos Laços Sociais - Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genea Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

curso_lapso1
De 22 a 26 de novembro de 2010

das 9h - 12h (carga horária 15h)

Prof. Pierre Benghozi
Doutor em Psiquiatria, Professor da Université Paris XIII Bobigny, da Université Toulon e Presidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Faz parte ainda da  Sociedade Francesa de Psicoterapia Psicanalítica de Grupo; da Sociedade Francesa de Terapia Familiar Psicanalítica; Diretor do Serviço de Psiquiatria da Criança, do Adolescente e da Família de Hyères - França; Presidente da Comissão Nacional sobre Violência do Conselho Superior do Ministério do Trabalho e da Solidariedade da França. Sua pesquisa, numa perspectiva psicanalítica, aborda as questões de casal e família, sobretudo no que tange a transmissão psíquica inter e transgeracional, marcados especialmente por crises sociais e humanitárias.

Atenção: Veja condições para inscrição no curso, logo abaixo

OBJETIVOS:
Este curso terá a presença do Prof. Pierre Benghozi, como convidado especial,  está moldado na forma de um curso aberto de pós-graduação,  dirigido também  a pesquisadores, alunos de graduação, além de profissionais com formação em Psicologia e Psicanálise, provenientes de instituições de pesquisa e ensino, dentro e fora da USP.

Oferecer aos participantes a oportunidade de ampliar para o âmbito do social as reflexões formuladas a partir dos conceitos apresentados no primeiro módulo (curso de pós-graduação realizado entre 22 e 26 de fevereiro de 2010, no  IPUSP), desenvolvidos pela Psicanálise dos Laços Sociais, representada neste curso pelo trabalho do Prof. Pierre Benghozi. No primeiro módulo foram discutidos, com maior particularidade, os conceitos utilizados no âmbito da clínica, como: Laços (frátrios, rede), malhagem (filiação e afiliação), desmalhagem, remalhagem, transmissão genealógica, resiliência (familiar e social), infração, etc; assim como modalidades de intervenção clínica: psicoterapia psicanalítica familiar, a clínica da infração, o uso do espaciograma no atendimento a famílias, remalhagem de laços genealógicos, etc. O trabalho do Prof. Benghozi remete-se continuamente ao grupo familiar como campo e objeto de estudo; tanto para a elaboração de conceitos, quanto no desenvolvimento de modalidades de intervenção clínica e institucional.  Nesse segundo módulo, o Prof. Benghozi abordará uma amplo espectro de questões referentes a fenômenos sociais, tais como: violência urbana, adoção, saúde mental; parentalidade, adolescência, mito familiar, violência conjugal, imagem do corpo, identidade sexual, conflitos comunitários, culturais e sociais; violência sexual, traumatismos gerados por catástrofes naturais ou humanas. A abordagem desses temas permitiu-lhe a proposição de uma modalidade de clínica social, naquilo que vem formulando como uma clínica do perdão.


JUSTIFICATIVA: 
Este curso de pós-graduação propõe-se a dar continuidade e aprofundar as discussões iniciadas pelo Prof. Pierre Benghozi, quando ministrou curso no IPUSP, promovido pelo Lapso, em 2008, ao tratar da questão da transmissão psíquica na psicoterapia psicanalítica. Em dois outros eventos anteriores, do Lapso, a mesma questão foi abordada pela Profa. Olga Ruiz Correa, a partir da perspectiva da família, como lugar de transmissão e transformação. Esse tema faz parte das pesquisas do laboratório sobre a questão da figura do Negativo e seu papel organizador do funcionamento psíquico, nas determinações de discurso, no âmbito grupal e social, e em situações clínicas e institucionais. Os temas que serão tratados nesse segundo módulo do curso de pós-graduação compõem um amplo espectro de questões do cenário social, a começar pelo tema da violência, crises e rupturas, como expressão de metamorfoses da ordem social ainda muito pouco compreendidas e para a qual, tanto a Psicologia Social de Pichon-Rivière (que estuda as articulações entre estrutura social e fantasias inconscientes, sustentadas sobre relações de necessidade), a Psicanálise Transicional de René Kaës (que trata da questão da negatividade em Psicologia Social e as questões do intermediário na subjetividade e na cultura) tem uma tarefa a desempenhar. A essas duas referências teóricas, há longos anos adotadas pelo Lapso, articula-se, diretamente e mais recentemente, a Psicanálise dos Laços Sociais, desenvolvida pelo Prof. Benghozi (que trata das questões de continentes genealógicos grupais e sua formação e sustentação pela transmissão psíquica genealógica inter e transgeracional).

A possibilidade de realização desse segundo módulo do curso de pós-graduação, ministrado pelo Prof. Benghozi, contribuirá sobremaneira à expansão das pesquisas que tem sido desenvolvidas pelo Lapso. Muitos de nossos pesquisadores têm rearticulado suas pesquisas a partir das suas contribuições. Além disso, vem a colaborar para a formação de pesquisadores e como atividade de extensão e divulgação de novas abordagens do campo clínico e social a profissionais e pesquisadores formados ou não pelo IPUSP.

CONTEÚDO:

Os conteúdos que serão abordados em aula contemplam os seguintes temas:  

  1. As bases da Psicanálise dos Laços Sociais: epistemologia circular sistêmica, a psicanálise dos processos grupais e a antropologia.

  2. Parentalidade legítima e legal, e a emergência de processos de violência intrafamiliar e institucional;

  3. Adolescência, violência e agressividade;

  4. Resiliência familiar, comunitária e social para um trabalho do perdão;

  5. A adoção e a questão da transmissão genealógica;

  6. A questão do Negativo na organização dos laços e a transmissão genealógica;

  7. Cenário genealógico da violência, da vergonha

  8. A violência e o campo social

  9. Trabalhadores sociais e as problemáticas do laço;

  10. O ataque contra o humano: traumatismo catastrófico e transmissão genealógica;

  11. Pactos de aliança entre família e instituição;


PERÍODOS DE REALIZAÇÃO DO CURSO:
22 a 26 de NOVEMBRO de 2010, pela manhã, das 9:00 – 12:00h  (1 semana)

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Este curso é especialmente dirigido a alunos de pós-graduação (Programa de Psicologia Social - 4 créditos, inscrição pelo Sistema Janus), mas também aberto a alunos de graduação, pesquisadores e profissionais de psicologia e áreas afins. É um curso GRATUITO que somente foi possível ser organizado pelo apoio financeiro e institucional de órgãos da UNIVERSIDADE de SÃO PAULO (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, de Cultura e Extensão e Instituto de Psicologia -PROAP).
Vagas Limitadas (180).


Como critério de admissão, estabeleceu-se que todos aqueles que concluíram o primeiro módulo (curso em fevereiro de 2010), teriam lugar assegurado no segundo.

Serão abertas novas inscrições após manifestação de todos na condição apontada acima.

Dado o número limitado de vagas, daremos prioridade a profissionais e pesquisadores de instituições públicas. Se esta não é a sua colocação, envie-nos a ficha de reserva de inscrição, abaixo, com seus dados completos para que possamos informá-lo sobre vagas remanescentes.

* Importante:  Os certificados de participação no curso serão concedidos somente àqueles que atingirem 80% de frequência. 

REALIZAÇÃO LAPSO- LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE E PSICOLOGIA SOCIAL

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.