LAPSO encerra o ano com curso de pós, lançamento de livro e novos intercâmbios internacionais Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

LAPSOb
As atividades do LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psic ologia Socia l) do IPUSP encerram-se com grande sucesso pela realização do Segundo Módulo do CURSO  “A PSICANÁLISE DOS LAÇOS SOCIAS: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários II”, no período de 22 a 26 de novembro de 2010 (9:00 - 12:00h -carga horária 15h), e que teve como ponto culminante o lançamento, em tempo recorde,  do livro do Prof. Pierre Benghozi, MALHAGEM, FILIAÇÃO E AFILIAÇÃO: Psicanálise dos Vínculos: Casal, Família, Grupo, Instituição e Campo Social; com artigos seus, traduzidos e revisados pelo LAPSO e publicados pela VETOR EDITORA, com grande sucesso de vendas em seu primeiro dia.

 

 

O curso, embora dirigido à pós-graduação, foi aberto estudantes e profissionais de psicologia, de instituições públicas e de pesquisa. Nesse módulo, demos prioridade aos profissionais da rede pública. Recebemos 165 inscrições, das quais mais de 100 concluíram o curso e receberam certificados, além dos 15 alunos de pós-graduação.

Os temas tratados pelo Prof. Benghozi compuseram um amplo espectro de questões que partem do cenário social, especialmente sobre a violência, crises e rupturas, como expressão de metamorfoses da ordem social e estendem-se à abordagem de novos campos e fronteiras de atuação do profissional em psicologia; daquele que considera o campo intersubjetivo e institucional como espaço de mudança e transformação, no trabalho com grupos, família, gestores e promotores de políticas públicas.

Laos_Sociais

O curso procurou oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar e discutir os conceitos que têm sido desenvolvidos pela Psicanálise dos Laços Sociais, representada neste curso pelo trabalho do Prof. Pierre Benghozi, cujas contribuições manifestam-se especialmente pelo conceito de malhagem (filiação e afiliação, laços frátrios e continente frátrio). Toma a família como objeto de estudo para elaborar seus conceitos e como modalidade de intervenção clínica e institucional. O Prof. Benghozi é Doutor em Psiquiatria, Professor da Université Paris XIII Bobigny, da Université Toulon e Presidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Faz parte ainda da  Sociedade Francesa de Psicoterapia Psicanalítica de Grupo; da Sociedade Francesa de Terapia Familiar Sistêmica; Diretor do Serviço de Psiquiatria da Criança, do Adolescente e da Família de Hyères - França; Presidente da Comissão Nacional sobre Violência do Conselho Superior do Ministério do Trabalho e da Solidariedade da França.

Além do curso, do lançamento do livro, temos a satisfação de anunciar que a Comissão de Cooperação Internacional, presidida pela Profa. Maria Inês Fernandes (LAPSO), acaba de assinar um intercâmbio com o Institut de Recherche en Psychothérapie (França), presidida pelo Prof. Benghozi, para a realização de pesquisas, formação de profissionais e estágio entre os dois países. Nossos laços institucionais estendem-se ainda na organização em conjunto do Congrès de Hyères, (veja abaixo e na página do evento )que será realizado em 10 e 11 de fevereiro de 2011, em Hyères - França. Novos eventos estão em projeto e serão informados na oportunidade.

O eventos do LAPSO  são organizados por sua coordenara Profa.Tit. Maria Inês Assumpção Fernandes e pelo Tec. Psicólogo Robson Colosio, ambos do Depto de Psicologia Social e do Trabalho – IPUSP.


Por Robson Colosio

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.