LAPSO encerra o ano com curso de pós, lançamento de livro e novos intercâmbios internacionais Imprimir E-mail

LAPSOb
As atividades do LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psic ologia Socia l) do IPUSP encerram-se com grande sucesso pela realização do Segundo Módulo do CURSO  “A PSICANÁLISE DOS LAÇOS SOCIAS: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários II”, no período de 22 a 26 de novembro de 2010 (9:00 - 12:00h -carga horária 15h), e que teve como ponto culminante o lançamento, em tempo recorde,  do livro do Prof. Pierre Benghozi, MALHAGEM, FILIAÇÃO E AFILIAÇÃO: Psicanálise dos Vínculos: Casal, Família, Grupo, Instituição e Campo Social; com artigos seus, traduzidos e revisados pelo LAPSO e publicados pela VETOR EDITORA, com grande sucesso de vendas em seu primeiro dia.

O curso, embora dirigido à pós-graduação, foi aberto estudantes e profissionais de psicologia, de instituições públicas e de pesquisa. Nesse módulo, demos prioridade aos profissionais da rede pública. Recebemos 165 inscrições, das quais mais de 100 concluíram o curso e receberam certificados, além dos 15 alunos de pós-graduação.

Os temas tratados pelo Prof. Benghozi compuseram um amplo espectro de questões que partem do cenário social, especialmente sobre a violência, crises e rupturas, como expressão de metamorfoses da ordem social e estendem-se à abordagem de novos campos e fronteiras de atuação do profissional em psicologia; daquele que considera o campo intersubjetivo e institucional como espaço de mudança e transformação, no trabalho com grupos, família, gestores e promotores de políticas públicas.

Laos_Sociais

O curso procurou oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar e discutir os conceitos que têm sido desenvolvidos pela Psicanálise dos Laços Sociais, representada neste curso pelo trabalho do Prof. Pierre Benghozi, cujas contribuições manifestam-se especialmente pelo conceito de malhagem (filiação e afiliação, laços frátrios e continente frátrio). Toma a família como objeto de estudo para elaborar seus conceitos e como modalidade de intervenção clínica e institucional. O Prof. Benghozi é Doutor em Psiquiatria, Professor da Université Paris XIII Bobigny, da Université Toulon e Presidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Faz parte ainda da  Sociedade Francesa de Psicoterapia Psicanalítica de Grupo; da Sociedade Francesa de Terapia Familiar Sistêmica; Diretor do Serviço de Psiquiatria da Criança, do Adolescente e da Família de Hyères - França; Presidente da Comissão Nacional sobre Violência do Conselho Superior do Ministério do Trabalho e da Solidariedade da França.

Além do curso, do lançamento do livro, temos a satisfação de anunciar que a Comissão de Cooperação Internacional, presidida pela Profa. Maria Inês Fernandes (LAPSO), acaba de assinar um intercâmbio com o Institut de Recherche en Psychothérapie (França), presidida pelo Prof. Benghozi, para a realização de pesquisas, formação de profissionais e estágio entre os dois países. Nossos laços institucionais estendem-se ainda na organização em conjunto do Congrès de Hyères, (veja abaixo e na página do evento )que será realizado em 10 e 11 de fevereiro de 2011, em Hyères - França. Novos eventos estão em projeto e serão informados na oportunidade.

O eventos do LAPSO  são organizados por sua coordenara Profa.Tit. Maria Inês Assumpção Fernandes e pelo Tec. Psicólogo Robson Colosio, ambos do Depto de Psicologia Social e do Trabalho – IPUSP.

Por Robson Colosio