Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA & LaPp) Imprimir E-mail
Pesquisa - LEDA-LaPp

tit_pesquisa

Apresentação

O Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) pertence ao Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSA/ IPUSP).
Tem como objetivo geral realizar estudos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem em diferentes domínios, a saber: linguagem, moralidade, afetividade, inteligência e conflitos interpessoais.
A partir de 2010, unido com o Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), expandiu suas atividades para o atendimento à comunidade, sob a forma de cursos e oficinas para adultos e crianças.
Os projetos do LEDA-LaPp envolvem professores e alunos do IPUSP (graduação e pós-graduação), professores de outras Universidades (nacionais e internacionais), profissionais de áreas afins e a comunidade em geral.

Histórico

O LEDA foi criado em 1997, para sediar intercâmbio com a Universidade de Rennes 2 (França), no contexto de cooperação científica. Até 2002, suas atividades se concentraram em seminários de pesquisas dos professores participantes para alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia, sobre temáticas relacionadas aos processos de aprendizagem e do desenvolvimento psicológico.
Em 2003, além dessas atividades, LEDA recebeu os professores Jean Retschitzki e André Petitat, respectivamente das Universidades de Fribourg e Lausanne (Suíça), os quais estabeleceram projetos de cooperação com a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza, para apresentação de seminários e participação em eventos e cursos, sobretudo a respeito de dois temas: interpretações de contos de fadas e desenvolvimento infantil.
Nos anos de 2006 e 2007, LEDA dedicou-se ainda à realização de uma pesquisa denominada Valores em Universitários de diferentes cursos da USP, com a colaboração de alunos do curso de graduação para a coleta e análise de dados.
Em 2008, a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza iniciou cooperação com a professora Rosita Hadadd-Zubel, da Universidade de Fribourg (Suíça) sobre jogos em contexto multimídia. Este projeto fez parte do convênio acadêmico estabelecido entre o IPUSP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, aprovado em 2009.
Ainda em 2009, LEDA recebeu para apresentação de seminários de pesquisa os professores Manuel Tostain (Universidade de Caen - França) e Jean Retschitzki , que atuou como coordenador da parte suíça do convênio acadêmico. Além disso, incluiu entre seus integrantes a professora Fraulein Vidigal de Paula, docente do PSA/ IPUSP.
Em 2010, LEDA uniu-se ao LaPp, coordenado pelo professor Lino de Macedo, e conta com a participação da técnica Ana Lúcia Petty.
O LEDA-LaPp continua promovendo atividades de pesquisa entre seus integrantes e colaboradores, docentes e alunos do IP e de outras instituições, bem como professores estrangeiros que empreendem investigações sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Além disso, incluiu entre suas atividades, o atendimento à Comunidade.

ciencia-sem-fronteiras1   cnpq   images