Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA & LaPp) Imprimir E-mail
Pesquisa - LEDA-LaPp

tit_pesquisa


Apresentação

O Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) pertence ao Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSA/ IPUSP).
Tem como objetivo geral realizar estudos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem em diferentes domínios, a saber: linguagem, moralidade, afetividade, inteligência e conflitos interpessoais.
A partir de 2010, unido com o Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), expandiu suas atividades para o atendimento à comunidade, sob a forma de cursos e oficinas para adultos e crianças.
Os projetos do LEDA-LaPp envolvem professores e alunos do IPUSP (graduação e pós-graduação), professores de outras Universidades (nacionais e internacionais), profissionais de áreas afins e a comunidade em geral.

Histórico

O LEDA foi criado em 1997, para sediar intercâmbio com a Universidade de Rennes 2 (França), no contexto de cooperação científica. Até 2002, suas atividades se concentraram em seminários de pesquisas dos professores participantes para alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia, sobre temáticas relacionadas aos processos de aprendizagem e do desenvolvimento psicológico.
Em 2003, além dessas atividades, LEDA recebeu os professores Jean Retschitzki e André Petitat, respectivamente das Universidades de Fribourg e Lausanne (Suíça), os quais estabeleceram projetos de cooperação com a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza, para apresentação de seminários e participação em eventos e cursos, sobretudo a respeito de dois temas: interpretações de contos de fadas e desenvolvimento infantil.
Nos anos de 2006 e 2007, LEDA dedicou-se ainda à realização de uma pesquisa denominada Valores em Universitários de diferentes cursos da USP, com a colaboração de alunos do curso de graduação para a coleta e análise de dados.
Em 2008, a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza iniciou cooperação com a professora Rosita Hadadd-Zubel, da Universidade de Fribourg (Suíça) sobre jogos em contexto multimídia. Este projeto fez parte do convênio acadêmico estabelecido entre o IPUSP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, aprovado em 2009.
Ainda em 2009, LEDA recebeu para apresentação de seminários de pesquisa os professores Manuel Tostain (Universidade de Caen - França) e Jean Retschitzki , que atuou como coordenador da parte suíça do convênio acadêmico. Além disso, incluiu entre seus integrantes a professora Fraulein Vidigal de Paula, docente do PSA/ IPUSP.
Em 2010, LEDA uniu-se ao LaPp, coordenado pelo professor Lino de Macedo, e conta com a participação da técnica Ana Lúcia Petty.
O LEDA-LaPp continua promovendo atividades de pesquisa entre seus integrantes e colaboradores, docentes e alunos do IP e de outras instituições, bem como professores estrangeiros que empreendem investigações sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Além disso, incluiu entre suas atividades, o atendimento à Comunidade.

Imagens


 
 
ciencia-sem-fronteiras1   cnpq   images

                         


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.