INTER PSI - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais - GRUPOS DE ESTUDO Imprimir E-mail
Pesquisa - Inter Psi

 interpsilogo

 

Os Grupos de Estudo mantidos pelo Inter Psi são atividades de extensão, gratuitas, organizadas tanto pelo Coordenador do Inter Psi quanto pelos membros do laboratório. Seu objetivo é o de difundir os temas da Psicologia Anomalística para a comunidade em geral, não apenas para a comunidade uspiana, contribuindo com democratização do conhecimento científico produzido na universidade. Podem participar deles todos(as) os interessados(as), sem restrição de formação ou profissão.
Atualmente são oferecidos três Grupos de Estudo: um introdutório à Psicologia Anomalística e dois de temas específicos dessa disciplina. Essa oferta visa, assim, garantir que os interessados(as) possam tanto ter um conhecimento panorâmico da temática que envolve a Psicologia Anomalística, quanto possams e aprofundar em em alguns de seus temas de modo mais especializado. Sugere-se, portanto, que os(as) interessados(as) iniciem sua participação pelo Grupo de Estudos de Introdução à Psicologia Anomalística caso nunca tenham tido contato com essa disciplina.


Grupo de Estudos de Introdução à Psicologia Anomalística (GEANOM)

Grupo de Estudos Sobre Alterações e Anomalias da Identidade (GEALTER)

Grupo de Estudos de Hipnose e Estados Alterados da Consciência (GEHIP)

 



logointro1

Grupo de Estudos de Introdução à Psicologia Anomalística

O Grupo de Estudos de Introdução à Psicologia Anomalística é uma atividade de extensão do Inter Psi USP cujo principal objetivo é o de oferecer aos participantes o conteúdo básico a respeito dessa disciplina, a partir da leitura e da discussão de textos fundamentais do campo. 

Dentre os priocessos psicológicos (psicossociais, psicopatológicos e psicofisiológicos) a serem estudados, estão:

  • Psicologia (personalidade e funções) das Crenças e das Experiências Paranormais
  • Psicologia do Engano (Fraude e Coincidência)
  • Falsas Memórias
  • Ação Ideo-motora
  • Hipnose, Estados Alterados de Consciência e Placebo
  • Monitoramento da realidade
  • Validação Subjetiva
  • Alucinações
  • Superstição

Dentre as experiências alegadamente anômalas* a serem estudadas, incluem-se (mas não se limitam a):

  • Experiências fora do corpo
  • Experiências de aparições
  • Experiências telepáticas
  • Experiências precognitivas
  • Experiências de quase morte
  • Experiências de místicas
  • Experiências de Abdução por Alienígenas
  • Processos divinatórios

*(Note-se que por trás de uma alegação anômala pode-se encontrar uma interpretação convencional e é justamente esse o objetivo da Psicologia Anomalística)

O ingresso de novos participantes nas edição 2016 está encerrado. O(a)s interessado(a)s em participar do grupo em edições futuras devem responder a um breve questionário. Clique aqui para responder agora!

Para qualquer outro assunto, basta se comunicar com um dos coordenadores do grupo: Prof. Dr. Wellington Zangari ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ), Profa. Dra. Fátima Regina Machado (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ) ou Vanessa Duarte Corredato ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ). 


 

interpsidentity

Grupo de Estudos Sobre Alterações e Anomalias da Identidade (GEALTER)

O Grupo de Estudos Sobre Alterações e Anomalias da Identidade (GEALTER) é uma atividade de extensão do Inter Psi USP cujo principal objetivo é o de estudar, de uma perspectiva psicossocial e psicopatológica, diferentes experiências e fenômenos relacionados a alterações de identidade consideradas cientificamente anômalas, algumas vezes raras ou bastante específicas, embora nem sempre o sejam. Em geral, tais alterações estão relacionadas a alegações de cunho paranormal ou religioso. Parte dessas experiências pode também ter implicações clínicas, sendo importante considerar questões ligadas ao diagnóstico diferencial.

Dentre os temas que o GEALTER aborda, encontram-se:

  • As chamadas múltiplas personalidades (ou Transtorno Dissociativo de Identidade), bem como outras formas de transtorno dissociativo (fuga dissociativa, amnésia dissociativa etc.);
  • Casos de crianças e adultos que alegam memórias de vidas passadas e que por vezes se comportam tal como fariam em sua “vida pregressa”;
  • Experiências de possessão e mediunidade, em diferentes contextos religiosos e culturais;
  • Mudanças dramáticas e significativas de personalidade (positivas ou negativas) desencadeadas após eventos traumáticos ou de proximidade com a morte (experiências de quase morte / morte iminente, casos de transplantes de órgãos em que o receptor alega alterações de identidade supostamente correspondentes a características de personalidade do doador falecido etc.);
  • Mudanças de personalidade ou alterações de comportamento desencadeadas em função de práticas ou rituais religiosos (rituais de iniciação e cura, exorcismos etc.);
  • Diversas habilidades e fenômenos associados às experiências mencionadas acima, como, por exemplo:
    • Falar ou escrever em idiomas estrangeiros aparentemente desconhecidos pelo indivíduo (xenoglossia), ou falar ou escrever em línguas estranhas, mas que se comprovam inexistentes (glossolalia);
    • “Dissociação criativa” (escrita e pintura automáticas, criatividade latente);
    • Experiências fora do corpo, alucinações autoscópicas e heautoscópicas.

O ingresso de novos participantes nas edição 2016 está encerrado. O(a)s interessado(a)s em participar do grupo em edições futuras devem responder a um breve questionário. O(a)s interessado(a)s em participar do grupo em edições futuras devem responder a um breve questionário. Clique aqui para responder agora!

Para qualquer outro assunto, basta se comunicar com um dos coordenadores do grupo: Prof. Wellington Zangari ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ), Profa. Dra. Fátima Regina Machado (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ) ou Everton de Oliveira Maraldi, Ms. ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ). 



interpsihipnoslogo


Grupo de Estudos de Hipnose e Estados Alterados da Consciência 

O Grupo de Estudos de Hipnose e Estados Alterados da Consciência é uma atividade de extensão do Inter Psi - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais. Tem como objetivo concentrar o interesse na área de pesquisas em aspectos da Psicologia Anomalística voltados aos fenômenos hipnóticos e aos estados alterados de consciência.

O grupo se reúne quinzenalmente no Instituto de Psicologia da USP. Trata-se de uma atividade de extensão gratuita. Não há previsão de abertura do grupo para novos membros, no entanto, os interessados em participar devem responder a um breve questionário. Clique aqui para responder agora! 

Para qualquer outro assunto, basta se comunicar com um dos coordenadores do grupo, Prof. Wellington Zangari e Guilherme Raggi, pelo email institucional do grupo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
ciencia-sem-fronteiras1   cnpq   images

                         


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.