Edital de Abertura de Inscrições para a seleção de um Monitor Educador - Ano letivo de 2011 Imprimir E-mail

INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital CoC/IP 01/2010 Abertura de Inscrições para a seleção de um Monitor Educador - Ano letivo de 2011.

Comissão de Graduação / Comissão Interna de Licenciatura do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo comunica que, nos termos do Ofício Circular Pró-G/050/2010 de 13/12/2010, estarão abertas as inscrições para um monitor educador que ficará responsável pela supervisão de estágios do Curso de Licenciatura em Psicologia, a partir de março de 2011 e pelo prazo de 01 ano, podendo ser prorrogado por mais um, cumprindo a carga horária de 20 horas semanais (04 horas por dia), na Secretaria do Serviço de Graduação (Av. Prof. Mello Moraes, nº 1721 Bloco G sala 14).

I.
Das Inscrições
1-   Período de Inscrição: 3 a 19 de janeiro de 2011, das 9h00 às 13h00 (inscrição gratuita)

2-   Poderão se candidatar para participar da Etapa de Seleção para Bolsista Educador, alunos regularmente matriculados em programa de Pós-Graduação da USP que sejam licenciados em Psicologia ou Pedagogia.

3-    Experiência Profissional: professor ou profissional na educação básica ou profissionalizante, preferencialmente em escola pública, com experiência mínima de 3 anos.

4-    A inscrição será feita mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a)  Cópia do CPF;

b)  Comprovante de atuação como profissional de educação básica e/ou profissionalizante;

c)  Cópia do RG;

d)  Cópia do Diploma de Licenciado e Pós-Graduação/Especialização (se possuir);

e)  Currículo;

1. Declaração das disponibilidades de horário para o cumprimento das 20 horas semanais de dedicação às atividades previstas de Bolsista Educador;

g)  Texto breve contendo descrição de experiência prévia com formação continuada de professores e motivações pessoais do(a) candidato(a) que o levam a pleitear a bolsa de Educador;

h)  Ficha de inscrição do aluno, com todos os campos corretamente preenchidos (retirar no ato da inscrição)

1. Cópia simples do Título Eleitoral;
  2. Cópia simples do Documento Militar.

5-  Tempo de dedicação: 20 horas semanais;

6-  Descrição sumária das atividades: Apoiar docentes e discentes nas atividades de estágio curricular supervisionado de Licenciatura, tanto na preparação como na realização junto às escolas;

7-  Descrição detalhada das atividades: Sob a orientação do(s) docente(s) responsável(eis), os monitores educadores deverão desenvolver atividades centradas nos estágios supervisionados de alunos matriculados nos cursos envolvidos com o Projeto de Formação de Professores da USP, tanto nas unidades de formação específica quanto na Faculdade ou Departamento de Educação. Essas atividades comportam ações no âmbito das escolas e da Universidade tais como: intermediar contatos para realização de convênios em escolas parceiras e campos de estágio; servir de elo entre a Unidade e as Instituições que serão objeto do estágio, encaminhando a documentação específica e contribuindo para o estabelecimento de acordo entre as partes, de modo a que ambas se beneficiem com o vínculo. Os monitores estarão exclusivamente a serviço da formação dos estudantes da USP, não se envolvendo com o desenvolvimento de ações ou atividades pertinentes às instituições conveniadas para a realização dos estágios;

II.
Da Seleção de Bolsistas:
1- A seleção dos candidatos será feita pela Comissão Coordenadora de Curso de Licenciatura em Psicologia (CoC) do IP-USP baseado nos critérios:

1. Análise, pela CoC, da documentação dos candidatos (20 e 21/01/ 2011);
  2. Aplicação da prova  eliminatória e divulgação dos candidatos selecionados na 1° fase (26/01/2011);
  3. 2° Fase: Realização de entrevistas com os candidatos (27/01/2011);
  4. Divulgação dos resultados do processo seletivo (28/01/2011).

2- Todo processo seletivo deverá ser analisado e aprovado pela Comissão de Graduação (CG).

III.
Valor da Bolsa

O valor da bolsa é de R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) mensais, no período de março de 2011 a fevereiro de 2012, podendo ser renovada por mais um ano.