Curso de Aperfeiçoamento: A prática com famílias nas instituições Imprimir E-mail

FAMILIA_

Coordenadora: Profa Dra Belinda Mandelbaum
Vice-Coordenadora: Profa Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva

Objetivo:
oferecer instrumentos conceituais e técnicos que auxiliem os profissionais a aprimorar seus contatos com famílias no cotidiano de suas práticas institucionais, a partir de um conhecimento maior da realidade psíquica e social dos grupos familiares, contribuindo para promover intervenções mais eficazes em suas áreas de atuação.

Público alvo:
destina-se a profissionais da rede pública de saúde, educação e da área jurídica que lidam com famílias no cotidiano de suas práticas.

Metodologia:
aulas expositivas e discussões de situações de trabalho apresentadas pelos alunos.

Temas abordados:

• O estudo antropológico da família.
    Diversidade dos arranjos familiares no Brasil.
  • A família como sistema com uma estrutura de funcionamento inconsciente.
  • Mitos, crenças e valores na família.
  • Família e Serviço Social.
  • Famílias de migrantes.
  • Família e escola.
  • O contato inicial com famílias.
  • Transferência e contratransferência no trabalho com famílias.
  • A criança doente como sintoma dos pais.
  • O espaço e o tempo familiar.
  • Família e políticas públicas – Programa de Saúde da Família (PSF).
  • A família na interface entre o Direito e a Psicologia.
  • Família e violência.
  • Família e morte.
  • Os órfãos da AIDS.

Corpo docente:
Profa Dra Belinda Mandelbaum; Profa Associada Vera Silvia Facciolla Paiva; Doutorando Marcelo Lábaki Agostinho; Profa Associada Isabel Cristina Gomes; Profa Dra Cynthia Andersen Sarti; Profa Titular Maria Inês Assumpção Fernandes; Profa Dra Adriana Marcondes Machado; Mestranda Priscilla Nogueira Cavini; Profa Associada Maria Luisa Sandoval Schmidt; Dr Sidney Shine; Profa Associada Maria Júlia Kovács, Profª Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Carga horária e duração do curso
: 60 horas, com duração de 4 meses, ministrado às 6as feiras de manhã (das 8:30 às 12:30 horas).

11 de março de 2011.

Final:
1º de julho de 2011.

O curso contará com 4 horas semanais divididas da seguinte forma:

1ª parte: aula teórica (2 horas).

2ª parte: discussão de situações de trabalho dos alunos (1 hora e 40 minutos).

Freqüência mínima exigida
: o aluno deverá comparecer a, no mínimo, 75% das aulas.

Critérios de aprovação:
freqüência.

Número de vagas
: 40

Requisitos:
Poderão participar do curso profissionais que comprovadamente trabalhem em instituições públicas de Saúde, Educação e área Jurídica.

Procedimento de inscrição:
As inscrições serão feitas de acordo com formulário específico preenchido na secretaria do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP. Baixe aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO a ser entregue preenchida para a seleção

Seleção para o curso:
O interessado, para ser selecionado para o curso, deverá entregar um breve currículo e uma carta justificando o interesse pelo mesmo. Não serão aceitos currículos e cartas enviados por e-mail. Baixe aqui o MODELO DE CURRÍCULO a ser entregue para a seleção.

Período de inscrição para a seleção:
ATÉ 11/2/2011

Local de inscrição:
Secretaria do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP, Bloco A, sala 105, das 8:30 às 12 hs e das 13:30 às 16:30 hs.

Divulgação dos resultados:
dia 21 de fevereiro de 2001 será divulgada no site do IPUSP a lista dos candidatos selecionados.

Critério de seleção:
Ser profissional da rede pública de saúde, educação ou da área jurídica e lidar com famílias no cotidiano de suas práticas profissionais.

Certificados:
Serão fornecidos certificados no final do curso.

Número mínimo de participantes para a realização do curso:
20

O Curso é gratuito, mas haverá o pagamento de uma taxa de inscrição, para os aprovados no mesmo, no valor de R$ 100,00.

A inscrição para a seleção deverá ser feita pessoalmente. Não serão aceitas inscrições por e-mail.

* MODELO DE CURRICULO

* FICHA DE INSCRIÇÃO