Aspectos neuropsicológicos do Espectro Autista: Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento - 5/4/2011 Imprimir E-mail

Imagem2O Laboratório de Visão do Departamento de Psicologia Experimental convida os interessados para participar da palestra:Aspectos neuropsicológicos do Espectro Autista: Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento

Palestrante: Elaine Cristina Zachi
pós-doutranda pelo Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP

O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento cujas características  principais consistem nos prejuízos sociais e de comunicação, restrições de interesses, comportamentos repetitivos e estereotipados. Dentro do Espectro Autista, a Síndrome de Asperger e o Autismo de Alto Funcionamento destacam-se pela inteligência na faixa de normalidade (ou acima) e pelos sintomas mais brandos.

A palestra tem como objetivo demonstrar as características neuropsicológicas na Síndrome de Asperger e no Autismo de Alto Funcionamento, apresentar os principais modelos explicativos (Teoria da Mente, Modelo da Coerência Central, Disfunção Executiva) e os testes utilizados na clínica neuropsicológica, discutir achados apresentados em estudos experimentais publicados na última década e o estudo em andamento no Laboratório da Visão.

Organização:
Departamento de Psicologia Experimental