Workshop - Uso de Evidências em psicologia - 6/4/2011 Imprimir E-mail

Dias 6 e 7 de abril

6 de abril de 2011

9h
Profa. Dra. Emma Otta (IPUSP)
Boas-vindas

As diferentes fontes de evidência na produção científica em Psicoterapia
Sônia Beatriz Meyer (IPUSP)

10h 45
Psicologia Baseada em Evidências: a articulação entre a pesquisa e a prática clinica
Tamara Melnik (UNIFESP)

12h
Almoço

14h
Aplicações da Psicologia Baseada em  Evidências
Gabriela Andrade da Silva (IPUSP

15h
Janine Schirmer (UNIFESP)
Enfermagem Baseada em Evidências

16h

Lino de Macedo (IPUSP) - Educação Baseada em Evidências

7 de abril de 2011

9h
Como formular perguntas de pesquisa utilizando o P.I.C.O.
Elizabeth Biruel (BIREME)

10h

Fontes de informação em Psicologia
Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IPUSP)

Perguntas

12h
lmoço

14h
Oficina: Aplicação das estratégias de busca às fontes de informação (Sala de Treinamento Digital - localizada no Bloco G)

18h
Encerramento

Público-alvo:
Pesquisadores, alunos de pós-graduação, bibliotecários e demais interessados no tema.

Local:
Auditório Carolina Bori - Instituto de Psicologia - Av. Prof. Mello Moraes, 1721
 - Universidade de São Paulo

Inscrições:

Organização:
Gabriela Andrade da Silva, Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IPUSP) e Tamara Melnik (UNIFESP).

Vagas limitadas para a Oficina Aplicação das estratégias de busca às fontes de informação. Entretanto, poderá ser agendada outra data para a Oficina na Biblioteca do Instituto de Psicologia.

A Psicologia Baseada em Evidências foi definida, em 2006, pela American Psychological Association (APA) como a integração da pesquisa de alta qualidade metodológica à habilidade clínica, considerando as características individuais e culturais dos pacientes, bem como as suas preferências. Tal prática teve origem no Canadá e tem sido integrada no Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido. O esforço da APA para intervir no debate sobre a eficácia e efetividade das psicoterapias pode ser reconhecido como uma tentativa de fazer valer a referência científica na definição dos espaços sociais e profissionais reservados às práticas e saberes psicológicos. Além da prática profissional, para que os tomadores de decisão possam se valer da evidência, é necessário aperfeiçoar a capacidade nacional, e regional, em se tratando de América Latina, em produzir e utilizar o conhecimento construído e publicado em revistas científicas. Tanto no processo de utilização das evidências científicas na prática profissional, quanto na tomada de decisão em políticas públicas, os atores envolvidos nessas atividades precisam extrair do estoque de conhecimentos gerados e organizados em bases de dados e outras fontes de informação o que lhe será útil na solução de seus problemas. O objetivo deste Workshop é colaborar para a ampliação da discussão dessa área ainda incipiente no Brasil e que poderá trazer grandes benefícios para os pacientes psicológicos, contribuir com o avanço do conhecimento e se tornar um facilitador na gestão pública.