Pré-Evento do Seminário Psicologia Social e Imaginário Filme: Moi, un noir (1958), de Jean Rouch - 23/5/2011 Imprimir E-mail
Projeção do Filme: Moi, un noir (1958), de Jean Rouch, seguida de debate

locandina-moi-un-noir-214x300DIA: 23/05/2011

HORÁRIO: 18 horas

LOCAL: Sala Aurora Furtado
Av. Prof. Mello Moraes, 1.721
Bloco B (sala 20)
Cidade Universitária – São Paulo

RESUMO: O filme Moi, un Noir (Eu, um negro), de Jean Rouch (1917-2004), realiza uma subversão de gêneros através do desenvolvimento de uma ficção em um filme-documentário. Esboçado a partir de um estudo sociológico em Abdjan (Costa do Marfim), o filme é baseado em uma mentira desveladora: Omarou Ganda, o principal personagem, assume um papel que não corresponde a si mesmo, encontrando-se em uma posição dual entre um personagem real, no âmbito do documentário, e um personagem de  ficção.

A partir de uma
contextualização do cinema-etnográfico de Jean Rouch discutiremos tensões emergentes na relação entre os diferentes posicionamentos de si face ao outro: o sociólogo, o cineasta, o cidadão de Abdjan e seu personagem imaginário.

COMENTADOR: Renato Silva Guimarães (Universidade de Paris 1 Pantheon-Sorbonne, França; Laboratório de Estética Teórica e Aplicada)