Curso de Especialização "Prática Psicológica em Instituições" - 1/8/2011 Imprimir E-mail

curso_especializacaocpiaCoordena
ção:
Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato (IPUSP)

Objetivo:
Aprofundar conhecimentos teórico-práticos na práxis da Psicologia em instituições e promover reflexão  crítica a partir da experiência da ação psicológica em instituições da comunidade

Público-Alvo: Psicólogos
Carga Horária: 446 horas
Período: 1/8/2011 a 22/3/2013
Disponibilidade:
Segunda-feira, das 19h às 21h / Terça-feira, das  17h às 21h / Sexta-feira, das 17h às 21h

========================================================

MÓDULO I:
INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL

• Exercitar a reflexão por meio de textos que contemplam o pensamento fenomenológico existencial.
  • Refletir proposta de prática profissional nessa perspectiva

MODULO II:
PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL

• Questionar e discutir paradigmas para a Psicologia.
  • Apresentar e discutir aquilo tradicionalmente denominado Psicologia Fenomenológica e afins.

MODULO III:

SUPERVISÃO E APRENDIZAGEM

• Abordar a supervisão como intervenção.
  • Propiciar aprofundamento teórico e reflexões acerca do significado da supervisão como práxis.
  • Investigar articulações possíveis do significado de supervisão e aprendizagem.

MODULO IV:
PSICODIAGNÓSTICO

• Problematizar a questão do psicodiagnóstico.
  • Refletir acerca do psicodiagnóstico colaborativo.

MÓDULO V:

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA SOCIAL CLÍNICA: PROBLEMAS  EPISTEMOLÓGICOS, TEÓRICOS E PRÁTICOS

• Apresentar e discutir aspectos fundamentais da teoria e metodologia de pesquisa e intervenção desenvolvidas pelo Laboratório de Mudança Social, da Universidade de Paris VII.

MODULO VI:
PLANTÃO PSICOLÓGICO

• Discutir Plantão Psicológico como modalidade de prática em Aconselhamento Psicológico.
  • Refletir acerca dessa modalidade em Instituições.
========================================================

1/7/2011 a 15/7/2011, das 9h às 13h

Documentação necessária:
Cópia RG, CPF, CRP, Cópia Histórico Escolar, Curriculum Vitae e pagamento da taxa de inscrição.

Taxa de inscrição:

Investimento:
20 x R$ 320,00

Informações:

Realização:
Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencia e Prática em Psicologia - LEFE
Departamento Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade - PSA
Instituto de Psicologia