IPUSP atrai interesse de Instituições Internacionais - 10/5/2011 Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

Visita_de_GrantA CCNINT - Comissão de Cooperação Nacional e Internacional, do Instituto de Psicologia da USP tem registrado constantes visitas de representantes de universidades estrangeiras, interessadas em firmar convênios que promovam intercâmbio e troca de experiências a estudantes, pesquisadores e docentes.

Neste ano, o IPUSP recebeu a Université de Savoie, da França, representada pelo Prof. Dr. Jacques Ibañez, que tratou com o Prof. Dr. Arley Andriolo, do Departamento de Psicologia Social do IP, sobre a manutenção do convênio já existente entre as duas Universidades.

Funcionária Dalva Paes da CCNINT com o Prof. Grant
Vice Pró-Reitor da University of Surrey

Além disso, o Prof. Ibañez se reuniu com os membros da CCNINT, a professora Maria Inês A. Fernandes (presidente) e o Prof. Dr. Rogério Lerner (representante do PSA, na CCNINT) para acertar  e discutir detalhes de novos projetos.

ccint-

Profa. Maria Inês A. Fernandes, presidente da CCNINT com  o Prof. Jacques Ibañez
da Univesité de Savoie-França e  Prof. Arley Andriolo do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho

Houve também a visita do Prof. Colin Grant, Pró-Vice Reitor da University of Surrey, Reino Unido, que teve como objetivo dar continuidade às discussões sobre um possível convênio entre o IP e a Faculdade de Artes e Ciências Humanas da universidade britânica.  O Professor Rogério Lerner forneceu informações sobre os Departamentos do IPUSP e suas linhas de pesquisa. O Prof. Grant comentou sobre a formação de uma rede de instituições de nível superior, que possibilite uma maior parceira acadêmica e mobilidade de estudantes e de pesquisadores entre a América do Norte, Ásia e Europa, sendo a USP, a representante da América do Sul.

O Prof. Rogério Lerner comentou sobre sua pesquisa desenvolvida no IPUSP, que estuda o diagnóstico precoce do autismo em crianças. Este assunto, assim como o Programa de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, despertaram grande interesse no Prof. Grant que cogitou a possibilidade de implantar na University of Surrey um programa semelhante, além de contar com a participação de seus estudantes no programa da USP.

Ainda em abril, recebemos a visita do Sr. Mark Chan Poon, representante do Departamento de Relações Internacionais do King’s College de Londres, que foi recepcionado pelo Professor Doutor Rogério Lerner e pelo Prof. Dr. Sigmar Malvezzi, presidente da Pós-Graduação, ambos do IPUSP.  Em pauta, um convênio acadêmico específico para os alunos de pós-graduação no Institute of Psychiatry do King´s College, que conta com inúmeras linhas de pesquisa nas áreas de Psicologia Forense, Saúde Mental, Psicologia Clínica, Neurosciência, entre outras.

Desde sua criação, em  2009, a CCNINT do IP tem se empenhado no projeto de internacionalização da unidade, tendo já firmado, aproximadamente vinte convênios. Mais informações, no site www.ip.usp.br/ccnint e pelo telefone 3091-8239.

Por Islaine Maciel e Idalina Nogueira
Fonte: Dalva Paes