V3N2A01 - Editorial Imprimir E-mail
Publicações - Revista Transformações




Editorial
 



Chegamos ao nosso quinto número anunciando a suspensão de nossa edição impressa e o adiamento temporário da indexação em bases de dados como, por exemplo a PEPsic, BVS-Psi e Scielo, mantendo a publicação no site do Instituto de Psicologia da USP.


Desde a suspensão da impressão, pudemos notar que as solicitações que recebemos de assinaturas desse formato aumentaram consideravelmente, oriundas principalmente de bibliotecas de outras faculdades. A edição impressa configurava-se como um meio importante de divulgação da revista. E um meio que, por atingir diferentes instituições de ensino e regiões do país, serve preciosamente à ambição formativa, pois leva a revista mais longe, abrindo a possibilidade de que num futuro próximo os leitores tornem-se autores e a revista, mais plural.


Não que o meio virtual não atinja o público discente. Mas não parece precipitado supor que isso ocorra principalmente através das bases de dados de artigos acadêmicos, como a Scielo. Contudo, o ingresso para uma base de dados requer um processo de programação relativamente complexo. Dentre as possibilidades técnicas de execução da indexação, encontram-se desde recursos de informática exclusivos para o periódico a conhecimentos de programação editorial disponíveis apenas por meio de cursos oferecidos por bibliotecas.


Assim, apesar de a decisão da suspensão da edição no formato impresso ter sido uma decisão realista, associada ao adiamento da indexação às bases de dados, a divulgação da revista foi restringida. Retomar estas atividades mostra-se uma tarefa dispendiosa, principalmente quando consideradas as demandas editoriais de cada número da revista, que nos forçam a resolver problemas de urgência em detrimento de planos a longo prazo.


Ambas as empreitadas – a indexação e uma possível volta da edição impressa – demandam esforço e tempo, mas principalmente, parceiros. Por isso, cabe não economizar na comemoração: temos sangue novo! A revista recebe uma terceira geração de alunos em seu corpo editorial em um momento de embate entre as regras ideais e a realidade concreta e, portanto, de adaptação e criação de novas estratégias.


A primeira geração da revista tinha em mãos uma tarefa distinta. Tratava-se, antes de mais nada, de conceber algo novo. Mas não só isso. Era preciso tirar a ideia do papel, pesquisar condições e possibilidades de realização do projeto e lutar para criar o espaço que hoje ocupamos.


Depois de ligada a locomotiva, a questão era lenha na caldeira. Uma segunda fornada de membros da comissão executiva aprendeu, então, a conduzir o processo editorial segundo as regras concebidas, solidificando e instaurando um modo de trabalho funcional e permanente durante o tempo. Isto permitiu que membros pudessem entrar e sair da revista mantendo o processo editorial ativo.


Mas o novo pede passagem e é hora de outras estratégias recolocarem problemas existentes em termos originais. Mantendo sempre o ideal de formação da revista, não devemos esquecer de seu prefixo trans, que diz respeito ao para além, à renovação e à posteridade.
 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.