PSC 5926 - Atualidades em Psicoterapia Analítica Funcional - 7/5/2011 Imprimir E-mail

Disciplina de Pós-Graduação

Atualidades em Psicoterapia Analítica Funcional

(02 créditos).

Jonathan W. Kanter

Associate Professor e Clinic Coordinator da University of Wisconsin Milwaukee, Department of Psychology. Pesquisador especializado em pesquisa de processos com categorização de comportamentos e FAP.

Sonia Beatriz Meyer – Docente da Pós-graduação em Psicologia Clínica do IPUSP

OBJETIVOS:

Discutir as questões mais relevantes acerca da teoria e da aplicação da Functional Analytic Psychotherapy (FAP). A disciplina é uma proposta de estudo avançado acerca da FAP e deve atender às demandas pertinentes às pesquisas de pós-graduação sendo realizadas no Instituto de Psicologia da USP.

JUSTIFICATIVA:

A FAP é, na atualidade, uma modalidade de psicoterapia comportamental amplamente reconhecida. Tem sido investigada por meio de pesquisas de resultados, revelando eficácia para várias queixas recorrentes na clínica psicológica (p.ex. transtornos de personalidade, síndromes ansiosas em geral, transtornos do espectro bipolar etc.) e demandas de saúde (p.ex. FAP comunitária). Porém, na condução das pesquisas de pós-graduação têm sido levantadas questões acerca de seus elementos centrais, como por exemplo, “qual o timing do terapeuta para evocar e prover consequências para comportamentos clinicamente relevantes?” e “quanto tempo de uma sessão deve envolver o manejo direto destes comportamentos?”.

Dessa forma, a visita do Prof. Kanter deve prover esclarecimentos ou oportunidades de discussão destes e de outros pontos relacionados à aplicação da FAP.

CONTEÚDO (EMENTA):

O conteúdo envolve a exploração dos diversos aspectos relacionados à aplicação dos procedimentos de evocar e prover consequências para comportamentos clinicamente relevantes (CRBs). Serão realizados exercícios sobre a FAP, dramatizações e análise de vídeos. Haverá tarefas a serem feitas entre as aulas.

Título: Atualidades em Psicoterapia Analítica Funcional.

Aula 1. Aspectos centrais da FAP;

Aula 2. Aplicações da FAP a diferentes transtornos e com diferentes abordagens de intervenção;

Aula 3. Lições a partir da pesquisa empírica com FAP.

BIBLIOGRAFIA:

Básica

Busch, A. M., Kanter, J. W., Callaghan, G. M., Baruch, D. E., Weeks, C. E., & Berlin, K. S. (2009). A micro-process analysis of functional analytic psychotherapy’s mechanism of change. Behavior Therapy, 40, 280-290.

Kanter, J. W., Landes, S. J., Busch, A. M., Rusch, L. C., Brown, K. R., Baruch, D. E., & Holman, G. (2006). The effect of contingent reinforcement on target variables in outpatient psychotherapy for depression: A successful and unsuccessful case using functional analytic psychotherapy. Journal of Applied Behavior Analysis, 39, 463-467.

Complementar:

Tsai, M., Kohlenberg, R. J., Kanter, J. W., Kohlenberg, B., Follette, W. C., & Callaghan, G. M. (Eds.). (2008). A Guide to Functional Analytic Psychotherapy: Using Awareness, Courage, Love and Behaviorism. New York, NY: Springer.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Participação nas atividades propostas em aula e durante as horas de estudo previstas.

Data: 03, 04 e 05/08/11 - Horário: das 14h às 18h

Local: Sala 13, Bloco F, Instituto de Psicologia - USP

Aluno regulares e especiais: Inscrição na Secretaria de Pós-Graduação

Alunos ouvintes: comparecer no dia da aula