Disciplina NEC 5749-Genética e Evolução da Visão de Cores - 29/8/2011 Imprimir E-mail

maureenjayPROFESSORES CONVIDADOS:

Maureen Neitz e Jay Neitz - University of Washington

(Informações sobre o trabalho dos professores: http://www.neitzvision.com/)

29/8/2011, das 9h às 12h e das 13 às 16h

OBJETIVOS:
O principal objetivo desta disciplina é descrever os mecanismos genéticos e evolutivos que deram origem à variação da visão de cores humana e discutir as implicações desta variação em doenças comuns que afetam os humanos incluindo degeneração macular relacionada à idade e miopia. O segundo objetivo é descrever experimentos recentes de cura para o daltonismo em primatas adultos e as implicações destes resultados para a compreensão da evolução dos mecanismos retinianos responsáveis pela visão de cores.

JUSTIFICATIVA:
a elucidação da maquinaria neural responsável pela visão de cores normal e deficiente é um problema difícil e requer a compreensão dos mecanismos evolutivos e dos eventos aos níveis genéticos, protéicos, neurais e de circuitaria. Este curso irá destacar os resultados dos últimos anos incluindo a discussão de novas hipóteses que buscam incorporar recentes descobertas e direcionar futuras pesquisas.

CONTEÚDO:
1.      Genes e fotopigmentos da visão de cores
1.1.  Genética da visão de cores normal
1.2.  Genética das deficiências hereditárias da visão de cores
1.3.  Evolução e variação dos pigmentos sensíveis a comprimentos de onda longos (L) e médios (M) em humanos
2.      Genes e o mosaico dos cones
2.1.  Variação da taxa de cones L/M