Conferência: Biopolitics and Neuropolitics: Governing conduct in the age of the brain - 29/8/2011 Imprimir E-mail

29 de agosto, 20 horas (auditório aberto a partir das 19:00 hs).

(Biopolítica e neuropolítica: governando a conduta na era do cérebro)

Nikolas Rose - Professor de Sociologia da London School of Economics (LSE); Diretor do Centre for the Study of Bioscience, Biomedicine, Biotechnology and Society.

A conferência versa sobre os mais recentes estudos do Prof. Rose acerca das implicações sociais, éticas, culturais e legais da psiquiatria genética e biológica e da neurociência comportamental.

Local: TUCA/ PUCSP

Promoção:

Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social / PUC-SP; LinC – Laboratório de Inteligência Coletiva do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica / PUC-SP; Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva – FMUSP e Programa de Pós Graduação de Sociologia – FFLCH- USP

(tradução simultânea )

Nikolas Rose é biólogo, psicólogo e sociólogo. Fundou em 1989 a History of Present International Network, uma rede internacional de pesquisadores que trabalham a obra de Michel Foucault. Foi editor da revista britânica Economy and Society e é co-editor da revista BioSocieties, publicada pela LSE. Rose tem publicações nos campos da história política e social, da genealogia da subjetividade, da história do pensamento empírico na sociologia, e das mudanças de racionalidades e técnicas do poder político. Sua pesquisa atual concentra-se na psiquiatria genética e biológica e na neurociência comportamental, concentrando-se nas implicações políticas, sociais, legais e econômicas dos recentes desenvolvimentos das ciências do cérebro e das neurotecnologias e nas concomitantes mudanças nas idéias de normal e patológico, na distinção entre cura e melhoria, e na fronteira entre doença e saúde. Em especial, a pesquisa examina a emergência de novas formas de governo da vida e conduta mental humana e suas consequências. Atualmente, Rose é responsável pelo Centro de Biologia Sintética e Inovação da LSE e membro da European Neuroscience and Society Network, uma rede européia de estudos interdisciplinares em neurociências.