Palestra: O trabalho comportamental com o autismo no Centro ABA em Lisboa e Porto: pais e comunidade - 5/9/2011 Imprimir E-mail

trab_comportamental

Reut Peleg

Reut Peleg obteve o seu B.A em Psicologia pela Universidade de Essex em 1996. Mais tarde, obteve a sua qualificação como analista comportamental pela Universidade de Tel-Aviv em 2000 e o seu grau de mestrado em Psicologia Geral pela Universidade Walden (EUA) em 2009, sob a orientação do Dr. Steven Little. A Reut tem trabalhado com crianças e adolescentes em Israel e Inglaterra, sob a supervisão do Professor Amos Rolider e do Dr. Paul Holland respectivamente. Ela tem coordenado programas de intervenção comportamental, conduzido análises funcionais têm formado profissionais na aplicação de intervenções comportamentais intensivos e específicas, bem como coordenado programas escolares em ambos os países. Em 2001, a Reut serviu como supervisora do projecto de inclusão de ABA nas escolas pela NAS (National Autistic Society) em Israel. Em 2004, a Reut emigrou para Portugal, onde co-fundou a Ideiaba, Lda, uma empresa dedicada à formação profissional, desenvolvimento de material didáctico e intervenção clínica. A Reut já apresentou diversos workshops e participou em conferências em Israel, Inglaterra e Portugal.

Nicole Dias

Nicole Dias tirou a sua licenciatura no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) em 2005. Em 2006 integrou na primeira equipa a aplicar intervenções ABA (Applied Behavior Analysis) em Portugal, em crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, na qual ela coordenou equipas clínicas e programas de intervenção. Em 2008 co-fundou a Ideiaba, Lda, uma empresa dedicada à formação profissional, desenvolvimento de material didático e intervenção clínica. A Ideiaba é uma entidade que gere o ABA – Centro de Terapias Comportamentais, no qual a Nicole coordena equipas clínicas e programas de intervenção comportamental, formando psicólogas e profissionais da educação na aplicação das estratégias de ABA, entre outras responsabilidades, sob a supervisão da Reut Peleg (analista comportamental). A Nicole já apresentou workshops e seminários acerca de diversos tópicos relacionados com a intervenção comportamental, incluindo introdução ao ABA, princípios fundamentais, gestão de sala de aula, entre outros.