O desenvolvimento das funções psicológicas superiores na perspectiva histórico-cultural de Luria - 26 e 27/9/2011 Imprimir E-mail

Curso de Atualização
LuriaPROFESSORA CONVIDADA
Doutora Silvana Calvo Tuleski
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, PR.

26 e 27/9/2011, das 10h às 12h

O mini-curso tem como proposta apresentar a obra de A. R. Luria (1902-1977) como determinada pela concretude de seu contexto histórico. Luria deu continuidade aos pressupostos vigotskianos em suas pesquisas sobre o funcionamento cerebral e suas patologias, superando a compreensão do homem como mais uma espécie sujeita, em seu desenvolvimento, às condições de maturação de seu organismo biológico, e, portanto, limitada por tais condições que independem de aspectos sócio-culturais. Desta forma, a “arquitetura” dos sistemas funcionais cerebrais subjacentes, que possibilitam o reflexo consciente da realidade, não permanece constante ao longo do desenvolvimento, isto é, não é estática, mas justamente é no e pelo reflexo da realidade, entendido aqui como processo, que se constituem as formas mais complexas do psiquismo humano, suas ligações funcionais.

PROGRAMA :

1. BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA DE LURIA;

2. TENDÊNCIAS NO INTERIOR DA NEUROPSICOLOGIA: LOCALIZACIONISMO E HOLISMO;

3.CONSTITUIÇÃO OU FORMAÇÃO DOS SISTEMAS OU UNIDADES FUNCIONAIS E SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES;

4. FUNCIONAMENTO DAS TRÊS PRINCIPAIS UNIDADES FUNCIONAIS;

5. IMPLICAÇÕES DA CONCEPÇÃO LURIANA PARA A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO;

6. APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA E RELAÇÃO COM AS FUNÇÕES SUPERIORES;

Organização:
Departamento de Psicologia Aprendizagem, da Personalidade e Desenvolvimento

Local:
Sala de Capacitação da Biblioteca do Instituto de Psicologia / USP

Mais informações:
3091-4185

=====================

BIBLIOGRAFIA:

LURIA, Alexander R. A psicologia experimental e o desenvolvimento infantil. In: VIGOTSKII, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998, p.85-102.

LURIA, Alexander R. Diferenças culturais de pensamento. In: VIGOTSKII, L.; LURIA, A.;LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998, p. 39-58.

LURIA, Alexander R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L.; LURIA, A.;LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998, p.143-190.

LURIA, A . R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

TULESKI, Silvana Calvo. A relação entre texto e contexto na obra de Luria: apontamentos para uma leitura marxista. Maringá –PR: EDUEM, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem, São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L. S. & LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.