Prof. César Ades - trajetória Imprimir E-mail

O IPUSP lamenta profundamente a morte do Professor César Ades, ocorrida no dia 14/3/2012.

César Ades nasceu em 8 de janeiro de 1943, no Cairo, Egito, veio ao Brasil aos 15 anos de idade e naturalizou-se brasileiro. Foi docente do Departamento de Psicologia Experimental e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento no Instituto de Psicologia da USP. Ocupou o cargo de Diretor do IP entre 2000 e 2004 e Vice-Diretor de 1998 a 2000. Além de Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP até janeiro de 2012 .

Ades fez sua história no IPUSP: graduou-se em Psicologia em 1965 e no mesmo ano iniciou sua atividade docente. Em 1969, desenvolveu sua dissertação de Mestrado em Psicologia Experimental intitulada A retenção dos itens irrelevantes numa tarefa de busca visual. Obteve o título de doutor em 1973 com a tese A teia e a caça da aranha Argiope argentata. Em 1991, concluiu a livre-docência com o trabalho Instinto e Aprendizagem na Aranha Argiope argentata e, em 1994, tornou-se professor titular. O docente era referência nacional e internacional na área de etologia e contribuiu de forma expressiva em projetos de pesquisa e várias publicações científicas. Na pós-graduação, sob sua orientação, formaram-se 25 mestres e 23 doutores.

Foi coordenador do Laboratório de Etologia do IP, editor da Revista de Etologia e membro do conselho editorial das revistas Behavior and Philosophy e Acta Ethologica. No período de 1992 a 2004, foi membro da Comissão Executiva da Revista Psicologia USP, publicação oficial do IPUSP. Firmou intercâmbios científicos e acadêmicos com o Laboratoire d'Éthologie Expérimentale et Comparée, Paris XIII, e com a Unidade de Investigação em Eco-Etologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, além de prestar colaboração e assessoria para agências de fomento, como Fapesp, Capes e CNpq, e outras universidades e sociedades científicas.

Fundou a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), da qual foi presidente e vice-presidente. Foi membro da Federação de Sociedade de Biologia Experimental e da International Council of Ethologists. Coordenou a XXVIII International Ethological Conference em 2003, da International Society of Comparative Psychology.

Em 2008, Prof. César Ades assumiu a cadeira número 19 da Academia Paulista de Psicologia.

Durante sua gestão como diretor do IP, aprovou o projeto pedagógico do atual currículo do curso de graduação em psicologia; inaugurou o Bloco F, com novas salas de docentes e novos laboratórios, e, nesse período,foram iniciadas as obras do prédio onde fica hoje a administração do IP. Além disso, foi idealizador do Centro de Memória do IPUSP, do qual era coordenador.

Comunicação IP