Disciplina de Pós-Graduação: Fenomenologia da Vida em Michel Henry e as Psicoterapias - 17 e 18/11/2011 Imprimir E-mail

(02 créditos).

PSC PSC5931 Fenomenologia da Vida em Michel Henry e as Psicoterapias

17/11/2011 (quinta-feira) das 14h às 18hs na Sala 20 Bloco B

18/11/11 (sexta-feira)  das  14h às 17hs  na Sala 20 Bloco B

Karin_e_Florinda

Florinda Martins - Profª Emérita do Centro de Estudos em Filosofia – CEFi – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal.

Karin Hellen Kepler Wondracek - Psicóloga e psicanalista - Porto Alegre /Professora Faculdades EST - São Leopoldo, RS.

Inscrições:

Até o dia 17/11/2011. Por email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. indicar no Assunto: PSC 5931-1 à inscrição, enviar nome completo e email para contato. Vagas limitadas!

Alunos regulares: Secretaria de Departamento de Psicologia Clínica – com formulário assinado pelo orientador.

* Certificado de presença aos participantes.

OBJETIVOS: A reflexão crítica sobre as psicoterapias, na fenomenologia da vida, faz propostas que legitimam o que podemos chamar de pressupostos fenomenológicos das psicoterapias. Investigar como a fenomenologia da Vida compreende a subjetividade humana e seu pathos, na vulnerabilidade originária do afeto, ou vulnerabilidade originária do desejo e assim abrir outras vias de acesso ao afeto e às suas transformações.

Os professores responsáveis são investigadores do Projeto em Rede Internacional para a divulgação da obra de Michel Henry no idioma português, sob coordenação científica de Florinda Martins, protocolo firmado entre Universidade Católica Portuguesa, Faculdades EST/RS, Associação Psicanalítica Sigmund Freud/Porto Alegre/RS, Departamento de Psicologia Clínica/Universidade de São Paulo,

Organização: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP.

Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP / CAPES/Faculdades EST, São Lepopoldo, RS.

Prof. Responsável: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Local: