Seminário: Mal-Estar Docente, Discursos e Sintoma - 16/11/2011 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

com Marcelo Ricardo Pereira -
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais


Dias: 16, 17 e 18 de novembro, das 14 às 18 hs



Prof. Responsável: Maria Cristina Kupfer

Realização: Departamento de Psicologia Social, da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano.

O seminário poderá valer dois créditos para alunos de pós-graduação caso seja aprovado como disciplina pela reitoria da USP.


Local: Auditório da Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP

Vivemos em tempos de mal-estar como efeito de uma cultura de excessos generalizados e menos recalcados: hiperconsumo, sobrevalorização da intimidade e da moral, arranjos perversos, segregação. O mal-estar – outro nome da angústia, segundo Freud – acomete incondicionalmente o campo social, inclusive o da educação. Professores se dizem cada vez mais destituídos, desrespeitados e desautorizados por uma civilização que, como veremos, pôs em declínio o discurso do mestre em favor de um outro que rejeita o laço social, o do capitalista.

Aderidos a tal discurso, e supostamente sem interdição, crianças e jovens parecem levar às últimas conseqüências o confronto geracional com aqueles que os guiam. Isso somado ao desgaste do ofício e à proletarização da profissão têm resultado, entre outras coisas, no que se pode denominar padecimento mental de professores e seus múltiplos modos de sintoma.

Mas em psicanálise o sintoma não é propriamente o sinal de uma doença, como se pensa a partir da ordem médica. Se ele é um problema, é também uma solução. Torna-se necessário, portanto, entender que solução (de compromisso) os mestres produzem com os seus sintomas precisamente nestes tempos de declínio do discurso que leva o seu nome. São estas as questões e conceitos que desenvolveremos ao longo do curso.

BIBLIOGRAFIA

FREUD, S. Conferências introdutórias 23 e 28. Edição Brasileira das Obras Completas, vol. XVI, Rio de Janeiro: Imago, 1980 (original de 1917).

_____. O mal-estar na civilização. Idem, vol. XXI, 1980 (original de 1930).

KUPFER, M.C. Por uma vara de vidoeiro simbólica. In AQUINO, J. (org.) Autoridade e autonomia na escola. S. Paulo: Summus, 1999.

LACAN, J. O seminário. Livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992 (original de 1969-70). [seminários: I a IV e XII]

LAIA, S. O sintoma como problema e como solução. Disponível em http://www.nucleosephora.com/asephallus/numero_06/artigo_03.htm acessado em 19/2/10.

PEREIRA, M.R. O mestre nos quatro discursos. In A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008, p. 126-143.

Marcelo Ricardo Pereira é Psicólogo, Psicanalista e Professor do Departamento de Ciências Aplicadas, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenada a Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação, do Programa de Pós-Graduação/FaE, sendo membro integrante do LAPED (UFMG), do LEPSI (USP) e do GT Psicanálise, Infância e Educação (ANPEPP). É autor de O Avesso do Modelo (Vozes), A Impostura do Mestre (FinoTraço) e Acabou a autoridade? (FinoTraço), entre outras publicações.
 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.