Seminário: Mal-Estar Docente, Discursos e Sintoma - 16/11/2011 Imprimir E-mail

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais

Dias: 16, 17 e 18 de novembro, das 14 às 18 hs

Prof. Responsável: Maria Cristina Kupfer

Realização: Departamento de Psicologia Social, da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano.

O seminário poderá valer dois créditos para alunos de pós-graduação caso seja aprovado como disciplina pela reitoria da USP.

Local: Auditório da Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP

Vivemos em tempos de mal-estar como efeito de uma cultura de excessos generalizados e menos recalcados: hiperconsumo, sobrevalorização da intimidade e da moral, arranjos perversos, segregação. O mal-estar – outro nome da angústia, segundo Freud – acomete incondicionalmente o campo social, inclusive o da educação. Professores se dizem cada vez mais destituídos, desrespeitados e desautorizados por uma civilização que, como veremos, pôs em declínio o discurso do mestre em favor de um outro que rejeita o laço social, o do capitalista.

Aderidos a tal discurso, e supostamente sem interdição, crianças e jovens parecem levar às últimas conseqüências o confronto geracional com aqueles que os guiam. Isso somado ao desgaste do ofício e à proletarização da profissão têm resultado, entre outras coisas, no que se pode denominar padecimento mental de professores e seus múltiplos modos de sintoma.

Mas em psicanálise o sintoma não é propriamente o sinal de uma doença, como se pensa a partir da ordem médica. Se ele é um problema, é também uma solução. Torna-se necessário, portanto, entender que solução (de compromisso) os mestres produzem com os seus sintomas precisamente nestes tempos de declínio do discurso que leva o seu nome. São estas as questões e conceitos que desenvolveremos ao longo do curso.

BIBLIOGRAFIA

FREUD, S. Conferências introdutórias 23 e 28. Edição Brasileira das Obras Completas, vol. XVI, Rio de Janeiro: Imago, 1980 (original de 1917).

_____. O mal-estar na civilização. Idem, vol. XXI, 1980 (original de 1930).

KUPFER, M.C. Por uma vara de vidoeiro simbólica. In AQUINO, J. (org.) Autoridade e autonomia na escola. S. Paulo: Summus, 1999.

LACAN, J. O seminário. Livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992 (original de 1969-70). [seminários: I a IV e XII]

LAIA, S. O sintoma como problema e como solução. Disponível em http://www.nucleosephora.com/asephallus/numero_06/artigo_03.htm acessado em 19/2/10.

PEREIRA, M.R. O mestre nos quatro discursos. In A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008, p. 126-143.

Marcelo Ricardo Pereira é Psicólogo, Psicanalista e Professor do Departamento de Ciências Aplicadas, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenada a Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação, do Programa de Pós-Graduação/FaE, sendo membro integrante do LAPED (UFMG), do LEPSI (USP) e do GT Psicanálise, Infância e Educação (ANPEPP). É autor de O Avesso do Modelo (Vozes), A Impostura do Mestre (FinoTraço) e Acabou a autoridade? (FinoTraço), entre outras publicações.