IP e Serviço de Fisioterapia do HC oferecem vagas no “Projeto Enurese” que auxilia e trata jovens e crianças com problema de enurese noturna - 26/1/2012 Imprimir E-mail

O Instituto de Psicologia (IP) da USP e o Serviço de Fisioterapia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), junto ao Instituto da Criança (ICr), criaram o Projeto Enurese, que oferece avaliação e tratamento multidisciplinar a jovens que sofrem desse problema.

A enurese noturna, conhecida popularmente como “xixi na cama”, é um problema que afeta crianças e adolescentes e, muitas vezes, é negligenciado pelos pais ou até mesmo pelos profissionais da saúde, apesar das sérias consequências sociais e emocionais que produz.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3091-1961 ou por meio de contato no site do Projeto Enurese. Os candidatos devem ter entre seis e dezessete anos e apresentarem episódios de perda de urina durante o sono pelo menos uma vez por semana. O atendimento aos jovens que participarem do programa será gratuito.

A triagem será feita nas dependências do HC por uma equipe integrada por médicos, psicólogos e fisioterapeutas. A avaliação inclui avaliação clínica, laboratorial e psicológica, polissonografia e posturografia. A partir do resultado deste conjunto define-se o tratamento mais adequado , o que pode envolver o uso de medicamentos, utilização do alarme ou reeducação postural, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Mais informações: site www.projetoenurese.com.br