Curso: CPAT - Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho - 4/5/2012 Imprimir E-mail

Curso de Extensão Universitária

De 4/5 a 14/9/2012
das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30

*Quinzenalmente, às sextas-feiras

*Não haverá aula no mês de julho

Conceitos e princípios para intervenção no campo da saúde do trabalhador

Apresentação
O CPAT e a Fundacentro organizaram o presente curso que pretende apresentar o campo da saúde do trabalhador, romper com aspectos da formação tradicional, apontar e marcar as diferentes perspectivas que relacionam saúde e trabalho, abrigar uma perspectiva interdisciplinar e as contribuições da psicologia social do trabalho. Visa ainda fomentar as contribuições da saúde do trabalhador tanto em relação aos profissionais de órgãos e equipamentos públicos que atuam diretamente com a temática como aqueles que lidam com as questões de saúde do trabalhador no campo da saúde mental, da saúde básica e da assistência social, nos sindicatos e em instituições de pesquisa.

Programa do Curso
4/5/2012
- Apresentação do curso – CPAT e Fundacentro
- O campo da saúde do trabalhador: aspectos históricos e conceituais. Processo saúde-doença.
- Fundamentos da Medicina Social Latinoamericana, da saúde ocupacional e da medicina do trabalho.

Tarde:
- Relação capital-trabalho. Processos de trabalho. Terceirização e precarização do trabalho.

18/5/2012
Manhã:
- Construção social do arcabouço jurídico. Construção das leis.

Tarde:
- Constituição de 1988. SUS e a saúde do trabalhador. Código Sanitário do Estado de São Paulo.
- Aspectos da NR 17 e seus anexos. Como são definidos os limites de tolerância e os adicionais compensatórios.
- Contradições na área de saúde dos trabalhadores presentes nos acordos coletivos. Análise de aspectos do FAP.

1/6/2012
Manhã:
- Acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. Construção do reconhecimento pela legislação e os aspectos não considerados. Aspectos da legislação e a culpabilização do trabalhador.
- Desconstrução de direitos.

Tarde:
- Políticas públicas em saúde do trabalhador. O Brasil as tem? Obstáculos intra e intersetoriais.

15/6/2021
Manhã:
- Movimento sindical e a participação na construção das políticas da saúde. Contradições nas políticas públicas e relações intersetoriais.

Tarde:
- Atividade coordenada: análise crítica dos aspectos jurídicos e relativos ao processo de trabalho presentes nas matérias e sentenças judiciais.

29/6/2012
Manhã:
- Naturalização dos acidentes. Ideologia hegemônica. Produção e reprodução da culpabilização da vítima. Complexidade dos acidentes de trabalho.

Tarde:
- Análise crítica dos discursos da habilidade, competência e excelência. Caso LER/DORT.

3/8/2012
Manhã:

- Poder e trabalho. Relações de poder no trabalho. Análise crica do ideário de Programas de
Qualidade de Vida no Trabalho.

Tarde:
- Trabalho e subjetividade. Leituras das teorias (stress, psicodinâmica, psicopatologia do trabalho,
desgaste).

17/8/2012
Manhã:
- Atividade coordenada: Como a questão da saúde do trabalhador se apresenta ou não em cada
serviço público e como tem sido a abordagem desta questão?
Grupos de trabalho e apresentação.

Tarde:
- Ação e intervenção no trabalho: concepções e princípios
  - cotidiano de trabalho (trabalho real x prescrito);
  - micronegociações;
  - princípios éticos.

31/8/2012
Ação e intervenção no trabalho:
a) Vigilância: experiência sindical e experiência dos centros de referência e órgãos de
vigilância sanitária.

b) Assistência

14/09/2012
c) Reabilitação Profissional;
d) Processos de formação e educação em saúde

Tarde:
Diretrizes para ação nos locais de trabalho: o poder público e a integração com o movimento
social

Público-alvo
Profissionais de instituições públicas de saúde do trabalhador (CEREST e CRST); profissionais da
rede básica de saúde e da rede de saúde mental do SUS, que atendem trabalhadores (empregados,
terceirizados, do “setor informal”, desempregados etc); profissionais de instituições públicas de
previdência e assistência social (CRAS, CREAS e INSS).

Certificados
Receberão certificados os alunos que tiverem freqüência igual ou acima de 85% das aulas (um dia e
meio período de outro dia).

Número de vagas disponíveis
Total de 34 vagas, sendo distribuídas da seguinte maneira:
18 vagas – profissionais de instituições públicas de saúde do trabalhador (CEREST e CRST);
8 vagas – profissionais da rede básica e da rede de saúde mental do SUS;
8 vagas – profissionais de instituições públicas de previdência e assistência social (CRAS, CREAS
e INSS)

Procedimentos para inscrição
As inscrições ocorrerão no CPAT, da seguinte maneira:
(a) O interessado deve telefonar para o CPAT de 16/04/2012 (2ª. feira) a 20/04/2012 (6ª. feira), das
10h às 12h e das 14h às 16h (contato: Sra. Tania). Telefone de contato: (11) 3091-4188.
(b) As inscrições serão feitas apenas por telefone e de acordo com a ordem de ligação.
(c) As inscrições serão encerradas quando o número de vagas for preenchido.
Curso gratuito.

Local:
Fundacentro - Rua Capote Valente, nº 711 - Salas 6 e 7

Pinheiros - Capital (referência: metrô Clínicas)

Organização:
IPUSP – Instituto de Psicologia da USP