Disciplina - Atenção conjunta e comunicação gestual: uma perspectiva comparativa - 8/5/2012 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

Alem2


8 a 10 de maio de 2012, das 9h às 13h


com Dra.
Monika Abels

Objetivos:

A proposta desta disciplina é apresentar os principais aspectos da atenção conjunta e da comunicação gestual numa perspectiva comparativa. Por um lado, incluindo comparações com primatas não humanos e, de outro, abordando a perspectiva transcultural. Os alunos irão aprender sobre a importância da atenção conjunta e dos gestos, particularmente o comportamento de apontar, para o desenvolvimento da comunicação em humanos e como estes se desenvolvem. Conhecerão ainda os procedimentos metodológicos para identificar, medir e analisar gestos comunicativos como, apontar e seguir com olhos, utilizados como representantes da habilidade de se engajar em atenção conjunta.

Conteúdo:
Definição de atenção conjunta: teoria da modelagem ambiental e teoria do agente intencional; Diferentes usos dos gestos de apontar: o apontar declarativo e o apontar imperativo; Procedimentos de pesquisa na área: escalas de comunicação social inicial e o modelo do ‘quarto decorado’; Medidas dos comportamentos de seguir com os olhos, apontar com o dedo e gestos; Possíveis falhas nestas medidas: perspectiva comparativa, perspectiva transcultural, interação mãe-criança, repertório gestual, atenção guiada; Redefinição de formas de criar atenção conjunta (manual, corporal, acústica): direcionamentos para uma abordagem cultural e das espécies.


Sobre a autora
Monika Abels é doutora em psicologia pela Universität Osnabrück, Alemanha, na qual trabalhou como pesquisadora assistente no departamento de Desenvolvimento e Cultura dirigido pela professora Heidi Keller. Suas pesquisas focam em etnoteorias parentais, interação mãe-bebê e atenção conjunta, numa perspectiva intercultural, com atenção especial a grupos sociais da Índia, onde realizou diversos trabalhos de campo. Atualmente, está finalizando o pós-doutorado no centro de Cultura, Cérebro e Desenvolvimento da University of California-Los Angeles, após o qual iniciará um trabalho como pesquisadora no Max Planck Institute for Ornithology.Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Local:
Bloco B – Sala 20 - Auditório Aurora Furtado

Inscrição
:
Secretaria de Pós-Graduação – no Bloco G


A disciplina será ministrada em inglês e não haverá tradução.

Será fornecido certificado a todos participantes.


 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.