Disciplina - Atenção conjunta e comunicação gestual: uma perspectiva comparativa - 8/5/2012 Imprimir E-mail

Alem2

8 a 10 de maio de 2012, das 9h às 13h

com Dra.
Monika Abels

Objetivos:

A proposta desta disciplina é apresentar os principais aspectos da atenção conjunta e da comunicação gestual numa perspectiva comparativa. Por um lado, incluindo comparações com primatas não humanos e, de outro, abordando a perspectiva transcultural. Os alunos irão aprender sobre a importância da atenção conjunta e dos gestos, particularmente o comportamento de apontar, para o desenvolvimento da comunicação em humanos e como estes se desenvolvem. Conhecerão ainda os procedimentos metodológicos para identificar, medir e analisar gestos comunicativos como, apontar e seguir com olhos, utilizados como representantes da habilidade de se engajar em atenção conjunta.

Conteúdo:
Definição de atenção conjunta: teoria da modelagem ambiental e teoria do agente intencional; Diferentes usos dos gestos de apontar: o apontar declarativo e o apontar imperativo; Procedimentos de pesquisa na área: escalas de comunicação social inicial e o modelo do ‘quarto decorado’; Medidas dos comportamentos de seguir com os olhos, apontar com o dedo e gestos; Possíveis falhas nestas medidas: perspectiva comparativa, perspectiva transcultural, interação mãe-criança, repertório gestual, atenção guiada; Redefinição de formas de criar atenção conjunta (manual, corporal, acústica): direcionamentos para uma abordagem cultural e das espécies.

Sobre a autora
Monika Abels é doutora em psicologia pela Universität Osnabrück, Alemanha, na qual trabalhou como pesquisadora assistente no departamento de Desenvolvimento e Cultura dirigido pela professora Heidi Keller. Suas pesquisas focam em etnoteorias parentais, interação mãe-bebê e atenção conjunta, numa perspectiva intercultural, com atenção especial a grupos sociais da Índia, onde realizou diversos trabalhos de campo. Atualmente, está finalizando o pós-doutorado no centro de Cultura, Cérebro e Desenvolvimento da University of California-Los Angeles, após o qual iniciará um trabalho como pesquisadora no Max Planck Institute for Ornithology.Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Local:
Bloco B – Sala 20 - Auditório Aurora Furtado

:
Secretaria de Pós-Graduação – no Bloco G

A disciplina será ministrada em inglês e não haverá tradução.

Será fornecido certificado a todos participantes.