Livro: Oxford Handbook of Culture and Psychology - 15/6/2012 Imprimir E-mail

The Oxford Handbook of Culture and Psychology , organizado pelo Professor Jaan Valsiner, Ph.D. (Clark University, U.S.A.), também Editor Chefe dos periódicos Culture & Psychology e Integrative Psychology and Behavioral Sciences. Pela originalidade e sistematicidade de suas propostas teórico-metodológicas, o Prof. Valsiner é um dos pesquisadores contemporâneos de maior destaque nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia cultural, dando grande destaque às perspectivas interdisciplinares. O Prof. Valsiner mantém relações acadêmico-científicas constantes com vários colegas de universidades brasileiras e é colaborador permanente do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP, coordenado pela Profa. Associada Dra. Lívia Mathias Simão.

Conforme consta na apresentação do The Oxford Handbook of Culture and Psychology, a área da Psicologia Cultural busca explicar as maneiras pelas quais se organizam as construções culturais humanas que organizam e dirigem as ações, sentimentos e pensamentos em diferentes contextos sociais. Contemporaneamente, a Psicologia Cultural revela grande movimento internacional de expansão especialmente na direção da interdisciplinaridade entre a psicologia, a antropologia, a história e a arqueologia.

Participam, assim, das 12 unidades temáticas que formam Oxford Handbook of Culture and Psychology, autores de diversas áreas do conhecimento, países e culturas, estando presentes quatro autoras brasileiras, dentre as quais a Profa. Lívia Simão (IPUSP).

Sumário - clique aqui