Seminário: Historia, analise e desconstrução das teorizações do gênero na psicanálise -16/8/2012 Imprimir E-mail

Thamy Ayouch e Lucas Bulamah

16 de Agosto, às 10 horas

Este seminário pretende examinar a formação de teorizações sobre o gênero ao longo da literatura psicanalítica, e o modo com o qual estas teorizações acabam influindo a teoria psicanalítica e também o atendimento clinico.

A abordagem e a escuta analítica almejam desfazer as evidências, e abrir um espaço para a desconstrução das certezas teóricas, clinicas e naturais. Já desde as suas primeiras teorizações, a psicanálise visou questionar toda normatividade “natural” ou instituída da sexualidade, e, portanto, da sexuação.

Procederemos a partir da falta de evidência dos conceitos de masculino e feminino que “fazem parte das noções as mais confusas da área cientifica” (Freud, Três ensaios sobre a teoria sexual”) e tentaremos analisar as ferramentas metapsicológicas baseadas sobre estas categorias. Interrogaremos também as identidades e identificações de mulher e homem no uso feito pela teorização psicanalítica e visaremos abordá-las historicamente.

A proposta se baseia nas analises de Foucault e dos Estudos de gênero (Gender Studies e Queer Studies) para estudar a inscrição da psicanálise nas "formações discursivas", e a abertura da sua teorização à historicidade.

Trata-se, então, de interrogar certos conceitos analíticos em sua pretensão a ser componentes intemporais do sujeito, enquanto, porém, os modos de subjetivação são sempre situados histórica e culturalmente. A essa historicidade da subjetividade corresponde também uma historicidade da teorização das suas estruturas.

Cabe perguntar, assim, se algumas categorias relativas ao gênero na teoria psicanalítica não são o efeito normativo de certas relações não questionadas de poder, instituindo, tanto na teoria quanto na abordagem dos nossos pacientes, um “dispositivo de sexualidade” (Foucault).

Sendo assim, pretendemos reexaminar o estatuto da relação à norma e às normas na psicanálise, bem como à anti-historicidade pressuposta da metapsicologia, questionando noções como a “diferença dos sexos”, o Penis-neid, o “continente negro”, o “falo”, a “função paterna” ou o “Nome-do-Pai”, nas suas inscrições sócio-historicas e nas relações de poder e de exclusão que estabelecem ou perpetuam.

Grupo limitado a 20 pessoas.

Local: sala  29 do Bloco Didático

Grupo de trabalho da AIIP dirigido por Thamy Ayouch e Lucas Bulamah

Inscrições:   Por e-mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   - enviar: seu nome completo, se é Profissional ou estudante de Psicologia ou áreas afins.