A Psicanálise dos Laços Sociais: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários IV - A FAMÍLIA em prática e teoria - 20 a 23/8/2012 Imprimir E-mail

Com Prof. Pierre Benghozi - França

20 a 23 de agosto de 2012,  9 – 12 h

O LAPSO – Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social inicia o período de inscrições para a o quarto módulo do curso ministrado pelo Prof. Pierre Benghozi, “A Psicanálise dos Laços Sociais: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários IV - A FAMÍLIA em prática e teoria” Este curso aberto pós-graduação pretende oferecer aos participantes a oportunidade trabalhar com os conceitos e as reflexões, formuladas pelo Prof. Pierre Benghozi em sua Psicanálise dos Laços Sociais, pela estratégia de discussão de casos clínicos e pela apresentação dos recursos e dispositivos clínicos que desenvolveu para o trabalho com casais e famílias a partir de sua formação como em psiquiatria e psicanálise e longa experiência de trabalho no serviço público, em Hyères – França.

Nesse módulo, além de discutir seus principais conceitos (malhagem  filiação - afiliação, desmalhagem, remalhagem, transmissão psíquica genealógica, resiliência familiar e social) etc; apresentará uma série de modalidades de intervenção clínica que desenvolveu para psicoterapia psicanalítica de casais e familias. Suas concepções teóricas parte do modelo epistemológico da complexidade fundamenta o desenvolvimento de uma clínica da infração, da remalhagem de laços genealógicos pelos uso o uso do espaçograma e do genograma que elaborou para essa clínica. Da mesma forma fundamenta a abordagem dos processos de anamorfoses psíquicas na transformação do continente genealógicos.

O trabalho do Prof. Benghozi extende-se para além da pesquisa e da clínica, com especial ênfase na formação de terapeutas para o trabalho na dimensão das relações intersubjetivas, intrapsíquicas e transubjetivas no campo social – família, grupos e instituições – que compõe a complexa rede de vínculos, na qual o sujeito está inserido. Da ideia de rede, amarras e nós, derivam conceitos que ligam o sujeito, não somente aos seus diversos grupos de pertencimento, mas à sua herança genealógica (antepassados) e de tansmissão (filiação).

Este é curso de pós-graduação está aberto a pesquisadores, alunos de graduação e profissionais com formação em Psicologia e Psicanálise, provenientes de serviços públicos e instituições de pesquisa e ensino, dentro e fora da USP. Nesta edição de seu quarto módulo, propõe-se a dar continuidade à formação de profissionais em Psicanálise dos Laços Sociais iniciada em fev/2010, nov/10 e ago/2011. Um certificado pelo Institut de Recherche en Psychothérapie será fornecido a quem completar os quatro módulos.

A repercussão da participação do Prof. Benghozi no IPUSP atraiu um grande número de pesquisadores, profissionais e alunos, o que resultou um várias parcerias:

1)   na extensão de seu curso para uma formação completa (4 módulos) em Psicanálise dos Laços Sociais dirigida ao atendimento a famílias no âmbito institucional;

2)   no estabelecimento de um convênio de cooperação técnica entre o IPUSP e o Institut de Recherche em Psychothérapie (France).

3)   na publicação de um livro, em português, pelo LAPSO, de seus textos. Detalhes  sobre o livro , veja a página do LAPSO indicada abaixo.

Local:   Auditório de Instituto de Psicologia USP

Organização : LAPSO- Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho – IPUSP

Coordenação  Profa. Maria Inês Assumpção e Robson Colosio

Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP