A Psicanálise dos Laços Sociais: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários IV - A FAMÍLIA em prática e teoria - 20 a 23/8/2012 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

Com Prof. Pierre Benghozi - França

20 a 23 de agosto de 2012,  9 – 12 h

 

O LAPSO – Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social inicia o período de inscrições para a o quarto módulo do curso ministrado pelo Prof. Pierre Benghozi, “A Psicanálise dos Laços Sociais: Construção e Reconstrução da Malhagem dos Continentes Genealógicos Familiares e Comunitários IV - A FAMÍLIA em prática e teoria” Este curso aberto pós-graduação pretende oferecer aos participantes a oportunidade trabalhar com os conceitos e as reflexões, formuladas pelo Prof. Pierre Benghozi em sua Psicanálise dos Laços Sociais, pela estratégia de discussão de casos clínicos e pela apresentação dos recursos e dispositivos clínicos que desenvolveu para o trabalho com casais e famílias a partir de sua formação como em psiquiatria e psicanálise e longa experiência de trabalho no serviço público, em Hyères – França.

Nesse módulo, além de discutir seus principais conceitos (malhagem  filiação - afiliação, desmalhagem, remalhagem, transmissão psíquica genealógica, resiliência familiar e social) etc; apresentará uma série de modalidades de intervenção clínica que desenvolveu para psicoterapia psicanalítica de casais e familias. Suas concepções teóricas parte do modelo epistemológico da complexidade fundamenta o desenvolvimento de uma clínica da infração, da remalhagem de laços genealógicos pelos uso o uso do espaçograma e do genograma que elaborou para essa clínica. Da mesma forma fundamenta a abordagem dos processos de anamorfoses psíquicas na transformação do continente genealógicos.

O trabalho do Prof. Benghozi extende-se para além da pesquisa e da clínica, com especial ênfase na formação de terapeutas para o trabalho na dimensão das relações intersubjetivas, intrapsíquicas e transubjetivas no campo social – família, grupos e instituições – que compõe a complexa rede de vínculos, na qual o sujeito está inserido. Da ideia de rede, amarras e nós, derivam conceitos que ligam o sujeito, não somente aos seus diversos grupos de pertencimento, mas à sua herança genealógica (antepassados) e de tansmissão (filiação).

Este é curso de pós-graduação está aberto a pesquisadores, alunos de graduação e profissionais com formação em Psicologia e Psicanálise, provenientes de serviços públicos e instituições de pesquisa e ensino, dentro e fora da USP. Nesta edição de seu quarto módulo, propõe-se a dar continuidade à formação de profissionais em Psicanálise dos Laços Sociais iniciada em fev/2010, nov/10 e ago/2011. Um certificado pelo Institut de Recherche en Psychothérapie será fornecido a quem completar os quatro módulos.

A repercussão da participação do Prof. Benghozi no IPUSP atraiu um grande número de pesquisadores, profissionais e alunos, o que resultou um várias parcerias:

1)   na extensão de seu curso para uma formação completa (4 módulos) em Psicanálise dos Laços Sociais dirigida ao atendimento a famílias no âmbito institucional;

2)   no estabelecimento de um convênio de cooperação técnica entre o IPUSP e o Institut de Recherche em Psychothérapie (France).

3)   na publicação de um livro, em português, pelo LAPSO, de seus textos. Detalhes  sobre o livro , veja a página do LAPSO indicada abaixo.

Local:   Auditório de Instituto de Psicologia USP

Organização : LAPSO- Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho – IPUSP

Coordenação  Profa. Maria Inês Assumpção e Robson Colosio

Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP

Forma de participação: Acesse a página abaixo para maiores informações:


http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapso/eventos.html

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.