Disciplina de Pós-Graduação: Cidade, Paisagem e Imaginário: Elementos para a Compreensão do Ethos Humano - 20 a 31/8/2012 Imprimir E-mail

Professores convidados: Alberto Filipe de Araújo* e Adriana Veríssimo Serrão**

Objetivos:
Oferecer elementos teórico-metodológicos transdisciplinares que qualificam as noções de “ethos”, “paisagem” e “imaginário”, habilitando os alunos a integrarem tais dimensões nos estudos realizados no campo da Psicologia Social, sobretudo naqueles que têm por foco os fenômenos histórico-culturais relativos aos modos contemporâneos de ser, viver e conviver; e, concomitantemente, apresentar o pensamento de Ludwig Feurbach, Rosário Assunto e Gilbert Durand - grandes expoentes dos estudos sobre o ethos humano, a paisagem e o imaginário.

Alunos Regulares e Ouvintes:
Secretaria do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.
Obs.: Os alunos ouvintes receberão certificados.

Organização: Profª. Drª. Sandra Maria Patrício Vichietti

* O Dr. Alberto Filipe Araújo obteve o seu Doutoramento em Educação, na área de especialização em Filosofia da Educação, no ano de 1994. Desde esta época, frequenta os autores do Círculo de Eranos (Ascona - Suiça) e, muito particularmente, aqueles ligados à obra de Gilbert Durand, tais como Jean-Jacques Wunenburger, Jean-Pierre Sironneau, Philippe Walter, Andrés Ortiz-Osés, entre outros. Atualmente é Professor Catedrático da Universidade do Minho , onde coordena o Projecto de Investigação Educação e Imaginário inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação e os Mestrados em Educação nas áreas de especialização em História da Educação e da Pedagogia e em Filosofia do Imaginário Educacional. Desde a década de 90, vem presidindo a organização de congressos internacionais interdisciplinares acerca do Imaginário. Dentre suas muitas publicações sobre o tema, cabe destacar “Variations Sur L´Imaginaire - L´Epistemologie ouverte de Gilbert Durand Orientations et Innovations” (DURAND, Yves; SIRONNEAU, Jean-Pierre; ARAÚJO, Alberto Filipe. E.M.E. & InterCommunications: Bruxelles, 2010), bem como “Utopia, Cidade e Educação” (ARAÚJO, Joaquim Machado de; ARAÚJO, Alberto Filipe. Lisboa: Instituto Piaget, 2007). Seu currículo acadêmico completo pode ser visualizado em:

Local:
A abertura da Disciplina e a primeira aula acontecerão no dia 20 de agosto, das 13 às 17 horas, na sala 13 do Bloco F. As demais aulas ocorrerão das 14 às 17 horas, no Bloco C - Auditório da Biblioteca