Conferência: Cultural Psychology in Educational Settings: The School as a Balcony - 28/8/2012 Imprimir E-mail

Com a  Profa. Dra. Giuseppina Marsico - Università Degli Studi di Salerno - Itália

Das 10h às 12 h

Público Alvo:

profissionais das áreas de psicologia, educação e áreas de fronteira.

Responsável:
Profa. Associada Dra. Lívia Mathias Simão

* A conferência será proferida em inglês
Haverá certificado de participação mediante lista de presença

Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento do PSE- IPUSP
CONVÊNIO USP-UNISA

Local:
Bloco B, sala 20 - IPUSP

=======================

Na conferência, por meio da metáfora da “escola como um terraço (balcão, sacada)”,  a Professora Dra. Giuseppina Marsico abordará processos comunicativos que ocorrem no âmbito das relações escolares, envolvendo professores, alunos, familiares e “seus outros”, processos esses de importância crucial para a organização cultural do desenvolvimento humano.

A Dra. Pina Marsico é Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas, Filosóficas e da Educação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Salerno, Itália. Suas principais áreas de interesse em pesquisa e ensino são: Psicologia Cultural e Desenvolvimento Humano; Representação Social; Contextos Socioprofissionais e Emoção; Interação Família-Escola; Redes Sociais em Contextos Educacionais; Riscos Psicossociais e Promoção de Bem-estar. É membro do Research Group on Social Interaction (GRIS) e participa de grupos de pesquisa de diferentes países, dentre os quais o Grupo de Pesquisa do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (LIVCC), coordenado pela Profa. Associada Dra. Lívia Mathias Simão, no Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. As atividades da Professora Pina Marsico nesta visita acadêmica são parte integrante do convênio recentemente firmado entre a USP e a Universidade de Salerno, Itália.

Algumas das Publicações recentes da Professora Pina Marsico:

Marsico, G. (2012), The double uncertainty. Trajectories and Professional Identity in Changing Contexts. Culture, Culture & Psychology, DOI: 10.1177/1354067X11427469

Marsico, G., Iannaccone A., (2012).The Work of Schooling. In J. Valsiner (Eds). Oxford Handbook of Culture and Psychology, New York: Oxford University Press (pp-830-868).

Marsico, G. (2012). Idiographic Science: its polyphonic arena and need for reflexivity. In S. Salvatore, A. Gennaro, and J. Valsiner (Eds.), Making sense. Generating Uniqueness. Yearbook of Idiographic Science Volume 4. Charlotte, NC: InfoAge Publishing.

Marsico, G. (2011). The “Non-Cuttable” Space In Between: Context, Boundaries And Their Natural Fluidity, IPBS: Integrative Psychological and Behavioral Science, 45 (2), 185–193. doi 10.1007/s12124-011-9164-9