Série de seminários: O tempo sem qualidades: investigações sobre a temporalidade na era global - De 10 a 14/9/2012 Imprimir E-mail

De 10 a 14 de setembro de 2012, das 9h às 12h

com a Profa. Lisa Baraitser
Chefe do Departamento de Estudos Psicossociais do Birkbeck College/Universidade de Londres

Temas dos seminários

1. Permanência materna

2. Demora, psicanálise e o self duradouro

3. Tédio, lassitude e afetos

4. Trabalhos sociais

5. O ‘tempo’ no fim dos tempos

Profa. Belinda Mandelbaum/PST/IPUSP

Objetivos
Apresentar uma análise crítica da temporalidade em nossa época atual através da investigação detalhada de um pequeno número de práticas relacionais caracterizadas pela demora e por não se conformarem às pressões do mercado. Identificamos essas temporalidades obstinadas em operação em certas práticas contemporâneas que não podem ser aceleradas ou se tornar mais produtivas e que, portanto, figuram como situações anômalas em uma era caracterizada pelo neoliberalismo e pelo modelo de trabalho pós-fordista. O contexto para essas discussões é o da modernidade reflexiva, da obsessão com a velocidade, a flexibilidade, a mobilidade, a mercantilização do tempo. Na contramão dessas premissas, encontramos uma série de práticas, anômalas em relação aos ditames da economia global, que se tornam significativas somente através de uma relação diferente com o tempo - um tempo sem qualidades.
Tais práticas podem incluir diversas modalidades de cuidado - cuidados dedicados aos idosos, aos doentes e pacientes terminais, bem como a longa linha do tempo da experiência da maternidade, em que este é determinado pelo ritmo do desenvolvimento de uma criança; de pesquisa, tais como a etnografia, que requer longos períodos de contato e inserção em um contexto social; práticas sociais de arte nas quais o trabalho coletivo se desdobra por décadas; práticas institucionais, tais como as de organizações dedicadas à justiça social, que persistem, apesar do horizonte nunca alcançado da igualdade social; ou a psicanálise, que muitas vezes é referida como uma profissão em extinção.

De 27 de agosto a 3 de setembro de 2012

Atenção: Os interessados devem, ao se inscreverem, informar categoria profissional, se é estudante e a instituição a que pertence (como estudante ou profissional)

Alunos de Pós-Graduação deverão fazer a inscrição no Serviço de Pós-Graduação do IP, com formulário assinado

* Serão oferecidos certificados aos que tiverem freqüência mínima de 4 seminários