VI Congresso Interno do IPUSP - 29 e 30/10/2012 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

 

Site oficial - clique aqui


PROGRAMAÇÃO


29/10/2012

9h - 9h30     Abertura
     
9h30 - 12h
                   
 

Simpósio 1. A Política Científica  no Brasil, na Área de Psicologia e na USP
Coordenação: Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza

     
   

“A Pós-Graduação e os desafios na construção de critérios em Ciências Humanas ”
Prof. Dr. Oswaldo Yamamoto – UFRN

     
   

“Que profissional a Pós-Graduação da USP quer formar?”
Prof. Dr. Vahan Agopyan – Pró-Reitor de Pós-Graduação

     
   

“A importância da iniciação científica para formação de pesquisadores”
Profa. Dra. Rosa Ester Rossini – FFLCH-USP/CNPQ

     
14h - 16h  

Apresentação dos  painéis de pesquisa

     
16h - 18h  

Discussão das pesquisas por área temática

 


 

30/10/2012

9h - 12h 
                 
  

Simpósio 2. A questão do método na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais
Coordenação: Profa. Dra. Sonia Beatriz Meyer

   

Profa. Dra. Maria Luisa Sandoval Schimidt - IPUSP

   

Prof. Dr. Egberto Turatto- FM - Unicamp

     
14h - 16h  

Apresentação dos painéis de pesquisa

     
16h - 18h 
    
                  
 

Discussão das pesquisas por área temática

=========================================

SOL_58_recortadaO Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, representado pelas Comissões de Pós-Graduação, Pesquisa, Graduação, Internacionalização, pela Biblioteca Dante Moreira, tem a satisfação de convidar docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação, graduação e Ensino Médio para participarem do VI CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, a ser realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2012, nas instalações do Instituto de Psicologia. A submissão de trabalhos é restrita aos alunos e pesquisadores do IPUSP, entretanto, a comunidade externa poderá assistir às palestras e às exposições dos painéis.

 
O evento visa congregar o conjunto de pesquisas finalizadas e em andamento pelos Programas de Pós-Graduação, de Iniciação Científica e Pré-Iniciação nos anos de 2011 e 2012 com a finalidade de ampliar o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, Programas e Laboratórios, bem como apresentar as principais questões presentes no âmbito da política de Pós-Graduação e Pesquisa na área da Psicologia e na USP.

 
Cumpre, também, o papel de fazer um retrato da pesquisa e da produção científica do IPUSP, apresentando para a sociedade as principais investigações desenvolvidas e seus respectivos pesquisadores que compõem a comunidade científica do Instituto, que ficará registrado nos Anais do evento.

 
A programação contará com a realização dos simpósios e apresentação de trabalhos de pesquisa na modalidade painel, organizados por eixos temáticos e com a presença de debatedores internos e externos.

 
O evento será importante para fortalecer a concepção de que a produção em pesquisa pressupõe sua comunicação em contextos que possibilitem sua apreciação pelos pares, visando um olhar crítico-reflexivo sobre a produção acadêmica.

 
Contamos com a sua participação! Reservem a data!!!

 
Comissão Organizadora e Comissão Científica.

=========================

As inscrições e submissão dos resumos estarão abertas de 1º. a 31 de agosto

NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 

Instruções para Submissão dos Trabalhos

 

1 Orientações para Apresentação do Resumo

 

Os resumos deverão ser encaminhados EXCLUSIVAMENTE em formato PDF


O resumo, para ser publicado nos resumos eletrônicos do VI Congresso Interno do IPUSP, deve apresentar: título do trabalho, autor, e-mail para contato, nome do orientador(a), do programa (para pós-graduação) e nível da pesquisa. Deve conter as seções: Introdução, Objetivo, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais. Palavras-chave, apoio financeiro e outras informações, como trabalhos já apresentados devem ser mencionados, após o texto principal. Deve ser formatado de acordo com as orientações a seguir.

1) Conteúdo do resumo (Introdução, Objetivo, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais): de 300 a 500 palavras.

2) Extensão: uma página e meia (papel A 4), incluindo título do trabalho, autor, e-mail, nome do orientador(a), programa, nível do trabalho, resumo, palavras-chave, apoio financeiro e notas.

3) Editor de texto: Microsoft Office Word 97-2003 ou posterior.

4) Papel: A 4.

5) Letra e tamanho (todas as partes do trabalho): Arial, 12.

6) Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm, esquerda 3 cm.

7) Espaçamento: simples.

8) Título do trabalho: LETRAS MAIÚSCULAS em negrito, centralizado.

9) Autor(es): por extenso, na ordem direta: nome(s) seguido do(s) sobrenome(s). Iniciais em letras maiúsculas. Em itálico, centralizado.

10) Contato com o autor: e-mail para correspondência, alinhado à esquerda.

11) Programa: nome do programa (para pós-graduação) ao qual o autor está vinculado no IPUSP, alinhado à esquerda.

12) Nível do trabalho: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado ou Outro, alinhado à esquerda.

13) Resumo: títulos das seções (Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Considerações Finais ou Conclusão), em negrito.

14) Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto final, alinhadas à esquerda.

15) Apoio financeiro: nome completo da agência que financiou o projeto, seguido da sigla entre parênteses, alinhado à esquerda.

16) Notas: no caso de trabalho já apresentado em outro evento científico, indicar o nome completo do evento, em itálico, local e data, alinhado à esquerda.

2 Diretrizes para Elaboração do Resumo

 

Título do Trabalho

Deve representar em poucas palavras o conteúdo do trabalho. Ser claro e criativo.

Autor do trabalho

Indicar por extenso, na ordem direta: nome seguido dos sobrenomes. Apresentar e-mail para contato.

Orientador(a), Programa e Nível da pesquisa

Indicar por extenso, na ordem direta: nome seguido dos sobrenomes do orientador(a). Apresentar o nome do programa e o nível da pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado ou Outro).

Resumo

Resumo - apresentação concisa do projeto de pesquisa, com descrição de suas principais características e os resultados alcançados até o momento atual. O conteúdo do resumo deve conter: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações e ser elaborado de acordo com as orientações a seguir.

Introdução

Deve apresentar o problema de pesquisa (assunto/tema) e descrever um breve panorama sobre o mesmo. O tema deve ser delimitado e as hipóteses e justificativas explicadas.

Objetivo

Declarar claramente o objetivo da pesquisa.

Método

Descrever os caminhos metodológicos utilizados para a realização do trabalho. Apresentar o delineamento da pesquisa, os participantes, os instrumentos utilizados, as técnicas e procedimentos em geral.

Resultados e Discussão

Os resultados são a essência do trabalho. É nessa parte do trabalho que os dados são interpretados e comparados. Na Discussão são apresentados os resultados mais significativos.

OBS.: No caso de pesquisa em andamento nomear como Resultados Parciais.

Conclusões ou Considerações Finais

Constituem o fecho do trabalho e devem ser fundamentadas nos objetivos do trabalho. Caso o objetivo não tenha sido alcançado, explicar o porquê. Aqui também são apresentadas sugestões para novos estudos da mesma natureza, desde que se tenha certeza de que ainda não foram efetuados.

OBS.: No caso de pesquisa em andamento nomear como Considerações Parciais.

Palavras-chave

Entre três a cinco palavras que representam o conteúdo do trabalho. Devem ser normalizadas de acordo com a “Terminologia em Psicologia”, disponível na BVS-Psi (http://www.bvs-psi.org.br/). Quando o termo não for localizado, recorrer ao Tesauro da American Psychological Association (APA, http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=search.defaultSearchForm), acessível nos computadores da USP ou via VPN.

As palavras recuperadas no Tesauro da APA deverão ser traduzidas para o português.

Hierarquizar as palavras de acordo com a relevância do termo para o estudo, visando facilitar a classificação nos temas do Congresso.

Observação: Caso o(s) autor(es) do trabalho considerem necessário utilizar termo(s) que não esteja(m) incluído(s) nos descritores, isto poderá ser feito mediante uma breve justificativa (máximo de 150 palavras para cada palavra-chave) dirigida à Comissão Científica do evento e enviada através do Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Esta justificativa deve mencionar o(s) termo(s) mais próximo(s) encontrado nos descritores acima indicados e as razões pelas quais não corresponde(m) à idéia expressa pela palavra-chave escolhida.

ATENÇÃO: A justificativa NÃO deve ser incluída no resumo. 

Agências Financiadoras

Incluir, por extenso, o nome da agência que financiou o projeto. Exemplo:

Agência financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Observações

▪ No caso de trabalho já apresentado em outro evento, indicar o nome completo do evento (em itálico), local e data. Exemplo:

Trabalho apresentado na 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Belém, PA, 26 a 29 de outubro de 2011.

Estrutura do Resumo para publicação nos resumos eletrônico do VI Congresso Interno do IPUSP (clique aqui)

Exemplo de um Resumo pronto para publicação nos resumos eletrônico do VI Congresso Interno do IPUSP (clique aqui)

===============

Informações sobre o VI Congresso Interno do IPUSP podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

======================

Comissão Organizadora do VI Congresso Interno do IPUSP


Profa. Marilene Proença Rebello de Souza (PSA) - Coordenadora
Profa. Maria Martha Costa Hubner (PSE)
Profa. Sonia Beatriz Meyer (PSC)
Prof. Marcelo Afonso Ribeiro (PST)
Prof. Marcelo Fernandes da Costa (NEC)
Maria Imaculada Cardoso Sampaio (Biblioteca)
Aline Frascareli (Biblioteca)
Ianni Regia Scarcelli (PST / Presidência da CG)
Viviane Manfre (Representação Discente)
Vitor Silva Mendonça (Representante Discente/suplente)
Dalva Aparecida Paes da Silva (CCININT)
Ari Bismarck Aliaga Betti (SPG)
Vera Silvia Facciolla Paiva (PST / Comissão de Pesquisa)
Yvette Piha Lehman (PST / Comissão de Extensão)
Profa. Maria Inês Assumpção Fernandes (PST / CCNINT)

Comissão Científica


Profa. Sonia Beatriz Meyer (PSC) - Coordenadora
Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto (PSC)
Prof. Arley Andriolo (PST)
Prof. Sandra Maria Patrício Vichietti (PST)
Profa. Mirella Gualtieri (PSE)
Profa. Audrey de Souza (PSA)
Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini (Biblioteca)
Carla Hisatugo (Pós-doc)
Katia Cristina Pinto (Informática)
Lilian Leme Bianconi (Biblioteca)





Comunicação IP - Serviço de Apoio Institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, sala 26 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Telefone: 011 3091-4178 - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.