Apresentação do Departamento de Psicologia Experimental Imprimir E-mail

tit_institucional

Coordenação do Departamento

Profa. Dra. Mirella Gualtieri

Os docentes do Departamento de Psicologia Experimental oferecem cursos de graduação e pós-graduação e desenvolvem pesquisa em diversas áreas da Psicologia. Essas áreas abrangem:

1) Análise do Comportamento: Investiga problemas conceituais e metodológicos na análise experimental do comportamento, relacionados à aprendizagem operante e respondente, com temas referentes ao comportamento verbal, cultural, formação de classes de equilavência, comportamento de observação, variabilidade comportamental, desamparo aprendido, comportamento social e cultura, interação de drogas e contingências ambientais, modelos animais de psicopatologias e comportamento criativo em animais e humanos;

2)  Comportamento Animal e Etologia Humana: Sob abordagem comparatia, trata do estudo naturalístico do comportamento em termos de causação, ontogênese, função adaptativa e evolução. São analisados os sistemas motivacionais e os efeitos da experiência individual, assim como características do desenvolvimento quanto à flexibilidade e predisposoções na ontogênese do comportamento. Constitui-se como centro de desenvolvimento da perspectiva evolucionista na Psicologia, com implicações para a compreensão dos processos básicos e para a aplicação em educação e saúde;

3) Sensação, Percepção e Cognição: Estuda processos sensoriais, perceptuais e cognitivos, com ênfases em: sistema visual, desenvolvimento sensório-perceptual e seus distúrbios, desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios, construção de conhecimento, interação verbal, neuropsicolinguística cognitiva experimental, drogas e comportamento. Os estudos nesta linha de pesquisa tradicionalmente fazem uso de psicofísica e outras medidas comportamentais, relatos vberbais, morfologia, eletrofisiologia e biologia molecular;

4) Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica: Estuda a construção de teorias em psicologia: gênese histórica e conceitual da psicologia: problemas históricos e metodológicos da pesquisa em psicologia; planejamento experimental e análise dos dados; análise histórico-científica das principais teorias da psicologia científica e de proposições em relação ao objeto e ao método da psicologia; análise e gênese histórica e conceitual da psicologia.

O Departamento possui vários laboratórios que servem a essas áreas, além do Biotério, Oficina de Protótipos, Setor de métodos quantitativos, Sala de observação e registro de comportamento que dão suporte aos laboratórios.

Duas áreas de pós-graduação estão sob sua responsabilidade: Psicologia Experimental e Neurociências e Comportamento.