Apresentação do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade Imprimir E-mail
Institucional - Departamento de Psicologia da Aprendizagem

tit_institucional

Apresentação

O Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade - PSA - ministra disciplinas no curso de graduação deste Instituto, e também, nos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. No nível de pós-graduação é responsável pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Integram o Departamento dois Serviços - Serviço de Aconselhamento Psicológico e Serviço de Psicologia Escolar. Esses serviços têm se destacado por um intenso e amplo atendimento, sobretudo, à camada da população de menor poder aquisitivo, os quais estão estreitamente vinculados à pesquisa e à docência, cumprindo assim o objetivo da Universidade de São Paulo da articulação entre as atividades de docência, pesquisa e extensão.

O Departamento é dividido nos seguintes setores para melhor organizar as suas atividades docentes: Aconselhamento Psicológico, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia da Personalidade  e Testes Psicológicos. Os setores se responsabilizam pelas disciplinas do departamento ministradas nos cursos de graduação de Psicologia e de outras unidades desta Universidade com as quais colabora.

Para a organização e desevolvimento das pesquisas, que contribuem com a docência e com a extensão, foram criados os seguintes Laboratórios: Laboratório de Estudos da Personalidade - LEP, Laboratório de Estudos da Criança - LACRI, Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento e Aprendizagem - LEDA, Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico - LITEP, Laboratório Interunidades de Estudos sobre Deficiência - LIDE, Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso - LAPSI, Laboratório de Estudos sobre o Preconceito - LaEP, Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica-Existencial - LEFE, Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais Sobre a Infância - LEPSI, Laboratório de Estudos Sobre a Morte - LEM, Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE, Laboratório de Estudos do Imaginário - LABI e Grupo de Estudos de História Aplicada à Infância - GEHPAI. Nos Serviços e Laboratórios desenvolve-se, ao lado das atividades de estágios e supervisões de alunos, grande parte dos projetos de pesquisa dos alunos e dos docentes.

Os trabalhos de extensão do departamento têm se caracterizado por diversos cursos de aperfeiçoamento, de extensão, de atualização e de especialização que têm sido oferecido a estudantes e profissionais da psicologia e de áreas afins, sobretudo, à educação e à Saúde. O PSA conta com 24 Docentes, sendo 15 Doutores, 5 Associados e 4 Titulares.