Disciplina e Seminário- Abordagens interdisciplinares em Orientação Sexual - 4 e 5/10/12 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

Docente Visitante:  Jaroslava Valentová, PhD

4 e 5/10/2012, das 9h às 12h

Objetivo:

O curso tem como objetivo oferecer uma análise detalhada do estado atual do conhecimento científico sobre a orientação sexual, principalmente a sexualidade voltada a indivíduos do mesmo sexo, a homossexualidade. O curso irá apresentar aos alunos a história da pesquisa de orientação sexual, suas definições, e formas de medições, por meio de pesquisa antropológica sobre a atração pelo mesmo sexo em várias culturas, dinâmicas dos relacionamentos estáveis de mesmo sexo, e da pesquisa biológica, incluindo estudos sobre o componente genético da orientação sexual e as teorias evolucionistas que explicam esse fenômeno do ponto de vista adaptativo e filogenético. Muitos outros temas que estão ligados à orientação sexual serão colocados em discussão, como a ordem de nascimento, não-conformidade de gênero, ou o reconhecimento da orientação sexual. Assim, os alunos serão informados sobre o terreno complicado de abordagens teóricas e empíricas para o tema da orientação sexual humana, que deve esclarecer sobre muitos mitos difundidos conectados à atração pelo mesmo sexo.

Conteúdo:

1) Definição e história sobre pesquisas em orientação sexual e homossexualidade.  Os temas abordados na primeira aula relativos à história da pesquisa de orientação sexual serão: autores pioneiros (Ulrichs, Hirschfeld, Ellis, Kinsey); definição de orientação sexual; orientação homossexual versus comportamento homossexual (atração versus ação); medição da orientação sexual; a excitação sexual; as diferenças sexuais na orientação sexual.

 

2) Biologia da orientação sexual, sexo e características atípicas:


Os tópicos abordados na segunda aula, relativos às pesquisas biológicas sobre a homossexualidade serão: pesquisa sobre hormônios; as diferenças na neuroanatomia: hipotálamo, comissuras cerebrais; diferenças nas características antropométricas: razão digital 2D:4D, tamanho de genitália, peso e altura; idade de puberdade; diferenças nas características cognitivas: habilidades verbais e espaciais; genética comportamental; genética molecular; ordem de nascimento: efeito do irmão mais velho, teorias psicossociais e biológicas, a hipótese imuno-sensibilidade materna.

3) Orientação sexual, a não-conformidade de gênero, e 'gaydar'.  Os tópicos abordados na terceira aula serão: gênero dentro do gênero: definindo e medindo a masculinidade-feminilidade; não-conformidade de gênero na infância e na idade adulta; não-conformidade morfológica, comportamental e de personalidade; o reconhecimento da orientação sexual: os traços vocais, faciais e comportamentais; estereótipos, subgrupos de homossexuais e metrossexuais.

4) Dinâmica de longo prazo do mesmo sexo, e uma perspectiva cross-cultural.   Os temas abordados na quarta aula serão: escolha de parceiros e atratividade em indivíduos homossexuais; especificidades das relações amorosas do mesmo sexo; diferenças e semelhanças de casais do mesmo sexo e de sexos diferentes; satisfação no relacionamento; ciúme; estratégias de término do relacionamento; mitos sobre relações homossexuais: a promiscuidade, relacionamento da mãe com o pai; terapia de casais do mesmo sexo; androfilia-ginefilia – pesquisas antropológicas sobre homossexualidade; relações do mesmo sexo estratificadas pelo de gênero: hijras (Índia), Berdache (América do Norte), Fa'afafine (Samoa relações do mesmo sexo estratificadas pela idade (relações mestre / aluno): Antiguidade, Nova Guiné.

5. Teorias evolucionistas para homossexualidade  s tópicos da última aula serão: teorias populacionais; teoria da seleção de parentesco (Wilson): homossexuais como altruístas; hipótese manipulação parental (Trivers);- a homossexualidade como um subproduto: mudança do sexo masculino ao feminino (Miller); teoria das alianças entre o mesmo sexo (Kirkpatrick); teoria do polimorfismo equilibrado (McKnight); teoria do terceiro príncipe: a ordem de nascimento e orientação sexual.


Local: Auditório da Biblioteca do IP


Curso aberto ao público externo

A DISCIPLINA SERÁ MINISTRADA EM INGLÊS E NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO

Alunos regulares: Matrícula na Secretaria da SPG – Bloco G, munidos de formulário preenchido e assinado pelo orientador.


 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.