Disciplina e Seminário- Abordagens interdisciplinares em Orientação Sexual - 4 e 5/10/12 Imprimir E-mail

Docente Visitante:  Jaroslava Valentová, PhD

4 e 5/10/2012, das 9h às 12h

Objetivo:

O curso tem como objetivo oferecer uma análise detalhada do estado atual do conhecimento científico sobre a orientação sexual, principalmente a sexualidade voltada a indivíduos do mesmo sexo, a homossexualidade. O curso irá apresentar aos alunos a história da pesquisa de orientação sexual, suas definições, e formas de medições, por meio de pesquisa antropológica sobre a atração pelo mesmo sexo em várias culturas, dinâmicas dos relacionamentos estáveis de mesmo sexo, e da pesquisa biológica, incluindo estudos sobre o componente genético da orientação sexual e as teorias evolucionistas que explicam esse fenômeno do ponto de vista adaptativo e filogenético. Muitos outros temas que estão ligados à orientação sexual serão colocados em discussão, como a ordem de nascimento, não-conformidade de gênero, ou o reconhecimento da orientação sexual. Assim, os alunos serão informados sobre o terreno complicado de abordagens teóricas e empíricas para o tema da orientação sexual humana, que deve esclarecer sobre muitos mitos difundidos conectados à atração pelo mesmo sexo.

Conteúdo:

1) Definição e história sobre pesquisas em orientação sexual e homossexualidade.  Os temas abordados na primeira aula relativos à história da pesquisa de orientação sexual serão: autores pioneiros (Ulrichs, Hirschfeld, Ellis, Kinsey); definição de orientação sexual; orientação homossexual versus comportamento homossexual (atração versus ação); medição da orientação sexual; a excitação sexual; as diferenças sexuais na orientação sexual.

2) Biologia da orientação sexual, sexo e características atípicas:

Os tópicos abordados na segunda aula, relativos às pesquisas biológicas sobre a homossexualidade serão: pesquisa sobre hormônios; as diferenças na neuroanatomia: hipotálamo, comissuras cerebrais; diferenças nas características antropométricas: razão digital 2D:4D, tamanho de genitália, peso e altura; idade de puberdade; diferenças nas características cognitivas: habilidades verbais e espaciais; genética comportamental; genética molecular; ordem de nascimento: efeito do irmão mais velho, teorias psicossociais e biológicas, a hipótese imuno-sensibilidade materna.

3) Orientação sexual, a não-conformidade de gênero, e 'gaydar'.  Os tópicos abordados na terceira aula serão: gênero dentro do gênero: definindo e medindo a masculinidade-feminilidade; não-conformidade de gênero na infância e na idade adulta; não-conformidade morfológica, comportamental e de personalidade; o reconhecimento da orientação sexual: os traços vocais, faciais e comportamentais; estereótipos, subgrupos de homossexuais e metrossexuais.

4) Dinâmica de longo prazo do mesmo sexo, e uma perspectiva cross-cultural.   Os temas abordados na quarta aula serão: escolha de parceiros e atratividade em indivíduos homossexuais; especificidades das relações amorosas do mesmo sexo; diferenças e semelhanças de casais do mesmo sexo e de sexos diferentes; satisfação no relacionamento; ciúme; estratégias de término do relacionamento; mitos sobre relações homossexuais: a promiscuidade, relacionamento da mãe com o pai; terapia de casais do mesmo sexo; androfilia-ginefilia – pesquisas antropológicas sobre homossexualidade; relações do mesmo sexo estratificadas pelo de gênero: hijras (Índia), Berdache (América do Norte), Fa'afafine (Samoa relações do mesmo sexo estratificadas pela idade (relações mestre / aluno): Antiguidade, Nova Guiné.

5. Teorias evolucionistas para homossexualidade  s tópicos da última aula serão: teorias populacionais; teoria da seleção de parentesco (Wilson): homossexuais como altruístas; hipótese manipulação parental (Trivers);- a homossexualidade como um subproduto: mudança do sexo masculino ao feminino (Miller); teoria das alianças entre o mesmo sexo (Kirkpatrick); teoria do polimorfismo equilibrado (McKnight); teoria do terceiro príncipe: a ordem de nascimento e orientação sexual.

Local: Auditório da Biblioteca do IP

Curso aberto ao público externo

A DISCIPLINA SERÁ MINISTRADA EM INGLÊS E NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO

Alunos regulares: Matrícula na Secretaria da SPG – Bloco G, munidos de formulário preenchido e assinado pelo orientador.