I Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IPUSP - 12 e 13/11/2012 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos
Ins
       I

Encerradas as inscrições e submissão de trabalhos


Cronograma

Segunda-feira (12/11):

  • 9h-10h – Abertura
    Palestra:

    História da psicanálise no Instituto de Psicologia

    Palestrante a confirmar

  • 10h15-12h – Mesas-redondas
  • 12h-14h – Almoço
  • 14h-15h45 – Mesas-redondas
  • 15h45-16h15 – Coffee-Break
  • 16h15-18h – Grupos de Trabalho
  • 18h – Confraternização

Terça-feira (13/11):

  • 9-10h – Abertura
    Palestra:

    Psicanálise e Universidade no contexto dos primeiros psicanalistas do Brasil
    Prof.a. Dr.a. Carmen Lucia Montecchi Valladares de Oliveira


  • 10h15-12h – Mesas-redondas
  • 12h-14h – Almoço
  • 14h-15h45 – Mesas redondas
  • 15h45-16h15 – Coffee-Break
  • 16h15-18h – Grupos de Trabalho
  • 18h – Comunicação dos GTs, seguido de debate
aaa seminario_psicanalise
    aaMesa

O objetivo do 1º Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IP-USP é criar um espaço de debate entre as diferentes linhas de pesquisa em psicanálise realizadas nos programas de pós-graduação em curso no IP-USP. Constatando a falta de oportunidades efetivas de diálogo entre os pesquisadores que dedicam seus trabalhos a projetos que têm a psicanálise como inspiração epistêmica e metodológica, ou que a tomam como objeto de investigação, propõe-se a abertura de um espaço coletivo de interlocução sobre as ideias desenvolvidas no Instituo de Psicologia.


Primando pelo ideal de troca de um ambiente universitário, buscamos realizar um evento que tome sua própria produção em psicanálise em questão. Que psicanálises fazemos aqui?


A contribuição dos trabalhos realizados no IP-USP à psicanálise, como se sabe, não se restringe necessariamente ao desenvolvimento de uma tese ou de uma dissertação produzida ao fim do curso de pós-graduação. Assim, salientamos que a ênfase recairá sobre o que se constrói ao longo do percurso pela universidade, sendo ou não o tema central de sua pesquisa principal.


Convidamos todos os participantes a integrar os Grupos de Trabalho temáticos que, ao fim do Encontro, farão uma apresentação das problemáticas levantadas sobre a produção acadêmica em psicanálise no IP-USP, em cada um dos eixos.


Reiteramos que a abertura ao debate faz ser desnecessária a existência de um comitê científico para a avaliação dos trabalhos.


Atenciosamente,
A comissão organizadora.

s-Reondas e GT’s

Mesas-Redondas

O dispositivo das mesas-redondas será composto por dois ou três pós-graduandos participantes do I Encontro e por um debatedor, um docente convidado, que dará início à discussão posteriormente aberta ao público.


A proposta visa um debate franco sobre os trabalhos apresentados, valorizando o diálogo na esfera acadêmica.


Grupos de Trabalho

Os GT’s funcionarão ao fim de cada dia do Encontro contando, além dos participantes, com docentes dispostos a integrar o debate e por um “provocador” que articulará as questões iniciais e conduzirá a discussão.


Serão quatro grupos temáticos que terão a função comum de problematizar a reverberação de cada tópico na produção da pesquisa na universidade. Ao fim do I Encontro, teremos um espaço de encerramento destinado ao compartilhamento geral das questões debatidas nos quatro GT’s


Os temas dos grupos de trabalho serão:

- Psicanálise e Clínica

- Psicanálise e Política

- Psicanálise e Extensão

- Psicanálise e Transmissão


Os provocadores ainda não estão confirmados.







Comunicação IP - Serviço de Apoio Institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, sala 26 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Telefone: 011 3091-4178 - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.