I Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IPUSP - 12 e 13/11/2012 Imprimir E-mail
Ins

Encerradas as inscrições e submissão de trabalhos

Segunda-feira (12/11):

• 18h – Comunicação dos GTs, seguido de debate
aaa seminario_psicanalise
    aaMesa

O objetivo do 1º Encontro de Pesquisas em Psicanálise do IP-USP é criar um espaço de debate entre as diferentes linhas de pesquisa em psicanálise realizadas nos programas de pós-graduação em curso no IP-USP. Constatando a falta de oportunidades efetivas de diálogo entre os pesquisadores que dedicam seus trabalhos a projetos que têm a psicanálise como inspiração epistêmica e metodológica, ou que a tomam como objeto de investigação, propõe-se a abertura de um espaço coletivo de interlocução sobre as ideias desenvolvidas no Instituo de Psicologia.

Primando pelo ideal de troca de um ambiente universitário, buscamos realizar um evento que tome sua própria produção em psicanálise em questão. Que psicanálises fazemos aqui?

A contribuição dos trabalhos realizados no IP-USP à psicanálise, como se sabe, não se restringe necessariamente ao desenvolvimento de uma tese ou de uma dissertação produzida ao fim do curso de pós-graduação. Assim, salientamos que a ênfase recairá sobre o que se constrói ao longo do percurso pela universidade, sendo ou não o tema central de sua pesquisa principal.

Convidamos todos os participantes a integrar os Grupos de Trabalho temáticos que, ao fim do Encontro, farão uma apresentação das problemáticas levantadas sobre a produção acadêmica em psicanálise no IP-USP, em cada um dos eixos.

Reiteramos que a abertura ao debate faz ser desnecessária a existência de um comitê científico para a avaliação dos trabalhos.

Atenciosamente,
A comissão organizadora.

s-Reondas e GT’s

Mesas-Redondas

O dispositivo das mesas-redondas será composto por dois ou três pós-graduandos participantes do I Encontro e por um debatedor, um docente convidado, que dará início à discussão posteriormente aberta ao público.

A proposta visa um debate franco sobre os trabalhos apresentados, valorizando o diálogo na esfera acadêmica.

Grupos de Trabalho

Os GT’s funcionarão ao fim de cada dia do Encontro contando, além dos participantes, com docentes dispostos a integrar o debate e por um “provocador” que articulará as questões iniciais e conduzirá a discussão.

Serão quatro grupos temáticos que terão a função comum de problematizar a reverberação de cada tópico na produção da pesquisa na universidade. Ao fim do I Encontro, teremos um espaço de encerramento destinado ao compartilhamento geral das questões debatidas nos quatro GT’s

Os temas dos grupos de trabalho serão:

- Psicanálise e Clínica

- Psicanálise e Política

- Psicanálise e Extensão

- Psicanálise e Transmissão

Os provocadores ainda não estão confirmados.

Comunicação IP - Serviço de Apoio Institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, sala 26 - Cidade Universitária - São Paulo, SP